Recebi algumas mensagens de pessoas de Espinosa relatando ações políticas para que o recadastramento biométrico em nossa cidade não fosse realizado. Pesquisei no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e não encontrei nenhuma notificação a esse respeito. Para que o assunto ficasse bem esclarecido, tomei a iniciativa de enviar um e-mail ao TRE-MG solicitando esclarecimentos a respeito desta notícia. A resposta foi positiva, sem contudo relacionar o cancelamento a qualquer pressão política, de acordo com a resposta da assessoria de comunicação do Tribunal.
Isto posto, quero deixar bem clara a minha posição de repúdio a qualquer interferência política contra o recadastramento biométrico em nossa cidade, já que tal atualização e mudança só trará ganhos para a lisura dos processos políticos que estão por vir. A propósito, eu moro atualmente em Montes Claros, mas não abro mão de ter o meu domicílio eleitoral em Espinosa e participar, com o meu humilde voto, da escolha dos administradores que constróem o presente e o futuro da minha querida terra natal. Àqueles que estão na mesma situação que eu, se acontecer o recadastramento futuramente, deverão provar o seu vínculo com o município, através de laços familiares, afetivos e imobiliários.
Publico abaixo, na íntegra, os e-mails enviado e recebido do TRE-MG.
From: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino
To: ascom@tre-mg.gov.brSent: Sunday, December 04, 2011 9:15 AM
Subject: Recadastramento biométrico
Caros senhores, gostaria de saber se o recadastramento biométrico na cidade de Espinosa foi cancelado. Recebi informações de que não mais haverá o recadastramento previsto para se iniciar agora em dezembro, mas não encontrei nenhuma informação no site do TRE-MG. Se positivo, quais os motivos que inviabilizaram essa ação?
Gostaria também de receber informações mais detalhadas sobre a situação de quem reside em outra cidade, mas nasceu, tem família e imóvel residencial em Espinosa.
Antecipadamente, agradeço.
Atenciosamente,
Antônio Eustáquio Freitas Tolentino
De: ascom@tre-mg.gov.br
Para Antônio Eustáquio Freitas Tolentino
Prezado senhor, realmente não haverá revisão com recadastramento biométrico na cidade de Espinosa. Havia uma previsão inicial do TRE para essa realização, que não foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão considerou as dificuldades para execução de recadastramento em municípios com mais de 20 mil eleitores neste momento. Quanto às demais indagações do senhor, acredito que estejam prejudicadas. De qualquer forma, informamos que nas revisões eleitorais é exigido que o eleitor apresente algum vínculo com o município, que pode inclusive ser um imóvel.
Atenciosamente,
Ass. de Comunicação TRE-MG
Um comentário:
Eustáquio,
Já que o TRE justificou não haver condições do recadastramento biométrico devido ao alto custo, pelo menos deveria haver o recadastramento normal, pois se através do processo de correição foram detectadas irregularidades é porque alguma coisa houve ou pode haver novamente. Pela lisura do processo eleitoral RECADASTRAMENTO ELEITORAL JÁ. Correto!
Postar um comentário