Espinosa, meu éden

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sexta-feira, 7 de setembro de 2012

508 - O mundo na arte de Richard Estes

Richard Estes, nascido em 14 de maio de 1932 em Kewanee, Illinois, é um artista americano de destaque por suas pinturas fotorrealistas. As suas pinturas consistem geralmente em imagens das ruas, captadas com seus reflexos e suas formas geométricas. Ele é considerado um dos fundadores do movimento fotorrealista internacional dos anos 1960, ao lado de pintores como Ralph Goings, Chuck Close e Hanson Duane, que criavam pinturas que mais pareciam fotografias.
Ainda jovem, Estes se mudou para Chicago com sua família, onde estudou Belas Artes na Escola do Instituto de Arte de Chicago (1952-1956). Ele frequentemente estudava os trabalhos de pintores realistas como Edgar Degas, Edward Hopper e Eakins Thomas, que estão fortemente representados na coleção daquele Instituto. Depois de terminar seu curso de estudos, Estes se mudou para Nova York e, nos próximos dez anos, trabalhou como artista gráfico para várias editoras de revistas e agências de publicidade em Nova York e na Espanha. Durante este período, ele pintava em seu tempo livre.  
Estes sempre se manteve fiel às fotografias: quando suas pinturas incluíam adesivos, cartazes e vitrines, eles eram desenhados sempre ao inverso, por causa da reflexão. Suas obras raramente incluem areia ou neve à volta dos edifícios, porque acredita que estes pormenores desviam a atenção para longe dos próprios edifícios. As configurações foram sempre feitas durante o dia, nunca à noite, sugerindo manhãs tranquilas de domingo. Estes trabalhos esforçam-se para criar uma sensação tridimensional em uma tela bidimensional. Seu trabalho tem sido considerado usando uma variedade de termos, variando de super-realismo, foco nítido realismo, neorealismo, fotorrealismo ou realismo radical. O termo mais usado é super-realismo. 
A maioria das pinturas de Richard, a partir da década de 1960, são de moradores da cidade engajados em atividades diárias. Começando por volta de 1967, ele começou a pintar fachadas de prédios com janelas de vidro e, mais importante, as imagens refletidas mostradas nestas janelas. As pinturas foram baseadas em fotografias a cores que ele tirava, que aprisionavam a natureza evanescente das reflexões, que mudavam com a iluminação e a hora do dia. Ele evitou usar famosos marcos de Nova York. Suas pinturas mostram pequenos detalhes que são invisíveis a olho nu, dando a profundidade e intensidade de visão que só a transformação artística pode alcançar.  
Ele teve sua grande exposição individual em 1968, na Allan Stone Gallery. Suas obras também foram expostas no Metropolitan Museum of Art, no Whitney Museum e no Museu Solomon R. Guggenheim. 
Fonte: wikipedia.org











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