O palco de históricas apresentações do futebol mineiro, brasileiro e mundial está se transformando em um moderníssimo estádio de futebol, com a realização de uma grande reforma para os jogos da Copa do Mundo de 2014 a ser disputada no país. O Mineirão será totalmente remodelado, com as várias exigências da FIFA sendo atendidas. A previsão de término das obras é para o dia 21 de dezembro deste ano, estando liberado já para a Copa das Confederações que acontecerá em 2013. Neste evento serão disputados três jogos e na Copa do Mundo serão outras seis partidas.
O novo estádio terá 64 mil lugares com 100% de visibilidade. Na parte externa, uma esplanada de 80 mil m² está em fase de execução. Será um espaço para a prática de lazer com capacidade para 65 mil pessoas. Atualmente, 1.500 operários trabalham na obra.
O novo Mineirão terá tribuna central com capacidade para 2.867 jornalistas, mil mesas de trabalho equipadas com monitores e telefones, além de 390 lugares para comentaristas. Haverá ainda sala de conferência, área para entrevistas e estúdios de transmissão.
Quando for reinaugurada, a nova arena contará com área de quase 11 mil m² para 80 camarotes, além de um restaurante panorâmico e lounges, 7.000 m² para comércio e estacionamento com 2.521 vagas para carros, sendo 1.534 vagas cobertas e 987 descobertas.
Veja imagens virtuais de como ficará o novo estádio neste link: http://www.novomineirão.gov.br/
Veja imagens virtuais de como ficará o novo estádio neste link: http://www.novomineirão.gov.br/
O Mineirão em obras |
Como ficará o novo estádio mineiro |
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão, o Gigante da Pampulha, é o maior estádio de Minas Gerais. Com um público de 73.201 pessoas, as festividades de inauguração tiveram direito a música, fogos e paraquedistas. Na partida inicial, a Seleção Mineira venceu o River Plate, da Argentina por 1 a 0, gol do jogador Buglê, do Atlético.
Fotografias da construção do estádio Mineirão |
Lembro-me com bastante saudade da primeira vez em que fui ao Mineirão, ainda na década de 1970, ali pelo ano de 1976. Tinha uns 14 anos quando meu irmão Zé me levou para assistir a um Atlético x Cruzeiro. Nunca havia viajado a uma cidade grande e jamais havia visitado um grande estádio de futebol e fiquei maravilhado com toda aquela construção impressionante, com os milhares de torcedores fazendo um barulho infernal, cantando a plenos pulmões os cânticos dos seus times. Lembro-me bem de que no final do jogo, ali pelos 35 minutos do segundo tempo, Zé me chamou para sairmos antes, pois o estádio estava lotado e seria difícil sair dali. Então, quando me levantei para acompanhá-lo, o Galo fez o segundo gol, com o eterno ídolo Reinaldo balançando as redes cruzeirenses (o jogo terminou 2 x 1 para o Galo). Para o meu desespero, a torcida toda se levantou na comemoração e aí eu fiquei perdido no meio daquela multidão, sem saber onde ele estava. Mas para meu alívio, ele logo apareceu entre os torcedores e me levou para a saída. Aquela imagem jamais saiu da minha memória.
Tempos depois, eu sempre reservava uma data nas minhas férias para ir à Belo Horizonte assistir a um jogo do Galo no Campeonato Brasileiro. Nos últimos anos, isso não mais aconteceu. Espero voltar ao novo Mineirão brevemente, para ver de novo o meu Galo em ação e sentir a emoção indescritível de assistir "in loco" a este grande espetáculo do esporte .
Um grande abraço espinosense.
Avenida Afonso Pena em BH |
A vista da Lagoa da Pampulha a partir do Mineirão |
Nenhum comentário:
Postar um comentário