Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

769 - O adeus da velha Kombi

Um dos mais famosos personagens da indústria automobilística brasileira em todos os tempos está deixando a cena depois de 56 anos de bons serviços prestados a milhões de empresas e pessoas por todo o país. A perua Kombi, fabricada desde setembro de 1957 no Brasil pela montadora alemã Volkswagen, terá as suas últimas unidades lançadas com o título de Last Edition (Última Edição). Serão apenas 600 unidades desta edição especial de despedida, todas contendo uma plaquinha numerada, com a cor azul clara na parte inferior e branca no teto e nas colunas das janelas, cortinas nas janelas laterais e traseira, bancos com forração em vinil com faixas brancas e azuis e adesivos com a inscrição "56 anos Kombi Last Edition" nas laterais e na traseira. O motor é o mesmo 1.4 Total Flex. Os pneus contam com a bonita faixa branca, mesma cor das rodas.
Essa versão derradeira e especial será bem mais cara que o valor normal do utilitário tradicional mais vendido no país que custa atualmente R$ 46.740,00. Quem quiser levar para casa esse ícone da indústria automotiva brasileira terá que desembolsar R$ 85.000,00.
Uma curiosidade que descobri ao pesquisar na Internet foi que  o nome Kombi é uma abreviação, adotada no Brasil, para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que em português significa “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”. Aprendi mais uma.
Por não ter condições técnicas na estrutura para receber airbags e freios ABS, itens de segurança que a partir de janeiro de 2014 serão obrigatórios em todos os veículos brasileiros zero quilômetro, a Kombi terá que encerrar a sua longa e importante história de vida. Vai deixar saudades.
Um grande abraço espinosense.








 

Nenhum comentário: