Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 3 de maio de 2012

415 - O eterno sucesso de Chaves e sua turma

É difícil encontrar alguém por aí que não goste ou pelo menos não tenha uma pequena simpatia pelos personagens da série mexicana "Chaves", apresentada aqui no Brasil pelo canal do SBT, do famoso apresentador Sílvio Santos, e pelo Cartoon Network, na TV paga. O programa, originalmente "El Chavo del Ocho" (O garoto do oito) no México, foi criado e estrelado pelo excelente comediante Roberto Gómez Bolaños e exibida entre 20 de junho de 1971 e 12 de janeiro de 1992.
O enredo gira em torno das aventuras e peraltices do menino órfão Chaves, vividas em uma pequena vila da periferia da capital mexicana ao lado de seus humildes amigos. O humor ingênuo e repleto de bordões e de fina ironia, sem o uso de palavras chulas ou situações de apelação sexual conquistam a todos aqueles que apreciam humor de qualidade. Adultos e crianças são atraídos, indistintamente, pelo carisma dos personagens. 
A história da série começa como um esquete do programa Chespirito, apresentado por Roberto Bolaños, ao lado da atriz María Antonieta de las Nieves, que faz a personagem "Chiquinha". Depois foram sendo adicionados mais personagens ao seriado como a Dona Florinda (Florinda Meza, esposa de Bolaños desde 2004), Seu Madruga (Ramón Valdés, morto em 1988), Professor Girafales (Rubén Aguirre), Quico (Carlos Villagrán), Dona Clotilde (Angelines Fernandez, morta em 1994), Seu Barriga (Edgar Vivar), Nhonho (Edgar Vivar), Godinez (Horácio Gomez Bolaños, morto em 1999), Jaiminho (Raul Padilla, morto em 1994), Dona Neves (María Antonieta de las Nieves), Pópis (Florinda Meza) e Paty (Anna Lilian de la Macorra).
Anteriormente havia sido criado o personagem Chapolin Colorado, também representado por Bolaños, o super-herói fraco e medroso que combate os seus inimigos com muita astúcia e inteligência, portando seu indefectível uniforme vermelho e suas antenas na cabeça, numa clara sátira aos super-heróis americanos.
O criador desses personagens simples, mas geniais, é o grande (apesar dos seus 1,60m de altura apenas) comediante mexicano Roberto Gomez Bolaños que neste ano de 2012, dia 21 de fevereiro, completou seus 83 anos de vida, infelizmente com a saúde bastante debilitada.




Para quem já teve oportunidade de assistir, como não se divertir com esses bordões engraçadíssimos?
"Isso, isso, isso!"
"Tá bom, mas não se irrite!"
"Foi sem querer querendo."
"Ninguém tem paciência comigo..."
"Cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!"
"Não contavam com minha astúcia!"
"Oh! E agora, quem poderá me defender?"
"Suspeitei desde o princípio."
"Sigam-me os bons!"
"Aproveitam-se de minha nobreza!"
"Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha"

O vídeo abaixo mostra, na íntegra, a belíssima e emocionante homenagem feita ao Roberto Gómez Bolaños, O Chespirito, criador dos eternos Chaves e Chapolim.  

Nenhum comentário: