O acirramento da disputa eleitoral no segundo turno da eleição presidencial, leva-me a sair da confortável posição de observador e expressar a minha opinião sobre o assunto (não deixe de acessar os links, por favor). A adoção, por parte da campanha oposicionista, de práticas condenáveis e inaceitáveis de ataques e acusações infundadas contra a candidata do PT, Dilma Rousseff, deixou-me bastante indignado. Pensava eu, inocentemente, que esse tipo de campanha suja e intolerável tinha se acabado lá em 1989, quando a mídia elegeu o Collor usando todo o tipo de falcatruas contra o então candidato Lula. Acusações de tentativa de aborto contra a filha Lurian, participação do PT no sequestro do empresário Abílio Diniz, implantação do comunismo, tomada de terras dos produtores rurais, apropriação de bens móveis, como televisões e carros para distribuição aos pobres, edição escandalosa do debate feita no Jornal Nacional pela Globo e até a acusação de que Lula comia criancinhas, foram algumas das armas utilizadas pelos adversários para impedir a eleição do candidato petista naqueles tempos negros da política brasileira. Mas esse estilo deplorável de fazer campanha está de volta. Os oposicionistas tentam desconstruir a imagem da candidata Dilma Rousseff usando os mesmos artifícios: acusações falsas através de centenas de e-mails apócrifos na Internet acusam a petista de ser terrorista, comunista, assaltante de bancos e até de assassina. Uma vergonha! Ao declarar-se pessoalmente contra o aborto, mas favorável a sua descriminalização, Dilma virou alvo de uma grande parcela da Igreja Católica que, juntamente com a oposição, começou uma grande campanha de difamação da candidata, espalhando milhares de panfletos conclamando os católicos a não votarem no PT. Só que agora, paradoxalmente, apareceu a notícia de que uma ex-aluna da esposa do Serra, ouviu a confissão, em 1992, de um aborto cometido por ela, no Chile. Que contradição, não?
Outro absurdo é a tentativa de manipulação do confronto entre manifestantes do PSDB e do PT, no Rio. Tentam fazer com que um condenável ato de um manifestante, que deve ser identificado e punido, tome uma proporção de um atentado terrorista, como se fosse uma atitude de extrema violência. Tenta-se fazer um verdadeiro "cinema" em cima do ocorrido. Houve até a saída rápida e espalhafatosa de uma ambulância e exames de tomografia computadorizada. Um exagero cinematográfico! Lembra o caso do goleiro Rojas, por sinal, chileno. Leiam a declaração do candidato a vice do Serra, Índio da Costa, aqui. Dois quilos? Fala sério!
Eu gostaria muito de ver o debate das idéias, não essas condenáveis atitudes. Queria ver propostas sérias de todos os candidatos, programas de governo bem estudados, processos modernos para o desenvolvimento do país, estudos e propostas factíveis de melhoramento da educação e da cultura, planos de melhoria do salário dos trabalhadores, diminuição do desemprego e do analfabetismo, combate ao desmatamento e defesa do meio-ambiente. Isso é o que é importante. Não essas acusações tristes, essa baixaria toda.
Eu vou votar na Dilma. Entendo ser o governo do presidente Lula o melhor de todos até hoje. O nosso país nunca, em sua história, teve um governante tão dedicado no combate às desigualdades sociais, na luta para proporcionar aos mais pobres o mínimo de oportunidades para uma vida digna. Lula está conseguindo isso. É só olhar os dados da movimentação social no país. É só observar, nas ruas e nas casas das pessoas, o quanto de melhoria de vida está acontecendo. São milhões de pessoas que estão conseguindo se tornar, finalmente, público-alvo de empresas e participantes ativos do mercado consumidor. E esse trabalho não pode parar, não pode ser abortado. Dilma é a certeza de que o direcionamento da política econômica e social não sairá do caminho certo.
Quero deixar bem claro tratar-se de opinião pessoal, ficando aberta a possibilidade de divergências e opiniões contrárias. Espero contar com a participação de todos, fazendo seus comentários a favor ou contra as minhas convicções. Participem!
Deem também uma olhada no texto publicado no blog do Zé Lúcio, "Caldeirão do Luc", sobre as eleições. Vale a pena.
Um grande abraço espinosense.
6 comentários:
A revista VEJA sempre tem demonstrado sua aversão pelo presidente Lula e pelo PT, tanto que eu, assim como muitos outros admiradores do bom caráter, da inteligência e da competência do nosso inigualável presidente, mostramos a nossa indignação e o nosso repúdio deixando de assinar a tendenciosa revista em questão. E essa atitude medíocre da Revista Veja se torna mais explícita a cada dia e, agora então, querendo virar o jogo em prol do desesperado candidato Serra, edita lixos e mais lixos com o intuito de denegrir a imagem da conceituada futura Presidente do Brasil “Dilma Rousseff” e também do Partido dos Trabalhadores, fazendo confundir os nossos eleitores. Postei estes meus comentários no "Veja On-line", mas eles não divulgaram, é claro!Um grande abraço ao Eustáquio e aos blogueiros de plantão.
Carlos Magno.
carlao se vc e o taquio admira a vanda ops a dilma o que esperar do povao que vota com a barriga. fica a pergunta porque o supremo tribunal militar quarda a sete chaves a ficha da dita cuja.o pior cego é aquele que nao quer enchergar.mais uma . é uma pena que o pobre e o analfabeto no brasil só usa o jornal pra limpar a bunda. saudaçoes brazinha sp
Eustáquio, boa noite, após ver seu recado em nosso mural do Portal Ronda News, da qual você sabe, nosso portal não é anônimo,eu Dênis o supervisiono, o portal tem a minha colaboração direta, visito seu blog e vejo porque a manifestação, como você sabe eu também aceito críticas e sou democrático, tanto é que não apaguei sua mensagem no mural, mesmo considerando-à parcial para sua candidata, hoje acesso seu site e vejo o apoio explicito a um candidato a Presidência. Eu particularmente não apoio nenhum candidato a presidência, vou votar, mas não acho que estes dois que ai estão, seja a melhor opção para o nosso país. Nosso Ronda News sempre abordou e sempre abordará temas relacionados a segurança pública, no caso em questão o diabólico PNDH3, que tem mais absurdos do que ideais, é só ler para ver. Portanto eu no Ronda não apoio candidato algum, e independente do candidato a ser eleito, critico e mostro várias visões em torno de um assunto. Portanto, continuarei a combater: o aborto, a perseguição à militares, a legalização do uso de drogas, transformação da prostituição em profissão, atentados a liberdade de expressão e outras questões correlatas...Não opino nas matérias, por isso não cito nomes, apenas coloca-as que acho importantes à disposição do meu público...
Dênis BC
Ao Brazinha, amigo de longa data da Rua da Resina: é bom vê-lo por aqui, mesmo discordando da minha escolha para as eleições.
Quanto ao seu comentário, não há como comentar uma ficha que não é pública. Como saber o que nela existe? Pode conter segredos ou mentiras, já que ela foi elaborada na triste e abominável época da ditadura brasileira. Eu só comento sobre o que eu sei, do que tenho ciência. Não faço especulações. Quanto aos pobres e analfabetos, fico imensamente feliz com a sua independência, com a sua incontestável melhoria de vida, com o resgate da sua dignidade porporcionada por um governo que, pela primeira vez na história, trabalha incansavelmente em sua defesa. É isso.
Gostaria de esclarecer a todos que a política neste blog é matéria de somente uma postagem, com uma opinião pessoal assinada e defendida por mim, com a possibilidade de receber comentários de qualquer natureza, espero que de forma educada e sem agressões a quaisquer pessoas. Política se faz com a defesa de idéias, propostas e pontos de vista, com respeito e serenidade. Portanto, participem dando a sua opinião, atentando para o fato de que comentários com agressões e palavras chulas não serão publicados.
Um abraço espinosense e viva a democracia.
Ao Dênis, supervisor do Ronda News do qual sou admirador e leitor assíduo: postei comentário contrário à aparição de vídeos, no site, de inimigos declarados ao presidente Lula. Não vi, entretanto, vídeos de pessoas favoráveis a ele. Achei injusto. Como defensor da justiça, clara e imparcial, simplesmente entendo que o bom jornalismo deve mostrar as visões dos dois lados em disputa, dando oportunidade de escolha ao leitor/eleitor. Nada mais que isso: isenção, imparcialidade, independência.
A escolha livre e independente de candidato é fator primordial para a democracia. Em minha única postagem neste blog sobre política, deixei bem clara a minha preferência, o porquê da minha escolha. É um direito assegurado pela constituição. Todos tem esse direito e não podem nem devem deixar de exercê-lo, com bastante autonomia. É bom saber que você também pensa assim e que defende idéias bem próximas das que eu valorizo.
Um grande abraço atleticano e obrigado pela generosidade.
Táquio,
Após a leitura das opiniões acima foi irresistível entrar para comentar sobre o atual momento político que vivemos. É certo que a campanha eleitoral está em baixo nível, principalmente pelos boatos que circulam pela mídia, muita mentira, muito disse me disse, suposições, especulações, dossiês, ficha da dita cuja, adivinhações...
Ora! O nosso amigo Brasinha, irmão do Julinho, Julia e Tereza, nosso vizinho e contemporâneo da Resina acertou em um ponto: "O pobre hoje limpa com jornal", coisa que antes do Lula não acontecia, pois o pobre não tinha acesso a isso. Jornal, internet, celular e até mesmo televisão era coisa de rico e magnatas. As mudanças promovidas pelo governo LULA são evidentes e saltam aos olhos.
Outra coisa é que hoje em nome da liberdade de imprensa estamos lendo e assistindo coisas absurdas, fartos abusos em nome da democracia. A mídia televisiva que é a mais popular é usada descaradamente com a intenção de manipular as opiniões de cidadãos e cidadãs que tem maior dificuldade para discernir; Falsos profetas e milagreiros que iludem o povo no dia-a-dia da TV aparecem em programas eleitorais induzindo os seus seguidores com opiniões pessoais que nada tem a ver com a sua missão de pregadores; Meia dúzia de padres e bispos arrogantes e prepotentes que jogam ao chão o sacrifício de muitos dos seus companheiros que deram a vida pelas causas sociais, etc.
Incrível é que os cultos e/ou os que têm mais acesso às informações é que deveriam enxergar a realidade e, no entanto, é o pobre que vê e defende as idéias relativas a causas sociais.
Acredito que o Brasil desenvolveu muito com o governo LULA e é preciso mais tempo com DILMA para que essas mudanças e desenvolvimento sejam ratificados.
Postar um comentário