Para quem adora cinema como eu, a divulgação dos filmes concorrentes ao Oscar vem acabar com uma imensa ansiedade e aguçar ainda mais a vontade de assistir a todos eles o mais breve possível. A festa de entrega da premiação aos indicados acontece no Teatro Kodak, em Los Angeles, no dia 27 de fevereiro, com apresentação dos atores Anne Hathaway e James Franco.
A lista de indicados deste ano contempla filmes de ótima qualidade e para todos os gostos:
São eles:
O discurso do Rei (The King´s speech) - Diretor: Tom Hooper. Atores: Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter. O filme narra o drama de George VI, que precisa superar a gagueira para assumir a Coroa Britânica. 12 indicações.
Bravura Indômita (True grit) - Diretores: Joel e Ethan Coen. Atores: Jeff Bridges, Matt Damon e Josh Brolin. Refilmagem de um clássico do faroeste dos anos 60, em que uma garota contrata um velho xerife para matar o assassino do seu pai. 10 indicações.
A rede social (The social network) - Diretor: David Fincher. Atores: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake. A história da criação do famoso site de relacionamentos Facebook. 8 indicações.
A origem (Inception) - Diretor: Christopher Nolan. Atores: Leonardo Di Caprio, Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page. Ficção científica que conta a história de um invasor de sonhos.
O vencedor (The fighter) - Diretor: David O. Russell. Atores: Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Adams. A história do boxeador Micky Ward.
Inverno da alma (Winter´s bone) - Diretora: Debra Granik. Atores: Jenniffer Lawrence, John Hawkes e Garret Dillahunt. O filme mostra a luta de uma garota para defender a sua família.
127 horas (127 hours) - Diretor: Danny Boyle. Atores: James Franco, Amber Tamblyn e Kate Mara. A história real da incrível aventura do alpinista Aron Ralston.
Minhas mães e meu pai (The kids are all right) - Diretora: Lisa Cholodenko. Atores: Annette Benning, Julianne Moore e Mark Ruffalo. Dois irmãos adolescentes, gerados por inseminação artificial e filhos de um casal de lésbicas, decidem procurar pelo pai biológico.
Cisne negro (Black Swan) - Diretor: Darren Aronofsky. Atores: Natalie Portman, Mila Kunis e Vincent Cassel. O roteiro mostra a competição entre duas bailarinas no mundo do balé em Nova York em um grande drama psicológico.
Toy Story 3 - Diretor: Lee Unkrich. Atores: Tom Hanks, Tim Allen e Joan Cusak. A terceira saga dos brinquedos que, neste filme, são abandonados em um depósito pelo seu dono, quando ele entra para a faculdade.
Melhor atriz:
Annette Bening por "Minhas mães e meu pai"
Nicole Kidman por "Reencontrando a felicidade"
Jennifer Lawrence por "Inverno da alma"
Natalie Portman por "Cisne negro"
Michelle Williams por "Blue Valentine"
Melhor ator:
Javier Bardem por "Biutiful"
Jeff Bridges por "Bravura indômita"
Jesse Eisenberg por "A rede social"
Colin Firth por "O discurso do Rei"
James Franco por "127 horas"
Melhor ator coadjuvante:
Christian Bale por "O vencedor"
John Hawkes por "Inverno da alma"
Jeremy Renner por "Atração perigosa"
Mark Ruffalo por "Minhas mães e meu pai"
Geoffrey Rush por "O discurso do Rei"
Melhor atriz coadjuvante:
Amy Adams por "O vencedor"
Helena Bonham Carter por "O discurso do Rei"
Melissa Leo por "O vencedor"
Hailee Steinfeld por "Bravura indômita"
Jacki Weaver por "Reino animal"
Melhor diretor:
Darren Aronofsky por "Cisne negro"
Ethan Coen e Joel Coen por "Bravura indômita"
David Fincher por "A rede social"
Tom Hooper por "O discurso do Rei"
David O. Russell por "O vencedor"