Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

820 - Um anjo na vida dos idosos em Espinosa

A dificuldade de locomoção, os problemas de saúde, as dores pelo corpo e a solidão são apenas algumas das muitas situações complicadas que os idosos tem que enfrentar diariamente. Depois de uma vida inteira de dedicação ao trabalho e à família, muitos dos nossos velhos chegam a esta difícil fase da vida necessitando de cuidados especiais e de muito carinho e compreensão dos familiares, o que infelizmente nem sempre acontece.
Pode-se perceber em muitas famílias, o abandono e o desrespeito para com os mais velhos, até com os próprios pais, em uma demonstração medonha de individualismo e ingratidão por quem por tanto tempo lhe dispensou todo o cuidado e proteção.
Mas graças a Deus existem os abençoados, aqueles seres benditos que cuidam dos seus pais e parentes idosos com o maior amor e carinho. Conheço muitos deles. Mas uma pessoa em especial é para mim um exemplo a ser seguido. Trata-se de um grande amigo meu que por sinal também é meu primo: Alvacy de Freitas Filho, conhecido como Vasco de Preto.
Eu já tinha ideia do espírito solidário de Vasco no trato com as pessoas, mas essa consciência se confirmou e se ampliou com o meu recente contato com muitas pessoas idosas de Espinosa, que me relataram fatos e situações em que ele sempre demonstrou a sua elogiável atitude no apoio e na ajuda a eles. Particularmente, eu só tenho a agradecer infinitamente todo o carinho e toda a assistência que ele sempre deu à minha falecida mãe, quando preciso. 
O depoimento que mais firmemente comprovou essa louvável qualidade de Vasco, me foi dado por Dona Neusa Rocha, que me disse um dia desses em Espinosa, não conhecer uma pessoa tão carinhosa, prestativa e preocupada em auxiliar os idosos como ele. E assim muitas outras pessoas me confidenciaram relato igual. E isso pode ser facilmente percebido no seu trato com os seus pais. 
Infelizmente as boas ações de pessoas assim não tem muito espaço na mídia e até na sociedade. Assim sendo, não poderia deixar de abrir um pequeno espaço neste nosso blog para homenagear esse ser humano notável, possuidor de um coração imenso e caridoso, sempre disponível a estender a mão e auxiliar os idosos nas suas dificuldades de todo dia. Só nos resta então pedir a Deus que o recompense com muita saúde e felicidade na vida.
Um grande abraço espinosense.
 
 
Para que ninguém se esqueça dos nossos deveres para com os idosos, nunca é demais lembrar da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que instituiu no Brasil o Estatuto do Idoso.
 
 Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
 
Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
 
"É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor."

3 comentários:

Unknown disse...

Obrigada Eustáquio,pela homenagem ao meu pai.
Merecido reconhecimento.
Ele não mede esforços para ajudar quem quer que seja.E o que eu mais admiro nele,é o fato de fazer o bem sem esperar qualquer retribuição por isso.
Obrigada pai,por ser assim.Tenho muito orgulho do senhor.

Sharlene Freitas

danivieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
danivieira disse...

Oi Eustaquio, adorei a homenagem. Vasco é verdadeiramente merecedor dessas palavras. Quem o conhece sabe o tamanho do seu coração e da sua generosidade. Fiquei emocionada e feliz por esse reconhecimento. Um abraço,

Dani