Um vídeo postado no You Tube faz uma comparação entre os craques do futebol Lionel Messi e Neymar Júnior. Entretanto, no vídeo, não se comparam as qualidades, habilidades e talento de dois grandes expoentes da arte de jogar futebol no mundo, mas como eles se comportam em campo nos lances em que são constantemente incomodados pela fortíssima marcação adversária. O que faz a diferença é a vontade clara de Messi em prosseguir nas jogadas, mesmo sofrendo faltas dos jogadores adversários. Neymar, ao contrário, em muitas e muitas jogadas, prefere o lamentável recurso de se jogar, simulando a ocorrência de faltas nem sempre reais, o que lhe custou por muitas vezes a pecha de "cai-cai".
Este por sinal, é um dos piores males atualmente no futebol brasileiro: a tentativa corriqueira de alguns atletas de tentar ludibriar os árbitros para conseguir marcações de faltas e penalidades máximas, não existentes, a seu favor. Entre tantos exemplos por aí, está o atacante do Atlético Mineiro, Neto Berola, que irrita a torcida com as suas tentativas habituais de enganar a arbitragem, se jogando cinematograficamente no gramado a cada encontro com os zagueiros adversários, na imensa maioria das vezes sem sucesso e por muitas vezes recebendo advertência com o cartão amarelo, prejudicando sobremaneira o próprio time. Ou seja, atitudes lamentáveis e que devem merecer forte reprovação.
É óbvio que os lances mostrados no vídeo são apenas uma seleção do que aconteceu em alguns poucos jogos dos dois jogadores e não retratam totalmente a realidade, mas não há como comparar a seriedade do gênio Messi com a "malandragem" do Neymar. Messi é um exemplo de como se joga futebol, com um talento espetacular e com uma determinação elogiável em tentar sempre a vitória, com ética e respeito às regras do jogo.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário