Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de junho de 2011

148 - Espinosenses pelo mundo: Amphilóphio Sepúlveda

Mais conhecido como Filó, Amphilóphio Sepúlveda (1891-1971) nasceu em Espinosa, norte de Minas Gerais. Era comerciante, possuía um açougue e um pequeno empório e era conhecido em toda a cidade de São Sebastião do Paraíso por falar com forte sotaque baiano. Gostava de conversar sobre política, pois tinha parentes no ramo em Belo Horizonte. Depois de se aposentar, gostava de passar o tempo escolhendo cereais sentado na porta de casa, onde tomava sol e parava pessoas que vinham a cavalo, charrete e de carro de boi. Ajudava financeiramente a Santa Casa de Paraíso e dizia sempre que havia escolhido o melhor lugar para viver, sentindo-se no “paraíso”. Era casado com Amélia Campos Sepúlveda, com quem formou uma família numerosa de 10 filhos. São eles: Anália Campos Sepúlveda, Aracy Campos Sepúlveda, Antônio Campos Sepúlveda, Anfilófio Campos Sepúlveda, Amador Campos Sepúlveda, Ary Campos Sepúlveda, Adélia Campos Sepúlveda, Alice Sepúlveda de Mello, Abdnor Campos Sepúlveda e Alaor Campos Sepúlveda. Faleceu em São Sebastião do Paraíso no ano de 1971, aos 80 anos.
Fonte: dicionariodasruas.com.br
Sobre este espinosense não tenho maiores informações ou fotografias, infelizmente.

3 comentários:

Anônimo disse...

sabe se esse Antônio Campos Sepúlveda foi casado com Amélia Tolentino da Cruz? se possível responder para danielpinheiro_udi@hotmail.com. Obrigado

Anônimo disse...

muito interessante a sua pesquisa. sou neta deste espinosense. somente uma correção: ao invés de adélia campos sepulveda, o correto é Adelina Campos Sepulveda.
Obrigada,
Aurea Sepulveda

Anônimo disse...

Apenas um erro: Adelina, não Adélia. Minha avó Adelina, que Deus a tenha.