Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

64 - Informações do Censo 2010 sobre Espinosa

Começaram a ser divulgados os dados do Censo 2010 executado pelo IBGE.

Publico aqui alguns dados essenciais da nossa Espinosa. Maiores detalhes podem ser conferidos acessando o site do IBGE.

Área da unidade territorial: 1.869 km2
Bandeira oficial da cidade de Espinosa-MG

População:
1991:   37.594               Homens:   15.291
1996:   31.508               Mulheres:  15.822
2000:   30.978               Urbana:     18.023
2007:   31.322               Rural:        13.090
2010:   31.113               Eleitores:   24.211

Visão interna do Mercado Municipal em dia de feira

Economia:
Receitas orçamentárias:    26.137.819,00
Despesas orçamentárias:  21.696.330,00
Visão externa do Mercado Municipal em dia de feira

PIB (Produto Interno Bruto):
Agropecuária:   10.658,00
Indústria:           14.857,00
Serviços:           75.153,00
PIB per capita:    3.371,00
Avenida Minas Gerais, coração econômico da cidade

Escolas:                    Docentes:                  Matrículas:
Fundamental:  59     Fundamental:  357      Fundamental:  5.400
Pré-escola:     11     Pré-escola:       34      Pré-escola:        667
Médio:             4     Médio:             90      Médio:           1.395

Escola Estadual Comendador Viana, a mais bela escola da
cidade, com suas belas e enormes gameleiras

Escola Estadual Virgínio Cruz
Centros de saúde:
Federais:       0
Estaduais:      0
Municipais:   14
Privados:        4

Hospital Municipal Risoleta Tolentino Neves
Casamentos:  240
Separações:    14
Divórcios:       24
Igreja do Sagrado Espírito Santo
Igreja Matriz de São Sebastião, nosso padroeiro

Frota:
Motocicletas:    4.625
Automóveis:      1.716
Caminhonetes:      684
Motonetas:           318
Caminhões:          251
Ônibus:                  49
Micro-ônibus:          9

Praça Coronel Joaquim Tolentino

Praça Coronel Joaquim Tolentino

E então, espinosenses, estamos bem ou não? De acordo com esses novos dados do Censo 2010, evoluímos ou estamos estagnados na questão do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida do nosso povo? Para refletir.

sábado, 27 de novembro de 2010

63 - O famoso Realmatismo Futebol e Cerveja

A pedido do meu grande amigo Robinho.

Lá pelo final dos anos 90, ao sentir uma dificuldade imensa em conseguir motivar e reunir o desinteressado pessoal de Espinosa para jogar futebol de salão e/ou futebol society na AABB, resolvi dar uma de "cartola" e criei um time, carinhosamente cognominado de Realmatismo Futebol e Cerveja. A idéia era simples: juntar uma dezena de amigos para praticar futebol, fazer novas amizades entre os times adversários e, claro, logo após as partidas, tomar uma cervejinha e bater aquele papo, na maior confraternização. E isso foi feito. Consegui juntar não só grandes amigos, mas grandes craques do futebol: Mílton, Galego, Robinho, Wagner, Fonso, Walter, Rubens, Célio e Alair.

Em pé: Fonso, Wagner e Walter,
Agachados: Rubens, Eustáquio, Robinho e Alair.

A partir de então, providenciei a compra do uniforme (despesa dividida entre todos) e a criação do logotipo que mostrava em primeiro plano uma bola, em seguida uma garrafa de cerveja. Primeiro o futebol, depois a farra.
O engraçado de tudo era que, eu como dono do time, ficava responsável por tudo. Desde a responsabilidade de arrumar adversário, marcar a partida, avisar os companheiros, providenciar bola, quadra ou campo, árbitro (Orlando) e até a abertura do boteco da AABB nos dias e horário dos jogos. 
E ainda havia alguém sempre querendo me tirar do time titular. Vê se pode acontecer uma coisa dessas? (rs).

Em pé: Rubens, Wagner, Robinho, Mílton
Agachados: Fonso, Alair, Eustáquio e Célio.
Por um tempo não muito longo, mas inesquecível, fizemos partidas memoráveis e de altíssimo nível, contra fortíssimos adversários, quase todos de idade bem menor que a nossa. Mas a minha saída de Espinosa fez com que a turma se dispersasse, deixando o poderoso Realmatismo desaparecer. Mas ficou a saudade e as lembranças de momentos difíceis de esquecer.  A tristeza é de não ter uma fotografia de melhor qualidade para deixar registrado um timaço de futebol, tanto no futsal, quanto no society.
Foi um período dos mais prazerosos na minha vida, poder conviver com pessoas maravilhosas, por quem tenho enorme carinho e amizade e que sempre estarão em meu coração.

62 - A guerra contra o tráfico no Rio

Depois de mais de três décadas de complacência e aceitação do domínio dos traficantes nas comunidades dos morros da cidade maravilhosa, finalmente o governo decidiu combater duramente a criminalidade e o império do tráfico de drogas. Depois de anos e anos de convivência conturbada entre traficantes e moradores, eis que o poder público toma uma decisão que merece aplausos. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com apoio do Ministro da Defesa, Nélson Jobim, inicia uma política de segurança pública que consiste na ocupação de comunidades do morro onde imperava o comando de bandidos, fazendo ali a implantação das UPPs-Unidades de Polícia Pacificadora, ferindo de morte a criminalidade carioca. A mais recente batalha está acontecendo nos últimos dias nas comunidades da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, com a utilização de milhares de integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal, numa megaoperação conjunta que, até o momento, está-se saindo extremamente bem sucedida, ganhando enorme credibilidade junto à população carioca.

Foram disponibilizados pelo governo federal, 800 homens da Brigada de Paraquedistas do Exército, 2 helicópteros da Aeronáutica, 300 policiais da Polícia Federal, além de cerca de 10 blindados da Marinha que estão sendo fundamentais para o sucesso da intervenção nas favelas.
A atuação do secretário da Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame e do comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, bem como de todos os oficiais e policiais envolvidos na operação merecem elogios. A atitude de retaliação dos traficantes de incendiar carros, ônibus e caminhões, tentando causar pânico na população, demonstra que eles acusaram o golpe desferido pelos agentes da segurança pública, contribuindo para que a população apóie as ações dos órgãos do governo, levando a crer em uma reviravolta jamais vista na capital fluminense, com o retorno da paz às comunidades instaladas nos morros da cidade.

É o que esperamos e torcemos para que se concretize, com a tranquilidade e paz finalmente voltando a ser rotina na mais bela cidade brasileira.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

61 - Personalidades espinosenses: GALDINO D´OS CARDEAIS

Existem pessoas que, mesmo sem perceber, fazem parte da vida de muitas outras, influenciando-as positivamente e gerando emoções e alegrias que marcam profundamente alguns períodos de suas vidas. Certamente, uma dessas pessoas é o talentoso músico Galdino. Nascido em Porteirinha, mudou-se para Espinosa aos 14 anos, onde fincou raízes e construiu família. Casado com Laurinda,  tem cinco filhos. Por muito tempo, ele foi o guitarrista do excelente grupo musical Os Cardeais, do saudoso Lourinho, que reinou absoluto e com enorme sucesso e credibilidade por todo o norte de Minas e sudoeste da Bahia, fazendo apresentações e shows com extrema qualidade e competência. Ao lado do chefe Lourinho, do tecladista Joãozinho, do saudoso baixista Devar, do baterista Canichane e dos vocalistas Niltinho e Osmar, Galdino proporcionou a mim e a milhares de espinosenses, momentos de extrema felicidade e alegria, principalmente nos bailes de carnaval no Clube dos Cem, no Espigão e no Mercado Municipal.  
Hoje ele é integrante do Grupo Musical Toque de Classe, ao lado do tecladista Paulo Tito e do vocalista Niltinho (ex-companheiro d´Os Cardeais). Recentemente, eles gravaram um DVD durante um show no salão de festas da AABB-Espinosa. Galdino trabalha também como professor de música no Programa AABB-Comunidade, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura de Espinosa, atendendo a crianças carentes da nossa comunidade.  
Sou fã incondicional d´Os Cardeais e de Galdino desde a juventude, quando assistia, embasbacado, às suas performances com a guitarra. Em certo momento, já adulto, comprei um violão e tentei aprender a tocar, frequentando as suas aulas de música por, aproximadamente, um mês, à noite. Mas o horário coincidente com o futebol de salão na AABB atrapalhou e a falta de talento e de dedicação contribuíram para  a minha desmotivação, desaguando na minha desistência de me tornar um guitarrista do rock´n´roll.
Extremamente tímido e humilde, Galdino relutou um pouco em me conceder esta pequena entrevista, talvez sem se dar conta da sua grande importância para a cultura da nossa cidade e para a vida de milhares de espinosenses que, debaixo dos acordes da sua guitarra, viveram momentos inesquecíveis de amor e felicidade.
A todos os integrantes d´Os Cardeais e a ele, em particular, o meu respeito, admiração e agradecimento por tudo. Valeu!     

Galdino em seu trabalho no ensino de música aos participantes
do Programa AABB-Comunidade em Espinosa

Galdino na AABB-Espinosa, onde ensina música a meninos carentes

Galdino, ex-guitarrista do conjunto musical Os Cardeais,
atualmente membro da banda Toque de Classe, em Espinosa

DVD do Grupo Musical Toque de Classe

PERFIL: GALDINO D´OS CARDEAIS

Nome completo: Galdino Marceno de Brito
Local e data de nascimento: Porteirinha, 15 de junho de 1952
Filiação: Herculano Marceno de Brito (In memoriam) e Ângela Nogueira Soares (In memoriam)
Casado com Laurinda Lima de Sá Brito
Filhos: Dênis (31 anos), Fábio (29 anos), Ângela (27 anos), Érica (24 anos) e Elane (21 anos)
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: tocar e trabalhar com música
O que mais detesta: bebidas, drogas, falsidade, mentiras, pessoas de dupla personalidade
O melhor de Espinosa: a amizade, o trabalho que realiza, a certeza de não possuir inimigos
O pior de Espinosa: as drogas e a prostituição infantil
Estilo de música: MPB, música clássica, rock
Cantores preferidos: Fagner, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil
Músicas preferidas: "Carinhoso", "Moça", "O bêbado e o equilibrista"

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

60 - Personalidades espinosenses: LUIZÃO DA RESINA

Irmão da minha mãe, Tio Luiz, conhecido como Luizão da Resina, é uma figura excepcional. Durante muito tempo exerceu a profissão de alfaiate, ali no casarão onde mora até hoje e onde passou a vida ao lado da minha saudosa avó "Madrinha" Judith, sua mãe. Infelizmente, teve sérios problemas com o alcoolismo e chegou a ter uma perna amputada por problemas de saúde. Mas se recuperou muito bem e hoje, aposentado, é uma das últimas grandes personalidades da tão famosa Rua da Resina. Sempre gostou muito de compor músicas, formular charadas e contar casos e foi nosso grande incentivador no voleibol que, por longo tempo, jogamos no Rio São Domingos e no lote em frente à casa de "Sêo" Juca Cruz.
Atualmente faz a alegria das pessoas que passam pela Rua da Resina, distribuindo balas às crianças e uma cachacinha aos seus amigos apreciadores de uma boa caninha.
A ele, o meu reconhecimento e carinho pelos muitos anos de boa convivência. Ele foi e é uma referência para dezenas de garotos que passaram ali, na Resina, os seus maravilhosos anos de infância e adolescência.


Luizão na esquina mais famosa da cidade

Luizão na esquina das ruas Coronel Domingos Tolentino
 e Artur Bernardes, no centro 

Luizão em frente ao casarão onde mora, na Rua da Resina

Luizão em companhia do fiel amigo Tim de Dudu
PERFIL: LUIZÃO DA RESINA

Nome completo: Luiz Alves Nogueira Tolentino
Local e data de nascimento: Espinosa, aos 25 de agosto de 1933
Filiação: Gedor Nogueira Tolentino (In memoriam) e Judith Alves Tolentino (In memoriam)
Solteiro
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: brincar com a meninada, serenatas, música
O que mais detesta: poluição dos rios, sujeira nas ruas, rivalidade política
O melhor de Espinosa: os rios, as barragens, os amigos, o esporte
O pior de Espinosa: a degradação dos rios, a destruição da natureza
Estilo musical: sertanejo, valsas, samba-canção
Cantores preferidos: Orlando Silva, Nélson Gonçalves, Cascatinha e Inhana
Músicas preferidas: "O João de Barro", "Bodas de prata", "Índia"

59 - Final do Campeonato Interno de Futebol Society AABB-Montes Claros

Aconteceram neste domingo, dia 07 de novembro, as finais do Torneio Interno de Futebol Society da AABB-Montes Claros.
Na categoria Aspirantes, o time do Centro Odontológico tornou-se campeão ao derrotar o time do Stilo Inox, nos pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação, por 0 x 0. O melhor goleiro foi Luizão, o artilheiro foi Felipe e o destaque do torneio foi Cirilo.
Na categoria Titulares, a equipe d´O Boticário sagrou-se campeã ao bater a equipe do Banco do Brasil por 3 x 0, com gols de Andrezinho e Heberth Halley (2). Ricardo terminou a disputa como artilheiro, o melhor goleiro foi Claudinho e o destaque da competição foi o craque Heberth Halley. Veja reportagem aqui.
Banco do Brasil: Zé Roberto, Élcio (Miro, Geremias), Tiãozinho e Marcão; Tiago, Eustáquio e Ricardo; Alberto.
O Boticário: Eduardo, Coca , Arley e Andrezinho (Ede); Rond, Heberth Halley e Silvano; Mica.

Algumas imagens das finais da competição:
Cobrança de pênalti do Centro Odontológico

Cobrança de pênalti do Stilo Inox

Equipe do Banco do Brasil, vice-campeã:
Zé Roberto, Ricardo, Tiãozinho, Tiago, Alberto e Marcão;
Alexandre, Geremias, Élcio, Eustáquio e Miro.

Equipe d´O Boticário, campeã:
Eduardo, Ede, Paulinho, Mateus, Silvano e Léo Braga;
Coca, Heberth Halley, Mica, Rond e Andrezinho.

Bilú, Luiz Manna, Alysson, Tiãozinho, Cléa e Eustáquio
na cerimônia de entrega de troféus e medalhas.

Entrega do troféu de vice-campeão Aspirantes ao goleiro
Claudinho (centro), da equipe do Stilo Inox, por Tiãozinho e Carlão.

Entrega do troféu, pela vice-presidente Rose Durães
e pelo Eustáquio, ao atleta campeão Coca, da equipe
de Titulares d´O Boticário

Entrega do troféu de vice-campeão, categoria Titulares, ao atleta
Eustáquio, da equipe do Banco do Brasil, pela vice-presidente
Rose Durães e pelo diretor Carlos Sebastião (Tiãozinho)

Entrega do troféu de campeão, categoria Aspirantes, ao
atleta Luiz Manna, do Centro Odontológico

Entrega da medalha de artilheiro, categoria Titulares,
ao Ricardo, por sua mãe Cléa

Entrega da medalha de destaque, categoria Titulares,
ao craque Heberth Halley, por Eustáquio

Confraternização ao final do torneio na AABB

terça-feira, 2 de novembro de 2010

58 - Uma nova era se inicia no Brasil: a mulher finalmente chega à presidência

Viva a democracia! Viva o direito sagrado do povo de escolher, com autonomia, os seus governantes!
Mesmo com toda a baixaria perpetrada por alguns correligionários do candidato derrotado, José Serra, através da Internet, disseminando todo tipo de acusações falsas contra a candidata do PT, Dilma Rousseff, e com uma campanha desprezível e condenável de alguns grandes veículos de comunicação, o povo exerceu indelevelmente o seu poder e decidiu colocar, pela primeira vez, uma mulher na presidência da República do Brasil. Tal vitória deve-se, simplesmente, ao fato de que uma enorme parcela da população brasileira, antes relegada ao abandono das políticas públicas federais, reconheceu que, durante os oito anos do governo Lula, foi contemplada com uma atenção jamais vista na história brasileira. Com o acesso da população menos favorecida a programas sociais e crédito fácil, houve uma movimentação histórica na pirâmide social brasileira, com milhões de pessoas saindo da linha da pobreza absoluta e entrando no mercado consumidor. É uma verdadeira revolução silenciosa, com a criação de milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada, além da criação de milhões de novos empreendimentos país afora. E a situação deve melhorar, já que a conquista do direito de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas devem fomentar ainda mais a criação de novos empregos.

Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte aos 14 dias de dezembro de 1947. Participou de movimentos que defendiam a luta armada contra o regime ditatorial, como o Colina e o Var Palmares, ficando presa por quase três anos, entre 1970 e 1972, inclusive sofrendo torturas. Economista, católica, exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre e mais tarde, secretária estadual de Minas e Energia por duas vezes, no estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente foi escolhida para o Ministério de Minas e Energia  e daí para a Casa Civil do governo Lula.


Espero que Dilma consiga continuar o excepcional trabalho realizado pela administração do presidente Luis Inácio Lula da Silva e demonstre a todos nós a sua capacidade profissional, conquistando o respeito de todos aqueles que batalharam contra a sua eleição. Torço para que, assim como o presidente Lula, ela consiga sucesso nessa difícil e árdua tarefa e, ao final do governo, possa contar com a aprovação da maioria do povo brasileiro.

Abaixo o resultado das urnas em algumas cidades da nossa região, em Minas e na Bahia.

Localidade                  -  Dilma     -  Serra

Brasil                         -  56,05%  -  43,95%
Minas Gerais             -  58,45%  -  41,55%
Belo Horizonte          -  49,61%  -  50,39%
Montes Claros          -  67,24%  -  32,76%

Bocaiúva                   -  79,20%  -  20,80%
Brasília de Minas       -  81,26%  -  18,74%
Capitão Enéas           -  75,19%  -  24,81%
Coração de Jesus      -  83,35%  -  16,65%
Diamantina                -  69,72%  -  30,28%
Espinosa                   -  67,77%  -  32,23%
Francisco Sá             -  84,05%  -  15,95%
Gameleiras                -  70,08%  -  29,92%
Glaucilândia               -  77,34%  -  22,66%
Grão Mogol               -  78,28%  -  21,72%
Guaraciama                -  88,87%  -  11,13%
Itacambira                  -  85,56%  -  14,44%
Itacarambi                  -  79,09%  -  20,91%
Jaíba                          -  76,71%  -  23,29%
Janaúba                     -  68,43%  -  31,57%
Januária                     -  81,52%  -  18,48%
Japonvar                   -  85,47%  -  14,53%
Juramento                 -  73,94%  -  26,06%
Mamonas                  -  68,53%  -  31,47%
Manga                      -  80,68%  -  19,32%
Mato Verde              -  72,63%  -  27,37%
Mirabela                   -  83,72%  -  16,28%
Monte Azul               -  73,61%  -  26,39%
Nova Porteirinha       -  77,12%  -  22,88%
Pai Pedro                  -  82,40%  -  17,60%
Patis                          -  79,58%  -  20,42%
Pedras de Maria da Cruz-  86,96%  -  13,04%
Pirapora                     -  58,15%  -  41,85%
Porteirinha                  -  76,87%  -  23,13%
Riacho dos Machados-  81,55%  -  18,45%
Rio Pardo de Minas    -  73,19%  -  26,81%
Salinas                        -  64,14%  -  35,86%
São Francisco             -  79,12%  -  20,88%
São João da Ponte      -  81,14%  -  18,86%
São Romão                 -  87,65%  -  12,35%
Serro                          -  75,95%  -  24,05%
Taiobeiras                   -  47,37%  -  52,63%
Várzea da Palma         -  67,84%  -  32,16%
Varzelândia                 -  68,40%  -  31,60%

Bahia                          -  70,85%  -  29,15%
Salvador                     -  73,34%  -  26,66%

Barreiras                     -  72,39%  -  27,61%
Bom Jesus da Lapa     -  75,95%  -  24,05%
Brumado                     -  77,41%  -  22,59%
Caculé                        -  64,65%  -  35,35%
Caetité                        -  72,22%  -  27,78%
Candiba                      -  80,88%  -  19,12%
Carinhanha                  -  59,31%  -  40,69%
Feira de Santana         -  59,27%  -  40,73%
Guanambi                   -  62,88%  -  37,12%
Ibotirama                    -  71,31%  -  28,69%
Ilhéus                          -  62,83%  -  37,17%
Itabuna                        -  50,96%  -  49,04%
Itacaré                         -  74,77%  -  25,23%
Jacaraci                       -  77,28%  -  22,72%
Mortugaba                   -  72,96%  -  27,04%
Porto Seguro                -  61,98%  -  38,02%
Sebastião Laranjeiras    -  80,18%  -  19,82%
Urandi                          -  79,21%  -  20,79%
Vitória da Conquista     -  44,09%  -  55,91%

57 - Elogios à administração em Espinosa

Estive em Espinosa neste final de semana para exercer o meu sagrado dever cívico de ajudar a decidir o futuro da nação, escolhendo o meu candidato para governar o país nos próximos quatro anos e fiquei bastante satisfeito com o que vi nas ruas da cidade. A administração municipal implantou um novo sistema de sinalização das praças, ruas e avenidas com o apoio de empresários da cidade, na forma de postes metálicos contendo os nomes dos logradouros, além de propagandas das empresas patrocinadoras. Ficou muito bom. Infelizmente, por não estar de posse de uma câmera fotográfica, não poderei publicar aqui fotos mostrando a inovação. Prometo realizar isso na minha próxima viagem a Espinosa. Aguardem.
Espero que a sinalização continue e atinja todos os recantos da cidade, favorecendo a localização e a beleza da nossa terrinha. Parabéns!