Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 7 de março de 2013

660 - Essas mulheres guerreiras da Rua da Resina

Em quase todo o mundo, no dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data escolhida para se homenagear as mulheres pelas suas heroicas lutas sociais, econômicas e políticas, ocorridas em vários lugares e momentos da história da civilização.  E como merecem homenagens as mulheres!
São tantas delas importantes na minha vida! A começar por aquela, a mais importante, que concedeu-me a vida, minha mãe Juvercina Tolentino de Freitas, a Dona Zu, que infelizmente não mais está entre nós, mas certamente descansa em paz ao lado do Senhor.
Outra é a minha companheira de tantas batalhas, muitas vencidas, algumas perdidas, mas de muito mais momentos de alegria que tristeza, de ocasiões inesquecíveis de amor e de comoventes emoções (duas delas magníficas, quando nossos filhos chegaram a este mundo), minha esposa Cléa Márcia. E tantas outras mais: minha irmã Joana D´Arc, minhas avós Judith e Joana, minhas tias maravilhosas, as meninas com quem tive relacionamentos e que até hoje merecem todo o meu carinho e respeito, minhas sobrinhas, minhas cunhadas, minhas concunhadas, minha sogra Nininha, minhas amigas e colegas de trabalho, minhas professoras, minhas amigas de escola, de Rua da Resina e da vida.
Mas com toda a importância de todas elas, hoje eu quero homenagear algumas mulheres da Rua da Resina, exemplos supremos de batalhadoras incansáveis na dura edificação das suas famílias e que tem lugar reservado eternamente dentro do meu coração. Minha mãe, Minha avó "Madrinha" Judith, Dona Zulmira, Tia Lia, minha professora Dona Nair Meira, Dona Cida, Dona Noeme, Dona Nininha de Olavo, Dona Madalena, Dona Julinha, Dona Rita e Dona Cassionília, entre outras. Algumas já se encaminharam para o paraíso do Senhor, outras continuam a dura caminhada aqui na Terra, mas todas elas foram vitoriosas na difícil tarefa de gerar e criar os filhos, conduzindo-os ao caminho correto da honestidade e da dignidade. No fundo, todas elas são um pouquinho mães de todos nós da Rua da Resina. Que Deus as proteja!
Um grande abraço espinosense.
Minhas avós Judith (materna) e Joana (paterna)
Minha mãe, Dona Zu, e minha esposa, Cléa Márcia

Minha amada Tia Lia
Dona Noeme

Dona Cida
Dona Nair

Dona Madalena

2 comentários:

JUNIA disse...

Caro amigo Eustáquio,
Foi com grande orgulho que vi as fotos das "mulheres guerreiras da Rua da Resina", em especial a minha mãe Nair Meira. Quero lhe parabenizar por esta homenagem e pela sensibilidade de reconhecer pessoas tão próximas e tão especiais.
Obrigada em nome de todas elas. Você sabe o quanto sou apaixonada pela "nossa" rua e o carinho que tenho por todos aqueles que moram nela. E essas mulheres fazem parte da nossa história.
abraços
Júnia Meira

Nair disse...

EUSTÁQUIO,
OBRIGADA PELA ESPECIAL HOMENAGEM.TENHO MUITA CONSIDERAÇÃO POR VOCÊ E TE ADMIRO MUITO. CONTINUE ASSIM, VALORIZANDO ESTA NOSSA TERRA QUE TANTO AMAMOS.
ABRAÇOS
NAIR MEIRA