Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 29 de maio de 2013

724 - Amanhecer em Espinosa...

O Sol já amanhece escaldante no imponente céu azul da cidade de Espinosa, no belíssimo espetáculo diário da Natureza. É a vida que renasce dia após dia, na intrincada engrenagem montada por Deus. Se a chuva insiste em não cair em grande quantidade neste nosso solo rico e fecundo, em contrapartida o astro-rei jamais nos abandona, mesmo que nos sufocando no cotidiano, torrando nossos miolos já carentes de neurônios e causando alguns inconvenientes como a seca inclemente que nos assola sempre. Mas a sua chegada, toda manhã, tem que ser bastante comemorada e exaltada, pois é a prova da continuação da vida.

Pra Que Chorar
Vinícius de Moraes e Baden Powell

Pra que chorar
Se o sol já vai raiar
Se o dia vai amanhecer
Pra que sofrer
Se a lua vai nascer
É só o sol se pôr
Pra que chorar
Se existe amor
A questão é só de dar
A questão é só de dor
Quem não chorou
Quem não se lastimou
Não pode nunca mais dizer
Pra que chorar
Pra que sofrer
Se há sempre um novo amor
Em cada novo amanhecer


Um grande abraço espinosense.












segunda-feira, 27 de maio de 2013

723 - Uma overdose de futebol

Tenho consciência de que nesses últimos dias o futebol tem tomado grande parte do espaço aqui do nosso blog. Talvez essa overdose de futebol tenha desagradado alguns de vocês, fiéis visitantes deste nosso espaço democrático, mas não há como fugir da tamanha exposição do esporte mais amado do país na mídia ultimamente. São muitos e relevantes os acontecimentos recentes no futebol. 
Vejam só, nos últimos dias aconteceram as finais dos campeonatos estaduais, a convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações, o anúncio do encerramento da carreira do inglês David Beckham, as decisões dos mata-matas da Copa Libertadores, o início da disputa do Campeonato Brasileiro de 2013, a despedida de Neymar que agora vai se juntar à Lionel Messi no Barcelona e a sensacional final alemã da Liga dos Campeões em Londres. É muito assunto importante em um curto espaço de tempo.
Vamos falar um pouquinho de cada um deles. 
  • Falta pouco para a disputa da Copa das Confederações e o que se vê na nossa seleção é um amontoado de excelentes jogadores, mas longe de formar um time competitivo e poderoso, como gostaríamos de ver. Mas o futebol sempre nos surpreende e quem sabe o pessoal não começa a jogar bem e ganha o torneio? Vamos esperar.  
  • Os campeonatos estaduais já fazem parte do passado. Agora a competição é de outro nível, bem mais difícil e complicado. Muitas equipes que vencem os seus campeonatos regionais se enganam ao entender que o time está pronto para disputar o Brasileirão, mas quase sempre se afundam na competição. A diferença de qualidade dos adversários é infinitamente maior e se não se reforçar adequadamente, o caminho pode ser o rebaixamento à segunda divisão. O Cruzeiro deu mais uma demonstração de que vai brigar pelas primeiras colocações, ao golear impiedosamente o Goiás, com muita competência. O Atlético, desfalcado e nitidamente cansado, não suportou a pressão do Coritiba e estreou muito mal na disputa, perdendo o primeiro jogo do campeonato com duas falhas infantis da defesa, uma delas no minuto final. Mas é só o início e muita coisa ainda vai acontecer no Brasileirão. Ainda dá tempo para se recuperar.  
  • A final da Liga dos Campeões mais uma vez mostrou ao mundo a incrível capacidade de organização da UEFA, que faz da decisão da competição um espetáculo grandioso e prazeroso de se assistir. E venceu o melhor time, o poderoso esquadrão do Bayern de Munique, uma das potências atuais do futebol mundial.
  • O anúncio da despedida de Beckham dos gramados surpreendeu a muitos, já que ele havia chegado há pouco tempo no Paris Saint-Germain e parecia querer jogar mais uma temporada. Beckham, se não foi um craque excepcional, atuou em alto nível em grandes equipes do mundo, até na seleção do seu país, e encerra a carreira deixando um exemplo de dedicação, humildade, integridade e respeito, fato demonstrado pela admiração que conquistou de colegas de profissão e da imprensa.
  • Finalmente a decisão da saída de Neymar para o Barcelona se concretizou. Como apaixonado por futebol de alta qualidade, já estou imaginando as jogadas mágicas e maravilhosas de Neymar ao lado de Messi, Xavi e Iniesta. Certamente, o Barcelona estará ainda mais forte para mais grandes conquistas, e o Neymar estará mais próximo de se tornar o melhor jogador do mundo.
  • Para encerrar, a próxima quinta-feira será de mais uma decisão para o time do Atlético na Libertadores. Depois de conquistar um empate heroico no minuto final da partida disputada no México contra o Tijuana, o Atlético tem todas as condições de superar o bom time mexicano no Independência e conquistar uma classificação inédita para as semifinais da Copa Libertadores. Mas para que isso aconteça sem traumas, o time precisa melhorar o seu desempenho. Nas últimas partidas, o Atlético, principalmente no primeiro tempo, tem atuado de maneira sonolenta e apática, sem demonstrar aquele futebol empolgante que encantou a torcida e a imprensa brasileiras. Alguns jogadores caíram de produção, casos de Marcos Rocha, Réver e Bernard, coincidentemente os três convocados para a Seleção Brasileira. Não sei se há alguma relação nisso, mas talvez o temor de uma contusão possa estar prejudicando os seus desempenhos em campo. Tardelli, ao contrário, a cada dia melhora a performance e hoje é, indubitavelmente, o melhor jogador da equipe. Neste sistema de disputa em jogos de eliminação, não se pode vacilar. O Atlético tem que entrar focado no jogo, desde o apito inicial até o derradeiro lance do jogo. Não se pode dar chances ao adversário, pois um empate por 2 gols leva a decisão para os pênaltis e um empate por três gols ou mais e uma derrota por qualquer placar nos tira inapelavelmente da competição. O futebol é traiçoeiro e a história nos mostra que times inferiores já derrubaram gigantes que já se achavam vitoriosos com antecedência. Portanto, humildade, dedicação, determinação, obediência tática e aproveitamento das oportunidades de gol são fatores indispensáveis para que o time continue firme na caminhada para a conquista do título de campeão da América.

Um grande abraço espinosense.        
     

722 - A busca de novos talentos nas escolas do país

Uma excelente iniciativa do governo brasileiro vem finalmente implantar um programa de incentivo à prática esportiva nas escolas, democratizando o acesso ao esporte e podendo resultar na descoberta de inúmeros talentos em todos os recantos deste nosso imenso país. Trata-se do Programa de Formação Esportiva Escolar que funcionará em torno de duas grandes ações básicas: os Jogos Escolares, que possibilitarão a identificação de novos talentos escolares e os Núcleos de Esporte Escolar, que acolherão os talentos identificados para o treinamento e desenvolvimento esportivo. Neste ano o programa trabalhará com a modalidade do Atletismo, com provas de velocidade, resistência e salto em distância.
A ação Jogos Escolares é composta por quatro fases: escolar, municipal, regional, estadual e nacional. Nesta ordem, cada fase é classificatória para a fase posterior. Serão selecionados os melhores atletas de cada fase para participar das fases posteriores.
No caso específico da fase escolar, serão classificados os 3 (três) melhores atletas escolares, por faixa etária, gênero e prova, para participar da fase municipal regional.
A fase escolar é o grande desafio do Programa, pois nela existe a expectativa da participação de 5 (cinco) milhões de estudantes entre 12 e 17 anos de idade.
O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.


Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. São elas:

a) Fase escolar: Realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação;
b) Fase municipal–regional: Realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual;
c) Fase estadual: Realizada pelo governo estadual;
d) Fase nacional: Realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude, a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e novembro de 2013 (para estudantes de 15 a 17 anos).
A participação das escolas (federais, estaduais, municipais e privadas) no programa depende, primeiramente, da adesão obrigatória da Secretaria Estadual de Educação e das Secretarias Municipais de Educação.

Etapa Escolar: Realização das provas até 09/06/2013 e inserção dos resultados até 10/06/2013 às 23h59.
O número máximo de classificados para a Fase Municipal–Regional seguirá a seguinte regra:
•  Censo da Escola em 2012 maior ou igual a 180 alunos entre 12 e 17 anos: inscreverá até 36 alunos (3 por prova) classificados para a etapa seguinte;
•  Censo da Escola em 2012 menor que 180 alunos, mas maior ou igual a 100 alunos: inscreverá até 24 alunos (2 por prova) classificados para a etapa seguinte;
•  Censo da Escola em 2012 menor que 100 alunos: inscreverá até 12 alunos (1 por prova) classificados para a etapa seguinte. 

Etapa Municipal–Regional: Realização das provas de 15/06 até 30/07/2013 e inserção dos resultados até 31/07/2013 às 23h59.
• Cada município de mais de 100 mil habitantes: classifica até 36 alunos, 3 (três) em cada prova, faixa etária e gênero para a etapa estadual;
• Cada região indicada pelo Estado/Distrito Federal: classifica até 36 alunos, 3 (três) em cada prova, faixa etária e gênero para a etapa estadual.

Etapa Estadual:
Faixa Etária de 12 a 14 anos: Realização das provas de 01/08 até 15/08/2013 e inserção dos resultados até 20/08/2013 às 23h59.
Faixa Etária de 15 a 17 anos: Realização das provas de 01/08 até 30/09/2013 e inserção dos resultados até 02/10/2013 às 23h59.
• Cada Estado e o Distrito Federal classificam 24 alunos, 2 (dois) em cada prova, faixa etária e gênero para os Jogos Escolares da Juventude (etapa Nacional), realizado pelo COB, com até 648 classificados.
Etapa Nacional: Serão os Jogos Escolares da Juventude realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Faixa etária de 12 a 14 anos: de 5 a 14 de Setembro de 2013, em Natal (RN).
Faixa etária de 15 a 17 anos: de 7 a 16 de Novembro de 2013, em Belém (PA).

Espero que todas as escolas de Espinosa participem deste ótimo projeto para que os nossos jovens estudantes aprendam a praticar esporte, descubram as suas potencialidades e consequentemente se afastem das coisas negativas da vida, como o consumo de álcool e de entorpecentes.  
Um grande abraço espinosense.

domingo, 26 de maio de 2013

721 - Confraternização na AABB

Nada como uma partida de futebol society para reunir os amigos e promover uma confraternização em um final de semana. Foi isso que aconteceu na manhã deste sábado na Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, reunindo os funcionários do Banco do Brasil e os vigilantes que lá trabalham. Mesmo com a ausência de alguns jogadores que haviam confirmado presença, a brincadeira foi bastante animada e terminou com uma goleada histórica dos vigilantes sobre o pessoal do BB: 10 x 1. Neste confronto fui o árbitro, já que uma distensão muscular aguda na panturrilha direita não me deixou participar e deve me deixar afastado das atividades físicas por um bom período.
Foi um massacre o que se viu no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo. A equipe do Banco do Brasil foi presa fácil para o poderoso time dos vigilantes que tinha como destaques os meio-campistas Neném, Altair, Ânderson e Valmir, que não tomaram conhecimento do adversário e encheu de gols a meta defendida pelo goleiro Gustavo, que jogara "emprestado" para nós. Na incrível goleada, Neném marcou quatro gols, Juquinha outros dois e Valmir, Ânderson, Tadeu e Altair completaram o elástico placar.
A equipe dos Vigilantes jogou e venceu de forma brilhante com Marquinhos, Valmir, Celso, Pedrão (Juquinha), Tadeu (Rogério), Ânderson, Neném e Altair.
A equipe dos funcionários do Banco do Brasil perdeu de forma humilhante com Gustavo, Júnior, Marcos (Washington), Ismael, Élcio, Rafael, Neto (Mauro) e Odilon (Wayner).
Logo após a partida, a turma toda se reuniu em um quiosque do clube para tomar uma cerveja gelada, saborear o churrasco preparado por André e discutir sobre futebol em clima de alegria, paz e harmonia.
Um grande abraço espinosense.



720 - Vitória vermelha na Champions League

Um belíssimo estádio repleto de história, um gramado espetacular, uma organização impecável, uma plateia gigantesca dividida em amarelo e vermelho, uma festa magnífica e dois gigantes do futebol alemão em busca do maior título do futebol do velho continente. Foi o que se viu neste sábado no imponente Estádio de Wembley, na decisão da cobiçada taça da UEFA Champions League. E deu Bayern, como era esperado.
A cerimônia de abertura, com a participação de cerca de trezentos atores na encenação de uma batalha medieval, já antecipava a beleza do espetáculo do futebol que viria logo em seguida. Depois da entrada em campo dos árbitros e dos jogadores, acompanhados de muitas crianças, foi iniciado o confronto que atraía a atenção de milhares de torcedores presentes no estádio bem como de milhões de apaixonados por futebol em todo o mundo.
Logo que o árbitro italiano Nicola Rizzoli autorizou o início da partida, o Borussia Dortmund já demonstrava a sua estratégia para tentar a vitória, com uma marcação forte na saída de bola do Bayern de Munique. Até os 25 minutos, quando o Bayern criou a sua primeira chance de gol, o Borussia esteve bem superior, com algumas oportunidades de marcar. Mas logo em seguida, o Bayern começou a controlar melhor a partida e passou a criar as melhores chances de abrir o marcador, mas todas elas paravam no excelente goleiro Weidenfeller, que fez defesas espetaculares, evitando o balançar das suas redes no primeiro tempo. O jogo era bastante disputado, com muita qualidade técnica de ambos os times. Até que o placar foi alterado com um gol de Mario Mandzukic, aos 15 minutos do segundo tempo, escorando a bola para o gol depois de um toque da linha de fundo realizado por Arjen Robben, após passe especial de Franck Ribéry. A torcida bávara foi ao delírio. Mas aos 22 minutos, quem comemorou enlouquecidamente foi a parte amarela do estádio, com um gol de pênalti cobrado com maestria por Gundogan, após uma bobeira do zagueiro brasileiro Dante. Estava tudo igual novamente. 
E o jogo continuou disputado com extrema dedicação e competência pelos jogadores, principalmente os dois goleiros que protagonizavam uma participação exuberante, com defesas excepcionais. Mas o Bayern era mais capacitado e portanto, favorito, e não demorou a demonstrar a sua superioridade. Aos 44 minutos, depois de um leve toque de calcanhar de Ribéry, um dos maiores destaques da partida, Robben entrou livre e só teve o trabalho de desviar levemente a bola do ótimo arqueiro Weidenfeller e fazer a torcida vermelha sacudir alucinadamente as instalações de Wembley com o segundo gol da forte equipe de Munique. Já não havia tempo para a reação do Borussia, mesmo com toda a raça e valentia dos seus atletas. Assim, deu a lógica: Bayern, campeão pela quinta vez da UEFA Champions League, igualando-se ao Milan e ao Liverpool em número de conquistas.
O encerramento desse verdadeiro espetáculo do futebol teve a tradicional entrega das medalhas e da taça nas tribunas do estádio, para delírio dos torcedores do Bayern ali presentes. Mas outra imagem bela e emocionante se deu com a torcida do Borussia aplaudindo e reconhecendo o esforço da sua equipe na partida final e também pela excelente campanha realizada na competição mais difícil da Europa.
Espero que atitudes como essa se tornem mais corriqueiras no futebol brasileiro, como recentemente ocorreu na Copa Libertadores, quando a torcida do Corinthians deu uma demonstração linda e emocionante de amor ao clube, ao aplaudir os seus jogadores depois da eliminação do time pelo Boca Juniors da Argentina. A torcida atleticana também já fez coisa semelhante em um passado recente. É preciso que os torcedores revejam as suas convicções e entendam que apenas uma equipe vai ser campeã e que as que chegam entre as primeiras colocações merecem todo o reconhecimento da torcida pelo bom trabalho realizado.

Resumo da grande final:
Bayern: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Dante, Jerome Boateng, David Alaba; Javier Martinez, Bastian Schweinsteiger, Arjen Robben, Thomas Müller, Franck Ribéry (Luiz Gustavo) e Mario Mandzukic (Mario Gomez).
Treinador: Jupp Heynckes 

Borussia: Roman Weidenfeller, Lukasz Piszczek, Neven Subotic, Mats Hummels, Marcel Schmelzer; Ilkay Gündogan, Sven Bender (Nuri Sahin), Jakub Blaszczykowski (Julian Schieber), Marco Reus, Kevin Großkreutz e Robert Lewandowski.
Treinador: Jurgen Klopp
Gols: 1 x 0 (Mandzukic, 15m 2°), 1 x 1 (Gündogan, 22m 2°), 2 x 1 (Robben, 44m 2°)

Um grande abraço espinosense.               

sexta-feira, 24 de maio de 2013

719 - Duelo alemão na final da Champions League

20h45 do sábado (15h45 no Brasil), dia 25 de maio de 2013, Estádio de Wembley, palco de uma das mais esperadas decisões do futebol mundial entre os gigantes alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund, que irão lutar pela conquista da cobiçada taça da UEFA Champions League 2013.
Para chegar à final inédita entre dois times alemães, o Bayern, do treinador Jupp Heynckes, passou pelo melhor time do mundo nas semifinais, o Barcelona, com duas vitórias incontestáveis (4 x 0 e 0 x 3). O Borussia Dortmund, do técnico Jürgen Klopp, também eliminou outro gigante, o Real Madrid, com uma expressiva vitória em casa por 4 x 1 e uma derrota fora por 2 x 0. Os dois clubes já disputaram 100 jogos oficiais, com 45 vitórias do Bayern, 26 do Dortmund e 29 empates.
Uma curiosidade é que ambos os times foram campeões mundiais vencendo o Cruzeiro de Belo Horizonte nas finais dos Mundiais de 1977 (o Bayern) e de 1997 (o Borussia).
Esta é a quarta final da UEFA Champions League entre equipes do mesmo país. Nas três ocasiões anteriores o Real Madrid bateu o Valencia em 2000, O Milan venceu a Juventus em 2003 e o Manchester United derrotou ao Chelsea em 2008.

Fußball-Club Bayern München (Bayern de Munique)
Ano de fundação: 1900
Jogador com mais partidas disputadas na história do clube: Sepp Maier (623 jogos)
Maior goleador: Gerd Müller (525 gols)
Maior goleada aplicada: Bayern 11 x 1 Borussia Dortmund (Bundesliga, 27-11-1971)
Maior goleada sofrida: Schalke 04 7 x 0 Bayern (Bundesliga, 9-10-1976)
Conquistas da Champions League: 4 (1973-1974) (1974-1975) (1975-1976) (2000-2001)
Participações na Champions League: 29
Jogador com mais participações nas competições da UEFA: Oliver Kahn (132 jogos)
Artilheiro nas competições da UEFA: Gerd Müller (62 gols)

Ballspielverein Borussia 09 e.V. Dortmund (Borussia Dortmund)
Ano de fundação: 1909
Jogador com mais partidas disputadas na história do clube: Michael Zorc (463 jogos)
Maior goleador: Alfred Preissler (168 gols)
Maior goleada aplicada: Borussia Dortmund 11 x 1 DSC Arminia Bielefeld (Bundesliga, 6-11-1982)
Maior goleada sofrida: Borussia Mönchengladbach 12 x 0 Borussia Dortmund (Bundesliga, 29-04-1978)
Conquistas da Champions League: 1 (1996-1997)
Participações na Champions League: 12
Jogador com mais participações nas competições da UEFA: Stefan Reuter (86 jogos)
Artilheiro nas competições da UEFA: Stéphane Chapuisat (16 gols)
Certamente será uma partida emocionante, com uma organização impecável da UEFA, como sempre. Não tenho favorito, só quero presenciar um jogo de grande qualidade técnica, com muitos gols e jogadas geniais dos muitos craques que estarão em campo. Que o melhor vença!
Um grande abraço espinosense.

718 - Vai começar o espetáculo!

Vai ser dada a largada para mais uma eletrizante disputa do melhor e mais importante campeonato de futebol do país, que desde 2003 funciona em sistema de pontos corridos. O Brasileirão, como também é conhecido, terá início neste sábado, dia 25 de maio, às 18h30, com duas partidas: Vasco x Portuguesa no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e Vitória x Internacional na Arena Fonte Nova, em Salvador. Às 21 horas, o Corinthians recebe, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo, o time carioca do Botafogo. No domingo, dia 26 de maio, haverão outras sete partidas conforme abaixo:
Grêmio x Náutico - Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul;
Ponte Preta x São Paulo -  Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas;
Criciúma x Bahia - Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma;
Santos x Flamengo - Estádio Nacional, em Brasília;
Fluminense x Atlético-PR - Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé;
Cruzeiro x Goiás -  Estádio Raimundo Sampaio (Independência), em Belo Horizonte;
Coritiba x Atlético-MG - Estádio Major Antônio do Couto Pereira, em Curitiba.

Como sempre acontece no início do campeonato, os torcedores e a imprensa fazem as suas projeções sobre quem serão os rebaixados, os classificados para a disputa da Copa Libertadores e o time que levantará a taça de campeão brasileiro. Nem sempre aqueles times listados acabam nas posições determinadas, quase sempre ocorrendo grandes surpresas. 
Mas uma observação mais apurada na condição técnica e financeira das equipes, dá para se fazer uma avaliação do que poderá acontecer na disputa. Pela minha visão, irão lutar contra o rebaixamento as equipes do Bahia, Criciúma, Atlético-PR, Náutico, Portuguesa, Flamengo e Vasco. Nas posições intermediárias, ficarão as equipes do Vitória, Botafogo, Coritiba, Fluminense, Goiás, Internacional, Ponte Preta, Santos e São Paulo. Na disputa do título estarão Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Atlético. É só palpite, sem a menor intenção de fazer previsões mediúnicas. Só o tempo dirá se eu tenho ou não razão.

Confira alguns números dos últimos campeonatos disputados em sistema de pontos corridos:
Ano     Jogos    Gols      Campeão         Vice                   Artilheiro
2003   552       1593     Cruzeiro           Santos                Dimba - Goiás (31 gols)                  
2004   552       1536     Santos              Atlético-PR        Washington - Atlético-PR (34 gols)                      
2005   462       1448     Corinthians        Internacional       Romário - Vasco (24 gols) 
2006   380       1030     São Paulo         Internacional       Souza - Goiás (17 gols)
2007   380       1047     São Paulo         Santos                Josiel - Paraná (20 gols)
2008   380       1035     São Paulo         Grêmio               Keirrison - Coritiba, Kléber Pereira - Santos e
                                                                                       Washington - Fluminense (21 gols)
2009   380       1094     Flamengo          Internacional      Tardelli - Atlético e Adriano - Flamengo (19 gols) 
2010   380         978     Fluminense        Cruzeiro            Jonas - Grêmio (23 gols)
2011   380       1017     Corinthians        Vasco                Borges - Santos (23 gols)
2012   380         940     Fluminense        Atlético-MG      Fred - Fluminense (20 gols)   

De 1971 a 2012 foram 42 edições, 15.632 jogos e 38.909 gols, com média de 2,49 por jogo.
Os maiores campeões são o São Paulo (6 títulos), o Flamengo e o Corinthians (5 títulos) e o Vasco e o Palmeiras (4 títulos).
O São Paulo é o clube que mais marcou gols na história do Brasileirão com 1.764, enquanto o Cruzeiro é o que mais levou gols, com 1.295.
O São Paulo é o clube que mais venceu partidas, com 520 vitórias.
O Flamengo é o clube que mais jogou, com 1.176 partidas disputadas.
São alguns números dessa competição sensacional que começa amanhã e que por oito meses atrairá a atenção de milhões de brasileiros apaixonados por futebol.
Um grande abraço espinosense.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

717 - Encontros políticos em Espinosa

Estas fotografias me foram cedidas há algum tempo por Júnior Alberto, a quem mais uma vez agradeço a gentileza, e mostram alguns momentos de encontros sociais e políticos em Espinosa, sem contudo se precisar a data nem o motivo.
A primeira fotografia, pode-se perceber pela porta ao fundo, foi tirada na frente da Igreja Matriz de São Sebastião e tem a presença de Alberto Cruz e de um padre, talvez o Padre Puche, não sei.
Na segunda, nota-se claramente se tratar da visita política do então governador do estado de Minas Gerais, Aureliano Chaves, recebido pelo prefeito Rodolfo Caldeira da Cruz, por Paulo Caldeira Campos Cruz e por Serafim Rodrigues Muniz, todos eles já falecidos. É um pouquinho da história da cidade de Espinosa.
Um grande abraço espinosense.



716 - Encontros Memoráveis da Música: Bob Dylan e Bruce Springsteen

Um encontro de dois grandes astros da música mundial: o gênio Bob Dylan e um roqueiro possuidor de uma das mais belas vozes do cenário da música mundial, Bruce Springsteen. Vale a pena curtir o vídeo,  primeiro com a interpretação solo de Bob Dylan do seu clássico "All Along the Wachtower" e logo depois a performance espetacular dos dois cantando juntos a música "Forever Young".
Um grande abraço espinosense.

715 - Eugène de Blaas e suas belas pinturas

O grande artista Eugène de Blaas, também conhecido como Eugenio de Blaas ou Eugen von Blaas, nasceu em 24 de julho de 1843,  na aldeia italiana de Albano, próximo a Roma, de pais austríacos. Sua carreira foi enriquecida pela sua origem, uma família talentosa artisticamente. Seu pai, Karl von Blaas (1815-1894), foi um dos retratistas mais notáveis ​​da sociedade romana.  Seu irmão, Julius, também foi pintor de renome.
De Blaas se estabeleceu como o principal pintor de retratos de mulheres e de cenas românticas do cotidiano do povo veneziano, com toda a sua apurada técnica. São lindas as suas pinturas de mulheres esfuziantes ao lado de pescadores e gondoleiros da cidade de Veneza.
Depois de uma brilhante carreira e de ter as suas obras exibidas por toda a Europa, Eugene de Blaas morreu no dia 10 de  fevereiro, na cidade italiana de Veneza, em 1932.
A sua obra belíssima encanta a alma e os olhos de quem tem o privilégio de conhecê-la.
Um grande abraço espinosense.













domingo, 19 de maio de 2013

714 - O Atlético é bicampeão mineiro

A expectativa era de uma partida sensacional e emocionante, como sempre acontece nas batalhas entre os eternos rivais Cruzeiro e Atlético, mas essa última partida da decisão do Campeonato Mineiro de 2013 surpreendeu até aos mais incrédulos. Com uma vantagem de poder ser derrotado por até dois gols de diferença neste domingo, já que tinha vencido o primeiro jogo, no Independência, por 3 x 0, o Atlético entrou em campo confiante na conquista do título mineiro. Mas o que se viu, desde os momentos iniciais do primeiro tempo, foi o time celeste bem mais aguerrido, melhor posicionado em campo e com muito mais determinação em busca do gol do que o adversário. Até os 10 minutos, uma chance para cada lado. Uma com Borges, para o Cruzeiro, e outra com Bernard, para o Atlético. Aos 17 minutos, Dagoberto escapa pela esquerda, entra na área e é inocentemente derrubado por Gilberto Silva. Ele mesmo bate e abre o marcador para o Cruzeiro. O Atlético parecia estar treinando, tamanha era a falta de aplicação de alguns jogadores na marcação. O time alvinegro parecia ter esquecido na Cidade do Galo o grande futebol que vinha apresentando ultimamente. E o Cruzeiro continuava melhor, tocando rápido e criando muitas chances de gol, até que em outra jogada infantil dentro da área, o estabanado Richarlyson chuta a perna de Borges e comete outro pênalti. Novamente, Dagoberto cobra com categoria e marca o segundo gol do Cruzeiro, enlouquecendo os mais de 40 mil cruzeirenses presentes no Mineirão, que acreditavam ainda na possibilidade da conquista do título. E assim terminou a primeira etapa.
O segundo tempo da decisão continuou com os ingredientes de sempre, nervos à flor da pele, clima de guerra, emoções extraordinárias, disputa acirrada, lances polêmicos, nada disso podia ter ficado de fora de mais uma decisão envolvendo os arquirrivais Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro. Depois de uma arrumada no posicionamento do time processada no intervalo pelo técnico Cuca, o Atlético voltou melhor no segundo tempo, equilibrando mais a partida. E as chances de gol aumentaram dos dois lados, não concretizados, na maioria das vezes, pela estupenda qualidade dos dois goleiros, que estavam em uma tarde inspirada. Para acalmar um pouco a tensa torcida atleticana, mais um pênalti no jogo. Luan penetra na área em velocidade e é derrubado. Ronaldinho Gaúcho cobra com imensa categoria e diminui a euforia da torcida cruzeirense. Ali já parecia impossível a reversão do resultado.
O árbitro Leandro Pedro Vuaden finalmente apitou pela vez derradeira e colocou um ponto final na disputa do Campeonato Mineiro com a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético por 2 x 1, resultado insuficiente para o Cruzeiro. O Atlético conquistou o bicampeonato mineiro e levantou a taça ao lado dos pouco mais de 6 mil atleticanos presentes no estádio. A hora é de sair às ruas da cidade para extravasar a alegria incontida no peito e festejar mais uma conquista heróica. E claro, em completa paz!
Um grande abraço espinosense.