Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 22 de outubro de 2013

802 - Escola Técnica de Espinosa começa a se tornar realidade

Com recursos do Governo Federal oriundos do Programa Brasil Profissionalizado, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Unimontes, o Governo do Estado e a Prefeitura, foi iniciada a construção da Escola Técnica de Educação Profissional de Espinosa, um investimento que deve mudar e muito a possibilidade de acessibilidade dos jovens a uma profissão, o que deve ser bastante comemorado por todos nós, espinosenses. A obra já está em andamento no terreno localizado logo ao lado do Estádio Caldeirão, na Avenida Juraci Antunes Cruz, no Bairro Santa Cláudia.
Os recursos são de aproximadamente 8,6 milhões de reais, com participação do Governo Federal de cerca de R$ 7.991.250,29 através do Ministério da Educação, e do Governo Estadual de cerca de R$ 679.660,13, a quem caberá a administração e gerenciamento da escola, por meio da Secretaria de Estado da Educação. A Unimontes fará a coordenação da construção. À Prefeitura de Espinosa caberá a responsabilidade pelo processo de doação do terreno, da terraplenagem, sondagem e infraestrutura de acesso pavimentado, água e energia elétrica, além da coordenação logística do projeto. 
A implantação desta unidade educacional na cidade faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e objetiva democratizar a educação profissionalizante, expandindo as chances de estudos aos jovens das cidades interioranas. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), entre 2005 e 2012 foram construídas 222 escolas técnicas, e criadas mais de 100 mil vagas de nível médio (técnico) e superior (tecnólogo). Os recursos do programa são do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Até 2014 serão implantadas cerca de 208 novas unidades da rede em todo o país. No norte de Minas também serão agraciadas com unidades da Escola Técnica as cidades de Bocaiúva, Brasília de Minas, Grão Mogol, Janaúba, Manga, Monte Azul e Taiobeiras. Outras 5 cidades mineiras também serão favorecidas: Ibirité, Joaíma, Lagoa Santa, Pompéu e Unaí. 
Os cursos técnicos oferecidos na unidade de Espinosa serão nas áreas de Informática, Edificações (Construção Civil) e Agricultura. O educandário oferecerá à população espinosense 18 espaços educacionais, com 12 salas de aula com capacidade para atender 1.200 alunos e 6 laboratórios básicos mais auditório, biblioteca, refeitório, área de vivência, quadra e 2 grandes laboratórios técnicos. Serão geradas 80 vagas de emprego para servidores de diversas áreas, vinculados ao Governo do Estado de Minas Gerais.
Uma conquista e tanto na área educacional para a nossa cidade. Os resultados positivos certamente aparecerão em breve. Educação é fundamental. 
Um grande abraço espinosense.














Nenhum comentário: