Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

3042 - A sofrida trajetória de Norma Jeane

Certamente, em algum momento da sua existência, você que lê esta postagem já tenha visto, lido ou escutado algo sobre a jovem Norma Jeane Mortenson, atriz, cantora e modelo nascida em 1º de junho de 1926 na cidade de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos da América. Esta linda garota entrou definitivamente para a galeria dos maiores ídolos da história do cinema sob o pseudônimo de Marilyn Monroe. 
Se você tem acesso a Netflix e alguma sensibilidade e empatia na alma, não pode deixar de assistir ao filme "Blonde" ("Loira"), baseado no romance de Joyce Carol Oates e dirigido por Andrew Dominik, que conta de forma intensa, angustiante, dolorosa e triste, muito triste, a tumultuada trajetória da menina linda, carente, frágil e submissa, que sucumbiu ainda jovem por sua delicadeza emocional em enfrentar as vicissitudes da carreira artística dominada por senhores os mais vis e canalhas. 
Não se enganem, "Blonde" é pesado, angustiante, perturbador, um verdadeiro soco no estômago em suas 2 horas e 47 minutos de duração. A esmerada produção da Netflix não economiza emoções e cenas de tirar o fôlego. A vida íntima e atribulada de Marilyn Monroe é mostrada sem subterfúgios, dentro do roteiro escolhido, com a história dolorosa da menina bonita e extremamente frágil que sofreu horrores com a mãe viciada, com o pai nunca conhecido, com estupro, abuso, violência, agressão física, abortos, humilhação e julgamentos frios e maldosos de quem não conhecia sua história. A delicada Norma Jeane não suportou a pressão e o pesado fardo da fama que lhe causou dores, decepções e desencanto com a vida e a carreira cinematográfica, levando-a a crises psicológicas terríveis, que a conduziram à tentativa de fuga da realidade através da ingestão constante de pílulas de medicamentos que, infelizmente, lhe causaram à morte precoce. O público idolatrava a Marilyn Monroe que brilhava intensamente no cinema, a mais cultuada "sex simbol" americana, mas desconhecia completamente a angústia e o sofrimento da atriz Norma Jeane que tentava fugir da dura realidade e dos seus fantasmas com mais e mais comprimidos, atormentada e sem o menor controle da própria existência.
A belíssima atriz Ana de Armas, que interpreta Marilyn adulta, e a garotinha Lily Fischer, que a interpreta ainda criança, dão um show de talento nos papéis mais importantes da trama. Vale um olhar atento à cena final em que acontece o escurecimento lento e cruciante do quarto de Marilyn.



Principais personagens de "Blonde":
Norma Jeane (Marilyn Monroe) - Adulta - Ana de Armas 
Norma Jeane (Marilyn Monroe) - Criança - Lily Fischer
Arthur Miller - Adrien Brody
Joe DiMaggio - Bobby Cannavale
Cass Chaplin - Xavier Samuel
Gladys - Julianne Nicholson
Miss Flynn - Sara Paxton
Yvet - Rebecca Wisocky
Eddy Robinson Jr. - Evan Williams
Whitey - Toby Huss
I. E. Shinn - Dan Butler
Mr. Z - David Warshofsky
Presidente John Kennedy - Caspar Phillipson 

Norma Jeane faleceu no dia 4 de agosto de 1962, com apenas 36 anos, em Los Angeles, Califórnia, vítima de uma overdose de barbitúricos.
Ingenuamente, muita gente imagina que as vidas dos milionários astros do cinema, da música e do esporte, são completamente preenchidas com momentos de felicidade e alegria. Ledo engano. O peso do sucesso e da fama quase sempre sacrifica essas figuras, que acabam se isolando do mundo real, presas na solidão e na individualidade paranoica. Que a Norma Jeane tenha conseguido, ao lado do Criador, finalmente descansar em paz, após tantos abusos sofridos de gente tão covarde e escrota!
Um grande abraço espinosense.  


segunda-feira, 26 de setembro de 2022

3041 - Neste dia, em 1969, era lançado Abbey Road

Há exatos 53 anos, no dia 26 de setembro de 1969, a melhor e mais influente banda de Rock and Roll do planeta lançava o seu 12º álbum, Abbey Road. Os Beatles de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr gravaram o disco entre os dias 22 de fevereiro a 20 de agosto de 1969 no Abbey Road e Trident Studios, em Londres, Inglaterra. A gravadora foi a Apple Records e a produção foi do genial George Martin. Um curioso fato relativo a este trabalho dos Fab Four é que, apesar de ter sido lançado como o penúltimo álbum da banda, ele foi gravado depois do último disco lançado pela banda, o "Let It Be". Muitos admiradores da banda consideram que "Abbey Road" é, indiscutivelmente, o mais perfeito e refinado trabalho do quarteto. São 17 canções, quase todas compostas pela dupla Lennon/McCartney, exceções feitas a "Something" e "Here Comes the Sun", criações de George Harrison, e "Octopus's Garden", de Ringo Starr. 
LADO 1
1) Come Together - 4:19
2) Something - 3:03
3) Maxwell's Silver Hammer - 3:27
4) Oh! Darling - 3:27
5) Octopus's Garden - 2:51
6) I Want You (She's So Heavy) - 7:47
LADO 2
7) Here Comes the Sun - 3:06
8) Because - 2:46
9) You Never Give Me Your Money - 4:02
10) Sun King - 2:26
11) Mean Mr Mustard - 1:06
12) Polythene Pam - 1:13
13) She Came in Through the Bathroom Window - 1:58
14) Golden Slumbers - 1:32
15) Carry That Weight - 1:37
16) The End - 2:20
17) Her Majesty - 0:23



Na fotografia que se celebrizou na capa do LP, os Beatles atravessam a rua numa faixa de segurança a poucos metros do Estúdio Abbey Road, local de gravação do álbum. Tirada no dia 8 de agosto de 1969 pelo fotógrafo escocês Iain Stewart Macmillan, a foto despertou entre os fãs e na mídia as mais fantasiosas versões, a mais famosa delas de que Paul, que aparece descalço na imagem, estaria morto. Isto porque ele aparece fora do passo dos parceiros, está de olhos fechados e carrega um cigarro na mão direita mesmo sendo canhoto. Além disso, há um carro fúnebre estacionado à direita e as especulações afirmavam que a placa do Fusca estacionado no lado esquerdo da rua queria dizer "Linda McCartney Widow" ("Linda McCartney Viúva") nas letras LMW e que Paul teria 28 anos se não estivesse morto, nos números 28 e nas letras IF (se). Uma "viagem" hilária saída da mente criativa dos amantes da música de então, em uma época em que essas elucubrações ainda não eram tachadas de fake News.
Passados tantos anos, o incrível é que a música dos Beatles continua impecável, moderna e maravilhosa, influenciando mais e mais pessoas pelo mundo.
No cenário da música mundial, o dia 26 de setembro também é especial, já que no ano de 1945 vinha ao mundo a segunda melhor cantora da minha predileção, atrás apenas da divina Elis Regina, a baiana soteropolitana Maria da Graça Costa Penna Burgos, a Gal, uma das mais lindas e afinadas vozes do planeta.  
Um grande abraço espinosense.






domingo, 25 de setembro de 2022

3040 - A terra da farra

Uma das mais visíveis e elogiáveis características do povo da nossa querida Espinosa certamente é o espírito festeiro. Na nossa cidade, tudo acaba se tornando motivo para uma festinha, uma confraternização, uma farra. Estão aí os muitos grupos de amigos que se reúnem constantemente para bater papo e "comer água", expressão singular bastante utilizada por nós, espinosenses, para designar a ação de se divertir bebendo com a galera. 
Ao contrário talvez da percepção dos jovens de hoje, os jovens de outrora, hoje circunspectos, sérios e recatados senhores da terceira idade, também se esbaldavam com prazer e entusiasmo nas farrinhas, muitos extremamente bem vestidos, como se pode notar na fotografia que publico abaixo, retirada, sem permissão (perdoe-me!), da página do Facebook do conterrâneo Sérgio Roberto Tolentino, o Robertinho, filho de Nelito, um dos irmãos proprietários do Cine Coronel Tolentino, onde vivi grandes e inesquecíveis emoções quando jovem.
Na imagem estão os então jovens Tone Lacrau, Uca de Horácio, Robertinho, Marcelo e Tim de Preto. Bons tempos das festinhas animadas e recatadas de Espinosa!
Um grande abraço espinosense. 


      

sábado, 24 de setembro de 2022

3039 - Corinthians é campeão do Brasileirão Feminino de novo!

Nesta tarde de sábado, 24 de setembro, ficamos conhecendo o novo campeão do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A. Depois de um empate em 1 x 1 na primeira partida da decisão realizada no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre, o Corinthians venceu a partida final pelo placar de 4 x 1 sobre o Internacional, gols de Jaqueline, Diany, Victória Albuquerque e Jheniffer para o time paulista e Sorriso para o time gaúcho, na Neo Química Arena em São Paulo, e sagrou-se campeão da competição pela quarta vez. O Timão é um dos maiores destaques do futebol nacional, participando das últimas seis finais do torneio, levantando a taça de campeão em quatro delas. Já o Internacional conquista o vice-campeonato na primeira final disputada. 
Nesta temporada de 2022, o campeonato teve a participação de 16 equipes: Atlético, Avaí/Kindermann, Bragantino, Corinthians, Cresspom, Cruzeiro, Esmac, Ferroviária, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Real Brasília (onde joga nossa conterrânea Rafa Soares), Santos, São José e São Paulo. A veterana atacante Cristiane, do Santos, foi a artilheira da competição com 13 gols marcados.
A grande final teve o recorde de público do futebol feminino no Brasil em partida entre clubes, com 41.070 pagantes na Neo Química Arena, com renda de R$ 900.981,00.

RESUMO DA DECISÃO DO BRASILEIRÃO FEMININO 2022:
CORINTHIANS 4 X 1 INTERNACIONAL
Motivo: Decisão do Campeonato Brasileiro Feminino 2022
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data: 24 de setembro, 14 horas
Arbitragem:
Árbitra: Charly Wendy Straub Deretti - SC/FIFA
Assistente 1: Leila Naiara Moreira da Cruz - DF/FIFA
Assistente 2: Fernanda Nândrea Gomes Antunes - MG/FIFA
Árbitro Vídeo: Igor Junio Benevenuto - MG/FIFA
Gols: Jaqueline (22 min. 1º tempo), Diany (45 min. 1º tempo), Victória Albuquerque (1 min. 2º tempo) e Jheniffer (46 min. 2º tempo) (Corinthians); Sorriso (13 min. 1º tempo) (Internacional) 
Cartões amarelos: Jaque Ribeiro, Jheniffer (Corinthians); Sorriso (Internacional) 
CORINTHIANS: Lelê, Diany, Andressa (Tarciane), Yasmin e Tamires; Gabi Zanotti (Gabi Morais), Victória Albuquerque e Jaqueline; Gabi Portilho (Juliete) , Adriana e Jheniffer (Grazi)
Técnico: Arthur Elias 
INTERNACIONAL: Mayara; Isabela Capelinha (Tâmara), Sorriso (Isa Haas), Bruna Benítes e Eskerdinha (Priscila); Juliana, Maiara Lisboa (Biazinha) e Duda Sampaio; Fabi Simões, Millene e Lelê
Técnico: Maurício Salgado



CAMPANHA DO CAMPEÃO CORINTHIANS:
PRIMEIRA FASE:
05/03/2022 - Sábado - Corinthians 2 x 1 Bragantino
14/03/2022 - Segunda-feira - Atlético 1 x 1 Corinthians
18/03/2022 - Sexta-feira - Corinthians 1 x 0 Cruzeiro
27/03/2022 - Domingo - Santos 1 x 2 Corinthians
03/04/2022 - Domingo - Corinthians 1 x 1 São Paulo
17/04/2022 - Domingo - Corinthians 3 x 0 Real Brasília
25/04/2022 - Segunda-feira - São José 0 x 5 Corinthians
01/05/2022 - Domingo - Corinthians 2 x 2 Ferroviária
15/05/2022 - Domingo - Cresspom 0 x 3 Corinthians
28/05/2022 - Sábado - Corinthians 4 x 0 Avaí/Kindermann
04/06/2022 - Sábado - Palmeiras 2 x 0 Corinthians
11/06/2022 - Sábado - Flamengo 1 x 2 Corinthians
18/06/2022 - Sábado - Corinthians 1 x 1 Internacional
03/08/2022 - Quarta-feira - Corinthians 4 x 0 Esmac
07/08/2022 - Domingo - Grêmio 2 x 2 Corinthians
QUARTAS DE FINAL
14/08/2022 - Domingo - Real Brasília 0 x 2 Corinthians
21/08/2022 - Domingo - Corinthians 1 x 0 Real Brasília
SEMIFINAL
27/08/2022 - Sábado - Corinthians 2 x 1 Palmeiras
10/09/2022 - Sábado - Palmeiras 0 x 4 Corinthians
FINAL
18/09/2022 - Domingo - Internacional 1 x 1 Corinthians
24/09/2022 - Sábado - Corinthians 4 x 1 Internacional

CAMPANHA DO VICE-CAMPEÃO INTERNACIONAL
PRIMEIRA FASE:
05/03/2022 - Sábado - Internacional 2 x 1 Cresspom
13/03/2022 - Domingo - Esmac 0 x 4 Internacional
21/03/2022 - Segunda-feira  - Internacional 2 x 0 São Paulo
27/03/2022 - Domingo - Ferroviária 2 x 0 Internacional
02/04/2022 - Sábado - Internacional 3 x 0 Bragantino
18/04/2022 - Segunda-feira - Atlético 0 x 1 Internacional
24/04/2022 - Domingo - Internacional 1 x 1 Flamengo
30/04/2022 - Sábado - Palmeiras 0 x 1 Internacional
16/05/2022 - Segunda-feira - Internacional 1 x 1 Cruzeiro
28/05/2022 - Sábado - Internacional 2 x 1 Real Brasília
05/06/2022 - Domingo - Grêmio 1 x 2 Internacional
11/06/2022 - Sábado - Internacional 3 x 1 São José
18/06/2022 - Sábado - Corinthians 1 x 1 Internacional
03/08/2022 - Quarta-feira - Internacional 3 x 2 Santos
07/08/2022 - Domingo - Avaí/Kindermann 2 x 1 Internacional
QUARTAS DE FINAL
15/08/2022 - Segunda-feira - Flamengo 1 x 3 Internacional
22/08/2022 - Segunda-feira - Internacional 1 x 1 Flamengo
SEMIFINAL
28/08/2022 - Domingo - Internacional 1 x 1 São Paulo
12/09/2022 - Segunda-feira - São Paulo 0 x 1 Internacional
FINAL
18/09/2022 - Domingo - Internacional 1 x 1 Corinthians
24/09/2022 - Sábado - Corinthians 4 x 1 Internacional

Campeões do Brasileirão Feminino:
• 2022: Corinthians
• 2021: Corinthians
• 2020: Corinthians
• 2019: Ferroviária
• 2018: Corinthians
• 2017: Santos
• 2016: Flamengo
• 2015: Rio Preto
• 2014: Ferroviária
• 2013: Centro Olímpico 



É muito gratificante ver a evolução do futebol feminino, com o surgimento de grandes craques no cenário brasileiro. Pena que as premiações ainda são vergonhosas. Mesmo com um aumento substancial de cinco vezes, a premiação do título do Brasileirão será de apenas 1 milhão de reais, um valor irrisório em se tratando de futebol profissional. Espero que as mulheres alcancem cada vez mais espaço e respeito no cenário da bola mundial, melhorando suas condições de trabalho, salários e premiações. E se aparecer algum marmanjão machista desacreditando no poder das mulheres, sugiro calçar as chuteiras e ir competir entre elas para sentir na pele a habilidade e o talento das meninas. 
Um grande abraço espinosense. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

3038 - Seja bem-vindo de volta à Série A, Cruzeiro!

Foram três temporadas, 1.017 dias e 107 jogos, amargando uma angústia de estar disputando não a elite do futebol brasileiro, seu lugar de direito, mas a temida segunda divisão, situação esta que a torcida cruzeirense nunca imaginava vivenciar com sua equipe vencedora de tantas competições ao longo dos seus 101 anos de existência. Mas o pesadelo real, traumático e desanimador foi-se embora na noite da última quarta-feira, quando pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Cruzeiro goleou o carioca Vasco da Gama no Mineirão por 3 x 0, com gols marcados por Filipe Machado, Edu e Luvannor. Com a vitória presenciada por uma torcida empolgada com o feito no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro conseguiu alcançar a pontuação de 68 pontos, o que matematicamente lhe garante a ascensão sem depender de nenhum outro resultado. A conquista do título da Série B também é praticamente certa, dada a distância para o segundo colocado na tabela de classificação, atualmente o Grêmio, um abismo de 15 pontos.    


A história do rebaixamento do Cruzeiro para a segunda divisão começou com a incrível bagunça na administração do clube durante alguns anos, culminando no efetivo descenso no dia 8 de dezembro de 2019, na derrota por 2 x 0 para o Palmeiras na 38ª e última rodada do Brasileirão, em pleno Mineirão de tantas glórias conquistadas. Com dívidas impagáveis, perda de pontos e uma folha salarial milionária que teve que ser revista, a debandada dos grandes nomes do elenco se tornou inevitável. Com enormes dificuldades financeiras, a montagem de uma equipe competitiva foi se tornando complicado, até que apareceu o milionário ex-jogador Ronaldo Nazário para comprar o clube e dar uma ponta de esperança à apaixonada torcida celeste. Causava desconforto na torcida o fato de o Cruzeiro ser o primeiro time considerado grande que não retornava à elite logo no primeiro ano após a queda. Nem os famosos treinadores Vanderlei Luxemburgo e Felipão tiveram êxito com a equipe. Sob pesados cortes de despesas, salários atrasados, dificuldade de pagar contas básicas como água, luz e telefone, dispensa de ídolos como Fábio e aposta em atletas jovens e desconhecidos, a SAF-Sociedade Anônima do Futebol recém criada, apostou no simples e na reformulação total do clube, com uma política de pés no chão sem loucuras, e o resultado se fez vitorioso nesta temporada de 2022, após três longos e desgastantes anos de espera.  


O pesadelo terminou agora, no dia 21 de setembro de 2022, com o retorno tão esperado pela torcida. Um dos principais responsáveis por tão importante triunfo é o jovem treinador uruguaio Paulo Pezzolano. Até a 31ª rodada, o clube da Toca da Raposa venceu 20 partidas, empatou oito e perdeu apenas três (Bahia, 2 x 0, Vasco, 1 x 0 e Guarani, 1 x 0) marcando 44 gols, sofrendo 16, com saldo de 28 e um aproveitamento incrível de 73%. Foram 68 pontos conquistados, o que lhe garantiu a ascensão antecipada O time conquistou a façanha de ter o acesso mais rápido da história da segunda divisão, ainda com sete rodadas a serem realizadas, um jogo a mais que Corinthians (em 2008), Palmeiras (em 2013) e Portuguesa (em 2011). Uma outra conquista, desta vez fora de campo, é a excelente média de público, com 40.002 torcedores por jogo. Nacionalmente, só perde para as duas maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians. O time está invicto em casa em 16 jogos disputados, com 14 vitórias e 2 empates, um aproveitamento de 91,6%.

FICHA TÉCNICA DO JOGO DO ACESSO: 
CRUZEIRO 3 X 0 VASCO
MOTIVO: 31ª rodada do Brasileirão da Série B
LOCAL: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
DATA: 21 de setembro de 2022, às 21h
ARBITRAGEM: Flávio Rodrigues de Souza (SP), assistentes Alex Ang Ribeiro e Gustavo Rodrigues de Oliveira, quarto árbitro Wanderson Alves de Sousa, e VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
PÚBLICO: 59.204 torcedores
RENDA: R$ 2.974.486,00
CARTÕES AMARELOS: Kaiki e Stênio (Cruzeiro); Paulo Victor e Yuri Lara (Vasco)
GOLS: Filipe Machado (24 min. 1º tempo), Edu (14 min. 2º tempo) e Luvannor (40 min. 2º tempo)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Kaiki (Marquinhos Cipriano), Felipe Machado, Neto Moura (Willian Oliveira) e Bruno Rodrigues; Stênio (Wesley Gasolina), Edu (Luvannor) e Lincoln (Daniel Júnior)
Técnico: Paulo Pezzolano
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Gabriel Pec), Danilo Boza, Anderson Conceição e Paulo Victor (Edimar); Yuri Lara, Andrey Santos, Marlon Gomes (Fábio Gomes) e Nenê (Alex Teixeira); Eguinaldo e Raniel (Figueiredo)
Técnico: Jorginho



É óbvio que o Cruzeiro será obrigado a reformular boa parte do seu elenco atual, já que o nível de exigência da Série A é completamente diferente. Mas a esperança do proprietário do clube, Ronaldo, é o garantido incremento de valores, calculado em cerca de 400%, nas cotas das competições e patrocínios que deverão ser conquistados. Então a torcida cruzeirense deve comemorar muito mesmo o retorno à elite do futebol brasileiro, com possibilidades de voltar a brigar por títulos, se não nos primeiros anos de volta, certamente em um cenário de médio prazo. 
Parabéns aos cruzeirenses e boa sorte na sua recuperação econômica e esportiva! Ter os três grandes clubes mineiros na elite do futebol brasileiro é gratificante e saudável para todo mundo. 
Um grande abraço espinosense e atleticano. 


terça-feira, 20 de setembro de 2022

3037 - Márcio Ronie, o "Piaba", é campeão de novo no Jiu-Jitsu!

Craques, em muitas modalidades do esporte, Espinosa sempre teve aos montes. Mas nunca tivemos um momento em nossa história em que os nossos atletas se destacaram tanto em projeção nacional como agora, com tantos espinosenses brilhando no cenário profissional. Se antigamente os destaques se davam no contexto amadorístico dos esportes, atualmente os nossos atletas conseguiram extrapolar fronteiras e alçar voos mais altos, levando positivamente o nome da nossa Espinosa ao resto do país e até ao exterior, como o fez com imenso brilho a nossa "Menina de Ouro", a gigante, vitoriosa e campeoníssima Ana Patrícia Souza Ramos, a Pathy. Outras figuras de destaque, como o nosso goleiro Ivan, a zagueira da equipe feminina do Real Brasília que disputa o Brasileirão da Série A, Rafa Soares, e os jovens jogadores de futebol que buscam o sucesso como Guerrón, Vinícius e Riquelme, entre outros, só nos enchem de orgulho.



Neste final de semana, mais um atleta de grande valor e qualidade brilhou levando o nome de Espinosa ao pódio de uma competição importante de Jiu-Jitsu. O lutador espinosense Márcio Ronie Hilário dos Santos, da equipe Pascoal JJ, carinhosamente chamado de "Piaba", sagrou-se Campeão na categoria "Masculino/Preta/Master 2/Leve" no 31º Campeonato Brasileiro Interclubes de Jiu-Jitsu, competição organizada pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu (LBJJ), fundada em 13 de julho de 1991 pelo Mestre Adair Alves e parceiros. O evento foi realizado nas dependências da UNIFEMM – Centro Universitário, em Sete Lagoas (MG).



Parabéns ao nosso competentem dedicado e vitorioso atleta Márcio Ronie, o "Piaba", por mais esta importante conquista! E obrigado por valorizar o nome da nossa Espinosa pelo Brasil, ao mesmo tempo em que se apresenta como um exemplo positivo aos nossos jovens para que dediquem-se não só à Educação, fundamental e sábia decisão, mas também a saudável prática do esporte. Não podemos deixar também de reconhecer, parabenizar e agradecer aos seus patrocinadores, que lhe dão condições para participar dessas competições realizadas distante da nossa cidade.
Valeu, Piaba! Nos orgulhamos de você!
Um grande abraço espinosense.



segunda-feira, 19 de setembro de 2022

3036 - Nos "desgramados" da cidade

Jogar futebol é a atividade esportiva mais prazerosa para milhões de aficionados atletas profissionais e amadores espalhados pelo mundo inteiro. Nos tempos atuais, essa atividade tão saudável, gostosa e agradável de brincar com a bola nos pés, ficou um tanto menos traumática e desconfortável. É que, com o progresso e o desenvolvimento das cidades, proliferaram os campos de gramado natural ou sintético, deixando ainda mais aprazível e satisfatória a prática do futebol.
Quando criança, adolescente e jovem rapaz em Espinosa, era (e continuo sendo) um viciado em futebol, jogando bola o máximo de tempo que podia, em quaisquer lugares, seja no leito ou nas margens dos rios, na rua de paralelepípedos, nas praças sem infraestrutura ou nos mais diversos campos da sede ou da zona rural da cidade. Campo gramado naquela época era uma realidade completamente inatingível, totalmente fora da imaginação. O único espaço disponível com alguma grama para a prática de bater uma bolinha eram os jardins da Praça Antonino Neves e uma pequena extensão gramada ao lado da sede da Cotesp, a extinta empresa telefônica da cidade de Espinosa. O nosso cotidiano era jogar em campos duros de terra batida, sofrendo com as "raladuras" nas pernas após os "carrinhos" dados e as quedas sofridas depois das entradas fortes e violentas dos adversários. E para piorar a dor e o sofrimento, ainda tínhamos que passar no local da ferida o temido antisséptico Merthiolate, que ardia mais que pimenta malagueta.
Joguei bola nos mais diferentes campos de futebol, antigamente todos "desgramados". Tinha campo localizado na praça com o boteco logo atrás do gol; tinha campo localizado perto do cemitério com a porta bem diante das traves; tinha campo que servia de pasto para o gado a semana toda; tinha campo onde de um gol não se via o outro, tamanha a curvatura do terreno; tinha campo forrado de pequenas pedras; tinha campo no barranco do rio; tinha campo no meio da lagoa na época da seca; tinha campo na pracinha, com gols formados de tijolos ou pares de sandália; enfim, tinha campo de todos os formatos e pisos. E isto importava alguma coisa? Que nada! O importante era a festa, a alegria de correr atrás da bola.
O melhor e principal campo da cidade de Espinosa era o "Campão", localizado onde funciona atualmente o Mercado Municipal. Piso de terra duro, mas bem certinho, sem buracos. Ali eram realizados os jogos dos grandes times da cidade que jogavam aos domingos à tarde entre si ou contra equipes da região. Era o maior acontecimento naqueles tempos em que a televisão era ainda uma novidade disponível apenas para os ricos. Com o desenvolvimento da cidade de Espinosa, o "Campão" deu lugar ao novo Mercado, durante a ótima administração do prefeito Paulo Cruz, gerando, acreditem, uma reação negativa de muitos espinosenses, à época. Muitos outros campos disponíveis na cidade sumiram do mapa, dando lugar a praças, casas, prédios públicos e outras construções. Entre esses podem ser listados o Campo dos Barrigudos, onde hoje estão vários estabelecimentos comerciais na Avenida Minas Gerais, o campo do Santos Dumont, que hoje é a Praça Ieié Antunes, o campo na lagoa no fundo do cinema, hoje tomado por casas residenciais, e o campo do Panorama, onde atualmente está localizado a Unidade Básica de Saúde Nélson Alves da Cruz. 
Com a construção do novo Estádio Caldeirão, as coisas ainda demoraram um tempo até que finalmente o gramado fosse instalado. Uma conquista e tanto para os desportistas espinosenses. Pena que o gramado, com o tempo, foi sofrendo com a falta de água e com a proliferação da chamada "grama de burro" ("Cynodon dactylon"), que o deixou bastante penoso para a prática do melhor futebol. Espero que muito em breve uma reforma geral seja feita, com todo o gramado sendo substituído por espécie mais adequada ao tempo seco da região, mas com qualidade superior à atual. 
Os atuais aficionados por futebol não podem reclamar, pois hoje eles têm acesso a uniformes bonitos e modernos, a bolas de alta performance, a chuteiras leves e macias e a campos gramados de qualidade excelente, muito diferente do que vivemos no passado. A prova está logo aí embaixo, nessas velhas imagens dos tempos idos de campos sem muita estrutura no passado, o que não impediu atuações impecáveis de grandes craques da bola. 
Um grande abraço espinosense.        


Campo na zona rural, local não identificado: Dino, Gera, Inga e Nivaldo Faber de camisa azul 

Campão: Jorjão, Manelão, Messias, Jânio, Alício de Peone, Dai e Liro em jogo do Cruzeirinho

Campão: com o árbitro Quincão (de branco) apitando o clássico Espinosense x Santa Cruz 

Palmeirinhas: Bené, Edmílson, Alexandre, Gena, Célio, Ernani, Tatuzinho, Dal e Lucas

Campo dos Barrigudos: com a presença de Luiz Ribeiro e Ieié Antunes 
     

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

3035 - Futebol da juventude em Espinosa

A nossa querida Espinosa esteve animada nos últimos dias na área esportiva, com a realização das finais dos campeonatos de futebol da garotada, nas categorias sub-13 e sub-17. 
Na manhã ensolarada do sábado, dia 3 de setembro, o gramado do Estádio Caldeirão foi tomado pelos meninos do sub-13, que apresentaram aos aficionados pelo futebol na cidade, os seus talentos com a bola. Em uma final empolgante, a equipe da Vila de Santana sagrou-se campeã da competição ao vencer a equipe do Real Fênix pelo placar de 3 x 1.
Antes de a bola rolar na grande decisão, os atletas e torcedores ouviram a execução do Hino Nacional Brasileiro e fizeram uma homenagem ao falecido espinosense Nélson Cola, com um minuto de silêncio. O trio de arbitragem teve como árbitro o grande desportista Nei e como auxiliares nas bandeiras, Van Show e Edinho. A narração ficou com o locutor Flávio Hércules e os comentários com Wagner Oliva e Fidel. A transmissão completa da partida foi feita pelo canal do YouTube da TV Espinosa.

Imagens: Wagner Oliva.






Na manhã escaldante do último domingo, 11 de setembro, o Estádio Caldeirão recebeu um bom número de torcedores que foram acompanhar e prestigiar a final do campeonato sub-17 entre Jota Júnior e Campinhos. E não tiveram do que reclamar, pois em uma partida emocionante, a garotada do Jota Júnior suplantou a turma do Campinhos e venceu por um placar apertado de 3 x 2.
Parabéns à administração do prefeito Mílton Barbosa Lima, à dinâmica atuação do secretário de Esportes Wagner Oliva, bem como à toda sua equipe pela organização desses eventos esportivos que proporcionam o lazer à comunidade, abrem oportunidades aos nossos jovens de mostrarem seus talentos, além de direcioná-los para a saudável prática de esportes. Que venham muitas mais competições esportivas nas mais variadas modalidades! 
Um grande abraço espinosense.

Imagens: Wagner Oliva.




sábado, 10 de setembro de 2022

3034 - "Sessentei"!

"Sessentei"! Tornei-me um jovem sexagenário neste 4 de setembro! Confesso que nunca me imaginei chegando aos 60 anos de vida, assim como o fez brilhantemente o gênio da música Paul McCartney na sua canção "When I'm Sixty-Four". Mas o encanto divino se realizou e eu só tenho que agradecer a Deus pela dádiva da vida, pela saúde ainda um tanto quanto preservada e pela amizade, carinho e consideração dos meus familiares e amigos queridos que vieram me prestigiar em uma modesta e limitada celebração. A propósito, gostaria muito de possuir melhor condição econômica para ter chamado mais e mais amigos e familiares queridos, mas infelizmente não a tenho. Tive condição de convidar apenas pouco mais de 90 pessoas, o que me forçou a deixar de fora familiares e amigos muito queridos. Infelizmente! A estes, peço perdão para que não criem e nem mantenham rancor por mim. Ódio não faz bem a ninguém, principalmente a quem o acolhe no coração!



Quero deixar registradas aqui as pessoas queridas que se foram e que certamente estariam presentes comigo neste encontro festivo: minha mãe Juvercina, a dona Zu; meu filhinho Ricardo, que completaria seus 34 anos no dia 2 de agosto passado, meus amigos-irmãos da Rua da Resina Jésus Natalino Vieira, José Valite (o Negão), Geraldo Gonçalves Lopes (o Gera de Vavá), Dalton Nunes Xavier e o meu compadre Jorge Adaílson Cordeiro dos Santos, além dos meus saudosos amigos e colegas de BB Izaías Mariano Mendes (o Zazá) e Djair Luiz Fróis.
Quero lamentar os que, infelizmente, não puderam estar presentes na nossa confraternização, especialmente as minhas tias mais queridas, Tia Lia e Tia Cleide, minha sogra Nininha, minha amada amiga e colega Lena Soares e meu mestre José da Conceição Santana, pessoa por quem tenho imensa admiração pela sabedoria e clarividência, que não veio por conta do nascimento da sua segunda netinha, a Luma.



Quero também agradecer de coração aos que vieram me prestigiar, os amigos e familiares daqui de Montes Claros e os que vieram de outras cidades, como D´Arc minha irmã e meus sobrinhos Betânia e Rafael com suas famílias, e mais os grandes amigos que vieram de Espinosa; meus amigos Tonhão e Márcia que vieram lá da longínqua Salvador; meu amigo Salvo que veio de Guanambi; meus compadres e amigos do peito Maurício e Anny que vieram de Vitória da Conquista; minha filha de coração Nubiê que veio lá de São Paulo; e meu irmão Zé com sua esposa Júlia que vieram da muito distante Gurupi, lá no estado do Tocantins. E claro, meu filhinho Renato que veio lá do Sul de Minas, quase Sampa, da cidade de Pouso Alegre, para compartilhar este momento comigo. A vocês todos a minha gratidão pelo carinho e consideração. Amo vocês! 
Não posso deixar de agradecer, obviamente, a Deus, que me deu a dádiva da vida e a saúde para que eu pudesse completar 60 anos de caminhada terrena, e também à minha amada esposa Cléa Márcia, que me atura e me acompanha por mais de 40 anos, sempre presente nos bons e maus momentos da vida. Gratidão plena! 
Finalizando, meu agradecimento a Francine e à toda a equipe do Terracota Buffet e aos músicos por quem tenho grande admiração, Vlad Ribeiro e seus parceiros do Vladwostock, Fabrício e Fred, que nos animaram encantadoramente até o início da madrugada do domingo. 
Muito obrigado a todos! E agradecimento a Deus por ter proporcionado a todos os que vieram de longe, o retorno às suas casas em total tranquilidade, segurança e saúde. 



Nesta já enorme trajetória de vida, só tenho o que agradecer. As dores e perdas que sofri durante o longo caminho e para as quais ainda não consegui respostas, espero obtê-las quando a viagem final ocorrer.
Como presente do Criador, peço saúde, humildade e clarividência para jamais destilar ódio nem disseminar falsidades, seguindo a caminhada terrena com retidão, benevolência e discernimento, terminando meus dias em paz e com consciência, autonomia e independência para não depender de outrem. E que minha partida final seja rápida, serena e indolor. Que o bom Deus atenda minhas preces!  
Um grande abraço sexagenário espinosense.



sexta-feira, 9 de setembro de 2022

3033 - "Partilhar" é mais do que preciso

Tenho me encantado com dezenas, centenas, talvez milhares de canções desde que me entendo por gente. São músicas que me tocam o coração, aliviam minha alma, eternizam momentos maravilhosos e me provocam as mais gostosas sensações. Listá-las todas aqui seria uma árdua e ampla tarefa, então nominarei apenas umas dez das canções que têm enorme significado em minha já longa caminhada. "Imagine" (John Lennon e Yoko Ono), "Muito Estranho" ("Cuida Bem de Mim") (Dalto e Claudio Rabello), "Canteiros" (Raimundo Fagner, em poema de Cecília Meirelles), "My Love" (Paul McCartney), "O Que É, O Que É" (Gonzaguinha), "Super-Homem, a Canção" (Gilberto Gil), "Stairway to Heaven" (Robert Plant e Jimmy Page), "Detalhes" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), "Como Dois Animais" (Alceu Valença), "Pais e Filhos" (Eduardo Dutra Villa Lobos, Marcelo Augusto Bonfá e Renato "Russo" Manfredini Junior), "Atrás da Porta" (Chico Buarque de Hollanda, na sublime, emocionante e inigualável interpretação de Elis Regina), "Fogo" (Elcio Barretti e Fernando (Dinho) de Ouro Preto) e "Onde Deus Possa Me Ouvir" (Vander Lee). Essas treze canções são só um apanhado das muitas canções que me extasiam "ad infinitum". É um duro exercício emocional ter que escolher apenas pouco mais de dez canções em um universo de milhares de músicas tão incríveis e admiráveis.



Mais além dessas tantas, uma música composta mais recentemente conquistou meu coração e conseguiu a proeza de entrar para a minha seleta lista das canções amadas, a canção "Partilhar" de Rubel. O artista Rubel Brisolla é natural de Volta Redonda (RJ), nascido em 10 de abril de 1991. Suas composições são maravilhosas e esta em particular, "Partilhar", é uma obra-prima para mim. Viva a Música! Viva Rubel!
Um grande abraço espinosense.

  



PARTILHAR
(Rubel)

Se for preciso, eu pego um barco e remo
Por seis meses, como peixe pra te ver
Tão pra inventar um mar grande o bastante
Que me assuste, e que eu desista de você

Se for preciso, eu crio alguma máquina
Mais rápida que a dúvida, mais súbita que a lágrima
Viajo a toda força, e num instante de saudade e dor
Eu chego pra dizer que eu vim te ver

Eu quero partilhar
A vida boa com você

Que amor tão grande tem que ser vivido a todo instante
E a cada hora que eu tô longe é um desperdício
Eu só tenho 80 anos pela frente
Por favor, me dá uma chance de viver

Eu quero partilhar
A vida boa com você

Se for preciso, eu giro a Terra inteira
Até que o tempo se esqueça de ir pra frente e volte atrás
Milhões de anos, quando todos continentes se encontravam
Pra que eu possa caminhar até você

Eu sei, mulher, não se vive só de peixe, nem se volta no passado
As minhas palavras valem pouco e as juras não te dizem nada
Mas se existe alguém que pode resgatar sua fé no mundo, existe nós

Também perdi meu rumo, até meu canto ficou mudo
E eu desconfio que esse mundo já não seja tudo aquilo
Mas não importa, a gente inventa a nossa vida
E a vida é boa, mas é muito melhor com você

Eu quero partilhar
A vida boa com você

Não tem, pra trás, nada
Tudo que ficou tá aqui

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

3032 - Morreram Nelson Cola em Espinosa e Rafaela Estrela em Belo Horizonte

Depois de um período sem notícias tristes de partidas de pessoas conhecidas, eis que o nosso coração espinosense se entristece novamente com duas perdas grandes para a nossa comunidade. 
Em Espinosa faleceu o senhor Nelson Tolentino, fazendeiro e empreendedor bastante conhecido na região como Nélson Cola. Nelson destacou-se na produção e comercialização de algodão na época áurea da produção da commodity agrícola na nossa cidade.
Ao amigo Josias e demais familiares, o meu sincero sentimento de pesar. Que Nelson Cola descanse em paz! 



Em Belo Horizonte faleceu a jovem Rafaela Estrela, filha do meu grande amigo Ernanni Coelho Prates e da Simone Estrela. Para quem desconhece, Ernanni é um craque de bola que jogou pelo Cruzeirinho, filho de Dona Aparecida e do saudoso Larry.
Ao amigo Nanni e a Simone, bem como aos demais familiares, o meu sincero sentimento de pesar e toda a minha solidariedade neste momento tão duro e difícil. Que a Rafa esteja bem e feliz por se transformar na estrela que carrega no nome. 



Um grande abraço espinosense.