Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 30 de março de 2011

111 - Gigantes em suas áreas de atuação

O DESCANSO DE UM GUERREIRO:
Morreu José Alencar Gomes da Silva. O câncer e a falência de múltiplos órgãos finalmente conseguiram abater o guerreiro José Alencar, um gigante. Ontem à tarde, o corpo clínico do Hospítal Sírio-Libanês comunicou o falecimento, às 14h41, do ex-vice-presidente da República no governo de Luís Inácio Lula da Silva, nos dois mandatos. Ele foi peça fundamental na árdua tarefa política de diminuir a resistência de grande parte da população brasileira, a classe empresarial principalmente, ao nome do ex-operário Lula para presidir o país. José Alencar passou os últimos 13 anos lutando bravamente contra um câncer no estômago, além de outras enfermidades. O que impressionou a todos foi a maneira firme, confiante e bem-humorada com que suportou todas as situações difíceis por que passou, mesmo com a progressão da doença e a grande quantidade de operações a que se submeteu. Ele deixa a marca indelével de um homem extremamente honrado, de bom coração, com uma fé inabalável e uma excepcional vontade de viver. Exemplo de vida para todos nós. Que Deus o receba bem lá em cima.


O RECORDE DE UM CRAQUE:
Rogério Ceni chegou, finalmente, ao seu centésimo gol. E contra o arquirival Corínthians. Fazendo o gol da vitória por 2 x 1, após 4 anos de jejum de vitórias sobre o adversário. E de falta, sua especialidade. E que golaço! Aos  8 minutos do segundo tempo, ele bateu uma falta no ângulo, sem chances para o ótimo goleiro corintiano Júlio César, na Arena Barueri, na tarde deste 27 de março de 2011.
Rogério Mücke Ceni, nascido em Pato Branco (PR) aos 22 de janeiro de 1973, começou a sua carreira jogando pelo time do Sinop, do Mato Grosso. Chegou em 1990 ao São Paulo, onde construiu uma carreira brilhante e vencedora. Venceu 3 edições do Campeonato Brasileiro (2006, 2007 e 2008), 2 Copas Libertadores da América (1993 e 2005), 1 Mundial da Fifa (2005), 1 Copa Conmebol (1994), 3 Campeonatos Paulistas (1998, 2000 e 2005), 1 Torneio Rio-São Paulo (2001), além de outros títulos menos importantes. Pela seleção brasileira, foi campeão da Copa do Mundo em 2002 e campeão da Copa das Confederações em 1997.
Individualmente, os prêmios também são imensamente expressivos:
Bola de Ouro (Placar): 2008
Bola de Prata (Placar): 2000, 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008
Bola de Ouro do Mundial de Clubes da FIFA: 2005
Melhor jogador da final do Mundial de Clubes da FIFA: 2005
Melhor jogador do Campeonato Brasileiro: 2006 e 2007
Melhor goleiro do Campeonato Brasileiro: 2006 e 2007.
E tem mais: no dia 28 de abril de 2010, completou 900 jogos pelo São Paulo Futebol Clube, no empate com o Universitario, na cidade de Lima. É o terceiro jogador que mais vestiu a camisa de um clube na história do futebol mundial, ficando apenas atrás de Roberto Dinamite, que disputou 1065 jogos pelo Vasco e Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1114 partidas.
Além de ser um goleiro seguro e competentíssimo debaixo das traves, com excelente saída de bola, Rogério se tornou um habilidoso cobrador de faltas, chegando à incrível marca de 100 gols marcados em toda a carreira. Um feito sensacional, sem dúvida. Dos 100 tentos anotados na carreira, o são-paulino fez 55 de falta, 44 de pênalti e um com a bola rolando - ela foi ajeitada para o goleiro encher o pé em um duelo contra o Cruzeiro em 2006, justamente no jogo em que chegou ao 63º gol e superou o paraguaio José Luis Chilavert como o recordista entre os goleiros artilheiros. O primeiro dos 100 gols aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1997, na vitória do São Paulo por 2 a 0 sobre o União São João, pelo Campeonato Paulista, em Araras (SP).
O interessante é que entre os 13 e 17 anos, ele trabalhou como auxiliar de serviços gerais do Banco do Brasil. Durante o mesmo período, ele jogava como volante (camisa 5) no time de futebol do banco.
Até que um dia, o goleiro do time, que coincidentemente era o chefe de Rogério, não foi jogar. Por ser o mais novo do time, o futuro capitão são-paulino foi para o gol. De lá nunca mais saiu, entrando brilhantemente para a história do futebol mundial. Parabéns ao Rogério!


ATUAÇÃO EXPRESSIVA DE DEBORAH SECCO:
Confesso que nunca gostei muito da atriz Deborah Secco. Sempre a achei meio chatinha, não muito bonita e uma atriz como tantas outras dos melodramas da Globo. Aliás, nunca acampanhei de verdade a sua carreira, pois não costumo assistir a novelas. Mas assistindo ontem ao filme Bruna Surfistinha, fiquei impressionado com a atuação da jovem atriz. O filme conta a história da desajustada menina de classe média que abandona a casa da sua família para se tornar uma prostituta, ou garota de programa, como queiram. A história é bastante triste, pois mostra a trajetória de uma jovem meio desequilibrada que por capricho, dinheiro, revolta, vingança e desilusão, resolve fugir de casa e se entregar à difícil tarefa de vender o corpo. Vale registrar a coragem de Deborah Secco em aceitar um papel tão polêmico no cinema, com uma atuação que merece aplausos pela sua consistência e credibilidade. Com este trabalho, a minha percepção do talento de Deborah Secco mudou completamente. Espero que ela consiga continuar com este alto nível de atuação, principalmente no cinema. Foi uma grata surpresa. Aplausos.

terça-feira, 29 de março de 2011

110 - Despedida de Maurício na AABB-MOC

Neste sábado à tarde, dia 26 de março, na AABB Montes Claros, realizamos uma partida de futebol society entre amigos peladeiros para nos despedir do nosso grande amigo Maurício, que recentemente se transferiu para a cidade baiana de Vitória da Conquista. Ele assumiu há pouco tempo a administração de um hospital da cidade.
Vitória da Conquista é hoje uma bela cidade, em pleno desenvolvimento, sendo a terceira maior cidade do estado da Bahia. O Arraial da Conquista foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa. Com uma área de 3.406 km², a cidade conta atualmente com 306.374 habitantes (censo 2009-IBGE), sendo 184.110 eleitores. Conta ainda com um PIB per capita de R$ 8.346,46. Maiores informações aqui neste link.


Maurício também é um espinosense de coração, apesar de ter nascido em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Ele trabalhou em Espinosa como gerente da agência do Banco do Brasil nos anos 90. Foi lá que nos conhecemos e nos tornamos grandes amigos e parceiros de futebol, atuando no excepcional time do 9 de Março. Depois de pedir demissão do Banco do Brasil, quando trabalhava na gerência na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG), ele resolveu apostar na carreira de empresário, montando uma locadora de automóveis em Montes Claros. Infelizmente, o negócio não prosperou e ele passou por sérias dificuldades financeiras. Foram tempos difíceis, mas ele, com o apoio da família, conseguiu dar a volta por cima. Tempos depois, conseguiu emprego na Unimed, onde se tornou administrador. Mais recentemente, foi também gerente da Jac´s Forneria, uma famosa pizzaria da Avenida Sanitária, aqui em Montes Claros. Agora, com a possibilidade de crescimento profissional, resolveu assumir o cargo de administrador de um hospital na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Sua esposa Anny, nascida em Taiobeiras (MG), também é espinosense de coração e alma, apesar do pouco tempo vivido em Espinosa. Pessoa maravilhosa, com um coração do tamanho do mundo, sempre disposta a ajudar a todos, Anny é nossa comadre amada, amiga de todas as horas.
A ela e ao compadre Maurício o nosso desejo de que tudo aconteça da melhor maneira possível na nova caminhada, que a adaptação possa ser rápida e prazerosa, que consiga novos amigos e obtenha bastante sucesso pessoal e profissional.
Time vencedor da partida de despedida de Maurício por 10 x 5:
Carlão, Zé Carlos, Duda e Ricardo; Élder, Eustáquio, Cirilo, Léo e Maurício.

Equipe derrotada por 10 x 5 na despedida de Maurício, na AABB-MOC:
Paulinho, Tiãozinho, Maurício, Coca e Nei; Juninho, Tiago e Walter.

Maurício e Eustáquio

Coca e Maurício

Tiago e Maurício

Cervejada após o jogo: Maurício, Juninho, Tiago, Quinha,
Tomaz, Tiãozinho, Douglas, Eustáquio e Nei

A turma de peladeiros após a partida, na confraternização:
Bilu, Juninho, Maurício, Tiago, Eustáquio, Douglas, Quinha,
Paulinho, Tomaz, Nei, Tiãozinho, Zé Carlos e sua filhinha.
 Abaixo o vídeo da despedida de Maurício na AABB-Montes Claros:

quinta-feira, 24 de março de 2011

109 - Bons tempos em Espinosa

Houve um tempo em Espinosa em que as festas eram animadas basicamente por sanfoneiros, que protagonizavam os encontros festivos de então. Um desses sanfoneiros era o meu pai, Louro Mineiro.
Nesta fotografia pode-se ver o conjunto musical Jazz Popular Espinosense, criado em 1955, com Louro Mineiro na sanfona. Não pude identificar os outros integrantes. Seria Negão de Doxa no bandolim? Se puderem me ajudar, mandem mensagem, por favor.
Reparem que a coisa era séria, com os músicos usando roupas estilizadas e chapeuzinhos brancos nas cabeças, revelando a preocupação com a aparência do grupo. Muito legal.

Tempos depois, Louro Mineiro iria criar mais um grupo, Os Boêmios. Poucos anos antes do seu falecimento, montou um novo conjunto musical, debochadamente intitulado O Resto do Mundo. Participavam Louro Mineiro (sanfona), Heron (pandeiro), Pai Barbeiro (flauta), Domingão (bumbo), Negão de Doxa (violão) e Neguinho (vocal).

Esta outra fotografia foi tirada em uma festa em Espinosa que reuniu algumas pessoas do meu rol de amizades, bastante conhecidas na cidade. Além de Louro Mineiro na sanfona, pude identificar a presença de Clérides Vieira, Tio Bola, Sêo Vavá e meu sogro, Sêo Moacir. Bons tempos aqueles! 
OBS: O internauta Antônio Carlos enviou mensagem descobrindo mais gente conhecida nesta foto. Então vamos lá tentar nominá-los todos. Em cima: Tio Ninho, João Meira (violão), Helena Silva, Alda, Dona Neusa, Zezito Alckmim e "Seu" Vavá; em baixo: ?, Clérides Vieira, Zé Dias, Louro Mineiro (sanfona), Geraldo Castro (pandeiro), Tio Bola, "Seu" Moacir e Tone Cafua. Alguma dúvida? Envie mensagem, por favor. 

terça-feira, 22 de março de 2011

108 - Falecimento de Carlinhos Pé-de-chumbo

Acabo de saber do falecimento de Carlinhos Pé-de-chumbo, um dos mais apaixonados torcedores atleticanos de Espinosa. Carlinhos foi um dos destaques do futebol espinosense em sua época áurea, jogando como zagueiro e possuidor de um chute poderosíssimo que lhe rendeu o apelido, principalmente na equipe do Santa Cruz. Ele foi vítima de um ataque cardíaco fulminante hoje, por volta das 6 horas da manhã, conforme informações vindas de Espinosa.
À esposa Edinha, familiares e amigos o meu profundo pesar. Que DEUS os conforte e lhes dê consolo nesta hora de dor e tristeza.

segunda-feira, 21 de março de 2011

107 - Pitacos desvairados II

Algumas considerações sobre os assuntos do momento:

O sentimento dos japoneses após a tragédia - Vale registro a maneira pacífica, serena e educada dos japoneses após o terremoto e o tsunami que arrasaram o solo japonês há poucos dias. É impressionante observar a calma e a paciência dos sobreviventes no enfrentamento de situação tão caótica e desesperadora. Falta água potável, falta comida, falta gasolina, mas não faltam o respeito e a solidariedade, a serenidade e a dignidade, bem como a espantosa sobriedade de cumprir as regras sociais mesmo em meio ao caos. Quem sabe um dia, nós brasileiros possamos chegar a este nível de educação e respeito às leis e às boas regras de convivência humana em sociedade. Gente civilizada é outra coisa.

População japonesa aguarda pacientemente nas filas após tragédia
 A visita de Obama e sua família ao Brasil - Fiquei maravilhado com a simpatia do presidente americano Barack Obama em sua visita ao Brasil. Ele veio tratar de negócios, claro, mas também aproveitou a viagem para um passeio com a família. E não só ele brilhou intensamente, mas a sua esposa Michele Obama deu um show de elegância, simpatia e humildade, conquistando a todos os seus interlocutores. Como é bom ver pessoas poderosíssimas se apresentarem com extrema humildade e carisma. É gratificante assistir a essa demonstração de desprendimento, alegria e bom humor que o presidente Obama mostrou no Brasil. E a Michele? Simpatissíssima! Se eu já era admirador dos caras, agora então muito mais. Por isso que fico extremamente chateado quando presencio cenas de arrogância, protagonizadas por pessoas totalmente insignificantes, mas que se acham a única azeitona do pastel. É sério, conheço alguns caras que, só por ter um dinheirinho a mais na conta e um carrão novo, acham que são os mais importantes do planeta e tratam os menos afortunados como pessoas inferiores. Que coisa triste!
Presidente Obama e sua família no Cristo Redentor, no Rio
O que está acontecendo com o GALO? Depois de fazer algumas boas contratações e sinalizar a montagem de um time de alta qualidade e competitividade, o GALO desandou. Depois de ganhar do rival azul, com três gols do matador Tardelli, o time caiu assustadoramente de produção, apresentando um futebol de péssima qualidade. Ainda ontem, suamos para ganhar do Villa Nova, com um gol contra aos 47 minutos do segundo tempo. A saída do Diego Souza não me preocupou, pois aqui ele não apresentou nada daquele bom futebol que o levou a ser escolhido o melhor jogador do campeonato brasileiro de 2009. Porém, a saída do Diego Tardelli foi uma ducha de água fria para quem imaginava o GALO brigando por títulos este ano. A contratação do centroavante Guilherme parece boa, desde que ele consiga mostrar que continua sendo um grande artilheiro e tenha mudado o seu estilo de jogo, para participar mais ativamente das partidas. Mas a torcida está meio descrente. Eu também. Nesse ritmo que o GALO está jogando, acho que não será tão cedo que iremos ganhar o Mundial, muito menos o campeonato mineiro desse ano. A coisa tá feia!
Atacante Guilherme, nova contratação do GALO
Vem aí mais um Rock in Rio - Mais três atrações são anunciadas para tocar no Festival Rock in Rio que acontecerá entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. São elas a banda Guns´n´Roses, a roqueira baiana Pitty e o líder do Barão Vermelho, Roberto Frejat. Haverá dois palcos para os artistas se apresentarem: o palco principal para as grandes atrações denominado Palco Mundo e o palco secundário para artistas brasileiros denominado Palco Sunset. Já estão confirmadas as participações de grandes astros da música como Elton John, Coldplay, Metallica, Red Hot Chili Peppers e Motörhead. O inexplicável é a participação, em um festival de rock, das divas do axé Cláudia Leitte e Ivete Sangalo, além de outros artistas como Rihanna, Shakira e Katy Perry, o que está gerando muita controvérsia.  Os ingressos para cada dia do festival custarão R$ 190,00 (inteira) e R$ 95,00 (meia). A compra poderá ser feita pelo site oficial do Rock in Rio: rockinrio.com.br.
No primeiro Rock in Rio, realizado no Rio de Janeiro em janeiro de 1985, cheguei a comprar os ingressos para ver o Queen, o Yes, o Iron Maiden, o Scorpions, o Whitesnake, o Rod Stewart e o James Taylor, mas não consegui liberação no trabalho e perdi a chance de presenciar um show inesquecível. Bem que eu gostaria de estar lá neste ano, principalmente para assistir ao Coldplay, ao Sir Elton John e ao Metallica. Quem sabe?

terça-feira, 15 de março de 2011

106 - Valeu, Diego Tardelli! A massa atleticana agradece ao seu ídolo maior

Diego Tardelli não mais é jogador do Clube Atlético Mineiro. Depois de receber uma oferta milionária do time russo Anjhi Makhachkala pelo passe do atacante (5 milhões de euros por 62,5% do passe), o GALO liberou o maior ídolo da equipe alvinegra no momento, deixando a torcida triste e temerosa de não ver reposta a vaga por outro atacante de tamanha qualidade. Diego Tardelli atuou em 114 partidas com o manto sagrado do Atlético, marcando 73 gols, os três mais importantes deles na última partida contra o rival maior, na vitória por 4 x 3, em 12 de fevereiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Tardelli também foi campeão mineiro em 2010, artilheiro desta competição em 2009 e também artilheiro do campeonato brasileiro no mesmo ano, além de faturar o prêmio de maior goleador da temporada. Sua atuação na temporada de 2010 não foi tão brilhante, mas ele se consolidou como o maior ídolo da apaixonada massa atleticana. Por toda alegria que nos proporcionou nestes dois anos e três meses, vestindo a gloriosa camisa do GALO, o nosso eterno agradecimento ao "matador" Tardelli. Ele vai fazer muita falta! 
Tardelli se despede do companheiro Ricardinho na Cidade do Galo
Tardelli se emociona ao se despedir da torcida atleticana
Tardelli cercado por jogadores cruzeirenses em jogo de 2009
Gesto característico de comemorar os seus gols
O beijo no manto sagrado vai deixar saudades...

105 - A tragédia japonesa atual e a tragédia espinosense dos anos 60

Não há como não se emocionar e não se surpreender com as terríveis e impressionantes imagens do tsunami que arrasou o Japão no dia 11 de março passado, após o maior terremoto dos últimos 100 anos, ocorrido exatamente às 14:46 hs, hora local, que alcançou 8,9 graus na escala Richter.
Guardadas as devidas proporções, obviamente, calamidade parecida aconteceu em Espinosa no final da década de 60, quando uma enorme enchente devastou a cidade, com enormes prejuízos para toda a população do município. Casas derrubadas, ruas destruídas, vagões carregados de cimento descarrilhados, trilhos arrancados, cenário de terra arrasada. Esse foi o resultado de tamanha tragédia que marcou profundamente a vida dos espinosenses. Essas fotografias da inundação em Espinosa foram retiradas do blog espinosa-minasgerais.blogspot.com do nosso conterrâneo Zé Lúcio, a quem agradeço.
Moradores na Praça Antonino Neves após o dilúvio
Reparem na marca d´água na parede do depósito e
no caminhão tombado de rodas para cima 
Vagão carregado de cimento após descarrilhamento
Casas destruídas na Rua Genésio Tolentino
Teto desabado na beneficiadora de algodão
Destruição total na Rua da Resina: cenário de guerra
Vagão descarrilhado após a enchente
Trilhos da linha férrea arrancados pela força da inundação
A marca da água na parede da casa impressiona
Praça Antonino Neves depois do alagamento
O prédio do Café Espinosa resiste à enchente
Prédio desaba sobre um caminhão
Área alagada próxima a uma casa parcialmente destruída
Casas arrasadas pela cheia dos rios São Domingos e Bom Sucesso
Moradores perplexos em meio aos escombros
Residência devastada pela força da água
Moradores observam o estrago em sua casa
A fúria da enchente destruiu a casa toda
Rua Genésio Tolentino em meio a lama
Destruição da linha férrea com vagão descarrilhado

Destruição total na minha Rua da Resina
Imagens inacreditáveis da completa destruição causada pelo tsunami decorrente do maior terremoto dos últimos 100 anos no Japão, com intensidade de 8,9 graus na escala Richter. Cenas impressionantes da fúria da natureza.