Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 30 de julho de 2019

2230 - Velhos, que nada!

Está fazendo o maior sucesso na Internet atualmente um aplicativo que permite às pessoas visualizar seus rostos com perfis diferentes e imaginar com que aparência ficarão quando estiverem bem idosos. Virou uma febre mundial o tal do FaceApp!
Mas se você quer mesmo envelhecer com saúde, clarividência e tesão pela vida, inspire-se no clipe da música "Run" da banda "Foo Fighters" que faz parte do álbum "Concrete and Gold", lançado em 15 de setembro de 2017.
Para quem desconhece, a banda Foo Fighters nasceu no ano de 1994 em Seattle, Washington, com um rock alternativo pulsante, uma mistura de grunge, hard rock e post-grunge. Tudo começou quando a banda Nirvana acabou, com a trágica morte do ídolo Kurt Cobain. Dave Grohl era o baterista do Nirvana e compusera algumas músicas próprias. Com o fim da banda, ele resolveu então juntar essas canções e gravá-las, tocando todos os instrumentos, já que ele é um exímio multi-instrumentista. Feito isso, criou o nome "Foo Fighters" para a divulgação do seu trabalho, inspirando-se no termo usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, os chamados OVNIs. Para divulgar o trabalho em shows, foi preciso montar uma banda e aí o sucesso chegou rápido e não mais parou. A banda já ganhou 12 Grammy e mais outras várias premiações.

O mais recente álbum é o nono de estúdio da banda de rock Foo Fighters, lançado em 15 de setembro de 2017, com onze canções:
1. "T-Shirt" 1:22
2. "Run" 5:23
3. "Make It Right" 4:39
4. "The Sky Is a Neighborhood" 4:04
5. "La Dee Da" 4:02
6. "Dirty Water" 5:20
7. "Arrows" 4:26
8. "Happy Ever After (Zero Hour)" 3:41
9. "Sunday Rain" 6:11
10. "The Line" 3:38
11. "Concrete and Gold" 5:31
 

O Foo Fighters é composto por:
Dave Grohl (vocal e guitarra)
Nate Mendel (baixo)
Taylor Hawkins (bateria)
Chris Shiflett (guitarra)
Pat Smear (guitarra)
Rami Jaffee (teclados)

Álbuns de estúdio
Foo Fighters (1995)
The Colour and the Shape (1997)
There Is Nothing Left to Lose (1999)
One by One (2002)
In Your Honor (2005)
Echoes, Silence, Patience and Grace (2007)
Wasting Light (2011)
Sonic Highways (2014)
Concrete and Gold (2017)

Um grande abraço espinosense.



Run (Corra)
Foo Fighters

Wake up (Acorde)
Run for your life with me (Corra por sua vida comigo)
Wake up (Acorde)
Run for your life with me (Corra por sua vida comigo)

In another perfect life (Em outra vida perfeita)
In another perfect light (Em outra luz perfeita)
We run (Nós corremos)
We run (Nós corremos)
We run (Nós corremos)

The rats are on parade (Os ratos estão marchando)
Another mad charade (Outra louca charada)
What you gonna do? (O que você irá fazer?)
The hounds are on the chase (Os cães estão perseguindo)
If everything's erased (Se tudo for apagado)
What you gonna do? (O que você irá fazer?)
I need some room to breath (Eu preciso de espaço para respirar)
You can stay asleep (Você pode ficar adormecido)
If you wanted to (Se você quiser)
They say that nothing's free (Eles dizem que nada é livre)
You can run with me (Você pode correr comigo)
If you wanted to (Se você quiser)
Yeah, you can run with me (Sim, você pode correr comigo)
If you wanted to (Se você quiser)

Before the time runs out (Antes que o tempo acabe)
There's somewhere to run (Há algum lugar para correr)

Wake up (Acorde)
Run for your life with me (Corra por sua vida comigo)
Wake up (Acorde)
Run for your life with me (Corra por sua vida comigo)

In another perfect life (Em outra vida perfeita)
In another perfect light (Em outra luz perfeita)
We run (Nós corremos)
We run (Nós corremos)
We run (Nós corremos)
Run! (Corra!)

We are the nation's stakes (Nós somos as apostas da nação)
If everything's erased (Se tudo for apagado)
What you gonna do? (O que você irá fazer?)
I need some room to breath (Eu preciso de espaço para respirar)
You can run with me (Você pode correr comigo)
If you wanted to (Se você quiser)
Yeah, you can run with me (Sim, você pode correr comigo)
If you wanted to (Se você quiser)

Before the time runs out (Antes que o tempo acabe)
There's somewhere to run (Há algum lugar para correr)

Wake up (Acorde)
Run for your life with me (Corra por sua vida comigo)
Wake up (Acorde)
Run for your life with me (Corra por sua vida comigo)

In another perfect life (Em outra vida perfeita)
In another perfect light (Em outra luz perfeita)
We run (Nós corremos)
We run (Nós corremos)
We run (Nós corremos)
Run! (Corra!)

2229 - Formatura de Rodrigo Tolentino

Começam a chegar mais boas notícias espinosenses no campo da Educação. Que bom! Há pouco, tomei conhecimento, sempre com muito prazer e alegria, da formatura do jovem Rodrigo Maciel Antunes Tolentino. Rodrigo, que é filho de Maurício Antunes da Silva e de Maria de Fátima Tolentino Cardozo, está-se formando em Engenharia Civil pelas Faculdades Santo Agostinho, campus de Montes Claros, turma de 2019.
Haverá Missa de Ação de Graças na Igreja Menino Jesus de Praga no Bairro Alice Maia às 20 horas do dia 7 de agosto. E a Sessão de Homenagens acontecerá a partir das 20 horas do dia 8 de agosto no Espaço OAB Eventos no Bairro Ibituruna.
Aos pais, Maria de Fátima e Maurício, o reconhecimento pelo apoio incondicional à árdua luta do filho em busca da formação profissional.
Ao Rodrigo, os parabéns pela vitória de extrema importância, pela dedicação ferrenha no aprendizado do curso e pela consciência de deixar em segundo plano, temporariamente, os prazeres mundanos para focar apenas nos estudos. Que sua vida seja recheada de conquistas prazerosas tanto na esfera pessoal quanto na profissional e que sua trajetória seja baseada, sempre, na honestidade, na ética, no profissionalismo, na beneficência e no respeito aos demais cidadãos de quaisquer estirpe.
Um grande abraço espinosense.



domingo, 28 de julho de 2019

2228 - Banco do Brasil é o Campeão do Torneio dos Bancários 2019

A manhã ensolarada mas um tanto quanto fria do sábado, 27 de julho de 2019, foi um cenário especialmente propício para a grande final do Torneio dos Bancários realizada no Clube dos Bancários em Montes Claros. O dia estava tão bonito que até uma seriema resolveu se manifestar, mesmo escondida na vegetação, soltando seu cantar bastante diferenciado e inconfundível. 
Na decisão do título do torneio de futebol que reuniu os representantes das instituições financeiras da cidade de Montes Claros: Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Bradesco, Caixa Federal, Itaú e Santander, chegaram com campanhas distintas o Itaú e o BB. Enquanto o jovem e arrojado time do Itaú chegou à final com uma trajetória sem percalços, considerada tranquila e sossegada, o time do Banco do Brasil experimentou momentos de incrível turbulência durante sua caminhada. Por ter equivocadamente inscrito o atleta Valmir, que não mais trabalhava como vigilante no BB, o time perdeu os 3 pontos conquistados na suada vitória sobre o BNB. Em outra partida, conseguiu a proeza de protagonizar fato raro no esporte. Em uma rodada em que teria de enfrentar a equipe do Santander, o time do BB precisava apenas estar presente em campo uniformizado e com o número mínimo de atletas para faturar os pontos do adversário por W.O., que já havia adiantado não comparecer. Como faltou um único jogador ao mínimo necessário em campo no time do BB, o árbitro acabou tendo de registrar W.O. para ambas as equipes, um fato surreal jamais vivenciado por mim na minha longa carreira de amante da bola. Mas contra todas as vicissitudes, o time do BB conseguiu se classificar após uma arrancada sensacional, com excelentes e aguerridas atuações, batendo o Bradesco por 3 x 0 e a Caixa por 5 x 2 na semifinal. 
Para o jogo final, enquanto o Itaú entrou em campo com o time completo, o time do BB não contou com um dos seus maiores destaques, o meio-campista Netinho, e mais os atacantes Silvano e Jonathan. Com força máxima, o Itaú apostou na marcação forte no meio de campo e na pressão no ataque, com muitos chutes de fora da área, e nos cruzamentos fechados para a tentativa de finalização dos seus atacantes, sem muita eficiência e contidos pela excelente atuação do goleiro Caio. Já o time do BB apostou no posicionamento fechado na defesa, com a ideia de aproveitamento cirúrgico dos contra-ataques, no que foi extremamente feliz na decisão. Em duas jogadas rápidas de contra-ataque, o cracaço de bola Carlão colocou Danilow na cara do gol para só escorar a bola e marcar o primeiro gol e Ernani, de chapa com o pé direito, conseguiu superar o goleiro adversário e marcar o gol que daria o título ao seu time. O Itaú diminuiu, com um desvio leve de cabeça de Eduardo após lançamento na área, mas não foi suficiente para evitar a vitória bebeana. 

BB Campeão: Em pé: Ernani, Alysson, Pedrão, Danilow, Tiãozinho, Damata e Caio;
Agachados: Carlão, Longuinhos, Serginho, Deraldo, Neto, Juninho e Eustáquio. 


Vice-Campeão Itaú

Com o apito final do árbitro Kyu, que teve ótima atuação, os vencedores e vencidos receberam os seus troféus de Campeão e Vice em clima de muita camaradagem, respeito e harmonia. Terminada a entrega dos troféus, aí foi hora de todo mundo ir para o barzinho do Clube dos Bancários para tomar uma cerveja gelada, fazer a resenha do jogo e ouvir uma musiquinha ao vivo.







O Banco do Brasil, com dedicação formidável dos seus atletas, venceu o jogo decisivo contra o Itaú por 2 x 1, com gols de Danilow e Ernani para o BB e Eduardo para o Itaú. O BB jogou com Caio, Tiãozinho, Longuinhos e Serginho; Alysson, Eustáquio, Carlão e Ernani; Danilow e mais Damata, Deraldo, Pedrão, Juninho e Neto. Estiveram ausentes da final o goleiro Aldeir, os defensores Uérmison e Ismael, o craque meio-campista Netinho e os atacantes Bruno, Silvano e Jonathan. 
Um grande abraço espinosense.   


         

quinta-feira, 25 de julho de 2019

2227 - Dia de São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas

Hoje é comemorado, pelos católicos, o Dia de São Cristóvão. A história deste santo que se tornou o protetor dos viajantes e motoristas é um tanto quanto controversa. Diz a lenda que o hoje santo era um guerreiro extremamente alto, musculoso e forte que lutava por reis que o contratasse para suas batalhas. Nascido na Palestina, Reprobus, como era chamado, cansado de lutar por eles, decidiu procurar patrão mais poderoso e saiu à procura do famigerado e dito poderoso Satanás, a quem passou a seguir. Após um encontro casual com um eremita, eis que este o converte à fé cristã, mostrando ser Deus o ser mais poderoso do mundo e a quem ele deveria servir, espalhando caridade e amor por onde passasse. A partir dali, o gigante Reprobus passou a fazer a travessia de pessoas nos seus ombros largos através de um rio longo e caudaloso que cotidianamente ceifava vítimas por afogamento. Com sua força descomunal e tamanho privilegiado, levava gratuitamente os viajantes de um lado para o outro do rio, até que certo dia apareceu uma criança. Reprobus iniciou tranquilamente a travessia com a leve criança nos ombros mas percebeu que a cada passo dado o peso dobrava e foi com imensa dificuldade e sacrifício que conseguiu terminar a tarefa de chegar à outra margem. Ofegante e intrigado, o gigante disse ao menino que ele parecia ter todo o peso do mundo, ao que este respondeu: "Eu sou Cristo, seu Rei, cuja obra você tem servido". A partir desta revelação bombástica, Reprobus tornou-se Cristóvão, ou "aquele que carregou Cristo", passando a peregrinar pregando a Palavra Sagrada. Por conta disso, atraiu ódios, acabou preso, martirizado e foi decapitado. 
No Brasil, estranhamente, existem três datas em que se comemora o Dia dos Caminhoneiros. Além do dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão, tem mais duas datas. No ano de 1986, o então governador do Estado de São Paulo, Franco Montoro, instituiu o dia 30 de junho como o Dia do Caminhoneiro, em celebração regional. E em 2009, o presidente em exercício José Alencar instituiu o dia 16 de setembro como o Dia Nacional do Caminhoneiro.


Em Espinosa, a imagem mais forte que tenho de caminhoneiro é a do meu saudoso amigo Mané Véio, um dos mais habilidosos motoristas de carreta e caminhão que conheci, um sujeito extremamente gente boa. Outros também me vêm à mente, como o também saudoso Zé Cobrinha, Iéié, Paulão, Orlando Cruz, e os muitos integrantes da querida e respeitada família de Zezinho Fagundes, além de muitos outros mais relevantes profissionais da direção. A todos os antigos e atuais guerreiros da estrada, o meu carinho, admiração e respeito.
Abaixo, algumas antigas imagens de caminhões (Ford, Fenemê e Mercedes Benz) e seus bravos condutores espinosenses transportando de tudo um pouco: algodão, carvão, mercadorias diversas, a criançada para passeio dominical no Rio Verde Pequeno e os convidados para uma festa na roça.
Um grande abraço espinosense.            










segunda-feira, 22 de julho de 2019

2226 - Sempre é tempo de solidariedade

Como seria bom o mundo se todos os seus habitantes, de todos os lugares, culturas e ideias, disseminassem sem moderação amor, respeito e solidariedade para com os seus semelhantes! Como seria maravilhoso se as pessoas não cobrassem dos outros atitudes positivas que elas não realizam! Como seria tão bonito se todo mundo agisse, nas simples situações do cotidiano, com gentileza, atenção e cuidado com as pessoas ao redor, independentemente das suas posses e títulos!
Não é assim tão difícil, basta querer fazer! Faça o bem, sem olhar a quem e você verá o quanto você se sentirá realizado, com a alma leve e o coração sossegado. Tenha uma ótima semana!
Agradecimento a Polly pela dica.
Um grande abraço espinosense. 


sexta-feira, 19 de julho de 2019

2225 - Chama o Síndico aí, PG Rocha!

A nossa amada Espinosa é uma fábrica inesgotável de talentos os mais diversos. Deste pequeno, aconchegante e caloroso lugar já saíram religiosos, juristas, médicos, engenheiros, advogados, pedreiros, eletricistas, artistas, vendedores, empresários, funcionários públicos, esportistas, músicos etc e tal, das mais elevadas competências, espalhados por este mundão de meu Deus.
E um desses personagens queridos e admirados, que eu vi crescer em Espinosa e que hoje habita a capital Belo Horizonte, é Paulo Geraldo Rocha Júnior. Eu sempre o chamei de Juninho, mas hoje ele se transformou em PG Rocha, músico talentoso da percussão e integrante de vários grupos musicais em BH, especialmente do "Bloco Banda Chama o Síndico", especializado no som e no suingue dos imortais Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, e Jorge Duílio Lima Meneses, o Jorge Ben Jor.
Pois o Juninho, ou PG Rocha, com seus parceiros de "Chama o Síndico", acabam de lançar seu primeiro álbum denominado "Um Dia Eu Chego Lá", contendo dez faixas, todas do repertório do grande Tim Maia, arranjos coletivos e capa colorida, psicodélica e "carnavalística" de autoria do JJBZ. O disco foi gravado através da Lei de Incentivo à Cultura de MG, com patrocínio da Cemig, no Estúdio Stereoutono em novembro de 2018, com produção, mixagem e masterização de Lenis Rino e Marcelinho Guerra.  Em três das 10 faixas há participações especiais de rappers: BNegão na música "Terapêutica do Grito"; Kainná Tawá em "Guiné Bissau Moçambique e Angola" e Matéria Prima na faixa-título do disco, "Um Dia Eu Chego Lá". 
Dentro da programação da 5ª edição da Virada Cultural de BH, o grupo se apresentará amanhã, 20 de julho, na Praça da Estação, com a participação da cantora carioca Fernanda Abreu.


Faixas:
1) Chocolate - 03:48
2) Terapêutica do Grito - 04:14
3) A Festa dos Santos Reis - 04:18
4) Imunização Racional (Que Beleza) - 04:50
5) Um Dia Eu Chego Lá - 03:46
6) Me Dê Motivo - 04:19
7) Guiné Bissau, Moçambique e Angola - 03:28
8) Vale Tudo - 03:07
9) Canário do Reino - 05:06
10) Bom Senso - 07:21


Arranjo: Chama o Síndico
Alaecio Martins -  trombone
Bruno Titio - carrilhão, pratos e guiro
Daylon Gomide – repinique
Glauco Mendes - bateria e bateria eletrônica
Juventino Dias – trompete
Nara Torres – surdos
PG Rocha – pandeiro de nylon
Tiago Ramos - saxofones tenor e barítono
Vini Ribeiro – contrabaixo e backing vocal
Zé Mauro – voz e guitarra
Matheus Rocha - backing vocal
Participação especial: Matéria Prima


Escute na sua plataforma preferida:
Apple Music: https://apple.co/2O3juGk
Spotify: https://spoti.fi/2GlNQgT
Deezer: https://bit.ly/2LxOz2O

Juninho, ou PG, como queiram, é um sujeito porreta. Mesmo oriundo de família abastada, sempre manteve a humildade e demonstra ter uma visão bastante humanista do mundo em que vive, com consciência plena da necessidade de lutarmos juntos por um país muito mais fraterno, solidário e justo socialmente. Eu o admiro muito por isso.
Um grande abraço espinosense.


sábado, 13 de julho de 2019

2224 - Todo dia, e noite, é hora de Rock and Roll

Hoje é o Dia do Rock! Mas que dia não é? A data escolhida para esta comemoração mundial veio da ideia do cantor, compositor e músico de altíssimo talento Phil Collins que, durante o gigantesco Live Aid, concerto realizado para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia, sugeriu aquela data, 13 de julho de 1985. O evento foi um verdadeiro sucesso, com transmissão da TV para vários países dos dois shows simultâneos realizados em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, com participação dos maiores astros do gênero musical, entre eles The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, B.B. King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. 



Um álbum que pode mostrar a força do Rock aos menos iniciados na matéria é o "Rock 'n' Roll", sexto disco de estúdio do genial cantor e compositor John Lennon, lançado em 21 de fevereiro de 1975, que contém covers de suas canções preferidas do Rock do final da década de 50 e início da década de 60.

Lado A:
1) "Be-Bop-A-Lula" (Tex Davis, Gene Vincent) – 2:39
2) "Stand by Me" (Jerry Leiber, Mike Stoller, Ben E. King) – 3:26
3) Medley: "Rip It Up"/"Ready Teddy" (Robert 'Bumps' Blackwell, John Marascalco) – 1:33
4) "You Can't Catch Me" (Chuck Berry) – 4:51
5) "Ain't That a Shame" (Fats Domino, Dave Bartholomew) – 2:38
6) "Do You Wanna Dance?" (Bobby Freeman) – 3:15
7) "Sweet Little Sixteen" (Chuck Berry) – 3:01


Lado B:
1) "Slippin' and Slidin'" (Eddie Bocage, Albert Collins, Richard Wayne Penniman, James H. Smith) – 2:16
2) "Peggy Sue" (Jerry Allison, Norman Petty, Buddy Holly) – 2:06
3) Medley: "Bring It On Home to Me"/"Send Me Some Lovin'" (Sam Cooke)/(John Marascalco, Lloyd Price) – 3:41
4) "Bony Moronie" (Larry Williams) – 3:47
5) "Ya Ya" (Lee Dorsey, Clarence Lewis, Morgan Robinson) – 2:17
6) "Just Because" (Lloyd Price) – 4:25


O álbum foi gravado no A and M Studios de outubro a dezembro de 1973 e no Record Plant Studios de 21 a 25 de outubro de 1974, lançado pela Gravadora Apple/EMI em 21 de fevereiro de 1975 e teve a produção de John Lennon e Phil Spector.
Mesmo atualmente sumido das paradas de sucesso, o Rock está e estará sempre vivo e forte no meu coração de amante louco da música. Vida longa ao Rock and Roll!
Um grande abraço espinosense.

Aumente o som aí que isso aqui é Rock and Roll, man! Led Zeppelin!


sexta-feira, 12 de julho de 2019

2223 - Uma saudável volta ao passado

Dias atrás, fui surpreendido muito alegremente com o recebimento de uma mensagem de Whatsapp lá de Espinosa, da minha sobrinha Nívea Betânia, filha da minha irmã Joana D´Arc. Percebi, surpreso e encantado, que a mensagem trazia uma imagem do convite de formatura da minha turma de colegas da Escola Normal Municipal Professor José Monteiro Fonseca. O ano era o de 1979 e eu tinha apenas 17 anos. Bons e felizes tempos! 


A imagem traz informações já apagadas da minha memória. O paraninfo da formatura foi o prefeito Paulo Cruz, o patrono foi Carlos Humberto Cruz, a madrinha foi a professora Célia Figueiredo Nogueira e a diretora da escola era a minha querida mestra Dona Dozinha.

Abaixo estão listados todos os meus prezados colegas de aprendizado no antigo e belo prédio da Escola Estadual Comendador Viana:
1) Anália Cristina Antunes Meira
2) Antônio Guedes de Souza
3) Áurea Antunes Silva
4) Célia Maria Tibo Caldeira
5) Cleusa Alves Alexandre
6) Creusa Alves Cerqueira
7) Dolores Hermes Nascimento
8) Durval Pereira Cardoso
9) Eliana Nogueira da Silva Teles
10) Elizete Pinto Moreira
11) Emílio Rodrigues Nogueira
12) Erlan Nogueira de Souza
13) Esmilto Barbosa
14) Geraldo Gonçalves Lopes
15) Geraldo Neves Alves
16) Inácia Maria do Carmo Freitas
17) Jaime Martins de Souza
18) Jair da Cruz Gomes
19) Jacinta Teixeira Xavier
20) Joana D´Arc Fernandes Tolentino
21) Laurinda Lima de Sá
22) Maria Aparecida da Silva Teles
23) Maria das Graças Amarante de Castro
24) Maria de Lourdes Nunes Ramos
25) Maria Elza Tolentino da Cruz
26) Maria Helena Antunes da Silva
27) Maria Helena Braz
28) Maria José Alves Tolentino
29) Maria Luiza Rocha Martins
30) Maria Raimunda de Brito
31) Maria de Fátima Amorim
32) Marcelo Mendes Tolentino
33) Márcia Regina Soares Caldeira
34) Marilene Souza
35) Marinês de Fátima Cangussu
36) Maura Antunes Silva
37) Nadir Otoni Guimarães
38) Nilza Dias de Santana
39) Osmânio da Cruz Gomes
40) Roberto Carlyle Gonçalves Lopes
41) Rozana Maria Ângelo Tolentino
42) Vanilda Soares Magalhães
43) Vera Lúcia Cruz


Na relação de colegas daquela conquista educacional, percebo que já havia até esquecido de alguns, tamanho o tempo decorrido, nada menos que 40 anos. Mas ao passear calmamente os olhos por aquela lista, retornaram à minha memória cansada e já um tanto falha, os rostos e as fisionomias de grandes colegas e amigos do coração. Muitos já não consigo manter contato, alguns deles há muito tempo. Outros tenho notícias, mesmo distantes. Alguns encontro de vez em quando. O que nunca muda é o carinho e o respeito que tenho por todos eles. 
Espero que todos esses personagens que tiveram participação significativa em minha vida estejam em paz e harmonia com seus familiares, amigos e o mundo e que estejam espalhando amor e sabedoria pelos quatro cantos, sempre sob a proteção divina. Que Deus os proteja e os faça felizes!
Um grande abraço espinosense.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

2222 - O agradabilíssimo som do Maglore

No profundo, rico e infinito mundo da Internet, eis que de repente deparo-me com um som deveras agradável de uma banda então para mim completamente desconhecida, apesar de seus já 10 anos de estrada. O nome dela não é Jenifer, mas sim Maglore. E vem da terra do axé e do Olodum, com uma levada bem "rockandrolliana" e "emepebeana", influenciada pela sonoridade das bandas dos anos 70 e 80. 
A banda Maglore foi criada no ano de 2009 em Salvador, na Bahia, apostando em um som não comercial e completamente fiel aos paladares dos seus membros e em letras recheadas de lirismo. Com algumas mudanças na formação desde a criação, o grupo hoje formado por Teago Oliveira (voz e guitarras) Lelo Brandão (teclado, sintetizadores e guitarras) Lucas Gonçalves (baixo e voz) e Felipe Dieder (bateria), já lançou cinco álbuns, quatro de estúdio e o mais recente, ao vivo, em comemoração aos dez anos de carreira. Este último vem acompanhado de um DVD gravado em janeiro de 2019 no Cine Joia, em São Paulo, contendo 24 faixas. Na tracklist estão "Motor", recentemente regravada por Gal Costa e "Não Existe Saudade no Cosmos", gravada por Erasmo Carlos. No show de gravação do disco ao vivo, a banda contou com a participação de Helio Flanders (Vanguart) e Leonardo Marques, produtor dos álbuns "III" e "Todas as Bandeiras", além de um trio de metais que adicionou uma sonoridade mais dançante às canções. Os discos anteriores foram "Veroz" (2011), "Vamos Pra Rua" (2013), "III" (2015) e "Todas as Bandeiras" (2017). Em 2016, eles participaram do Festival Lollapalooza Brasil. 


Tornou-se repetitivo e enfadonho afirmar sobre a mediocridade que impera atualmente na música brasileira, mas a boa notícia é que música de ótima qualidade existe, e em boa quantidade, infelizmente escondida nas profundezas da rede mundial de computadores, esperando apenas uma descoberta recompensadora.
A banda Maglore ganhou mais um fã. Que a partir desta publicação aqui, outros mais se unam a mim na tarefa de prestigiar esses talentosos músicos baianos.
Um grande abraço espinosense.


 

domingo, 7 de julho de 2019

2221 - Emoções intensas no futebol

Mesmo com o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores em pausa, as emoções não cessaram no cenário do nosso futebol no período entre junho e julho. Outras competições importantes atraíram a atenção dos aficionados pelo esporte no Brasil. 

Na Copa do Mundo de Futebol Feminino, mesmo sendo eliminada pela França por 2 x 1 nas oitavas de final, a Seleção Brasileira de Marta, Formiga e Cristiane fez bonito e deixou uma boa impressão na competição mais interessante da história. Com boas performances das seleções da Austrália, França, Itália, Noruega, Suécia, Alemanha e Inglaterra, mas que ficaram pelo caminho, a Copa do Mundo Feminina foi decidida entre duas ótimas equipes, mas com trajetórias completamente diferentes. A poderosa seleção dos Estados Unidos chegou à sua quinta final, com quatro títulos conquistados, enquanto a seleção da Holanda conquistou o direito de estar na sua primeira final de Copa do Mundo na sua segunda participação. Na disputa do terceiro lugar realizada neste sábado, 6 de julho, a Suécia venceu a Inglaterra por 2 x 1, gols de Asllani e Jakobsson para a Inglaterra e de Kirby para a Suécia, e terminou a competição na terceira posição. Já na partida deste domingo, no Estádio Parc Olympique Lyonnais, a Seleção Americana treinada por Jill Ellis confirmou a sua imensa superioridade e favoritismo e ganhou com dificuldade da Seleção Holandesa da treinadora Sarina Wiegman pelo placar de 2 x 0, gols de Rapinoe e de Lavelle. Megan Rapinoe (USA), Alex Morgan (USA) e Ellen White (ING) terminaram a Copa da França como artilheiras com 6 gols cada. Sam Kerr (AUS) marcou 5 gols. A primeira Copa do Mundo Feminina transmitida ao vivo pela TV aberta no Brasil pagou apenas 4 milhões de dólares à seleção campeã, um valor irrisório em comparação com a premiação da Copa do Mundo Masculina, de 38 milhões de dólares de prêmio em 2018 para a campeã França.
Parabéns às atletas pelo ótimo nível técnico da Copa, às americanas pelo timaço que montaram e o título e às holandesas pela brilhante campanha. 
As Campeãs: Alysaa Naeher-1, Ashlyn Harris-18 e Adrianna Franch-21 (Goleiras); Becky Sauerbrunn-4, Kelley O´Hara-5, Abby Dahlkemper-7, Ali Krieger-11, Tierna Davidson-12, Emily Sonnet- 14 e Crystal Dunn-19 (Defensoras); Samantha Mewis-3, Morgan Brian-6, Julie Ertz-8, Lindsey Horan-9, Rose Lavelle-16 e Allie Long-20 (Meio-campistas), Mallory Pugh-2, Carli Lloyd-10, Alex Morgan-13, Megan Rapinoe-15, Tobin Heath-17, Jessica McDonald-22 e Christen Press-23 (Atacantes).  




Em outra importante competição envolvendo seleções nacionais, esta reunindo equipes masculinas sul-americanas e equipes convidadas como Japão e Catar, o Brasil venceu a edição de nº 46 da Copa América e levantou a sua nona taça de campeão. Antes havia vencido nos anos de 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007. Os maiores ganhadores continuam sendo o Uruguai com 15 títulos (1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1926, 1935, 1942, 1956, 1959, 1967, 1983, 1987, 1995 e 2011) e a Argentina com 14 títulos (1921, 1925, 1927, 1929, 1937, 1941, 1945, 1946, 1947, 1955, 1957, 1959, 1991 e 1993).
No sábado, na Arena Corinthians, a Argentina conquistou a terceira colocação na competição ao vencer o Chile por 2 x 1, gols de Sergio Kun Agüero e Paulo Dybala para a Argentina e de Arturo Vidal de pênalti para o Chile, em uma partida extremamente feia, faltosa e tumultuada que teve até a expulsão injusta de Messi por conta de uma arbitragem desastrosa.
Já na tarde do domingo, no Estádio Maracanã, o Brasil venceu a equipe do Peru que chegou à final de forma surpreendente, após uma heroica e improvável vitória sobre o Chile na semifinal. A Seleção Brasileira do técnico Tite venceu com certa facilidade pelo placar de 3 x 1, com gols de Éverton, Gabriel de Jesus e Richarlison, de pênalti. Guerrero, também de pênalti, marcou para o Peru. Nas premiações, Alisson foi escolhido o melhor goleiro, Éverton foi o artilheiro com 3 gols e o lateral Daniel Alves foi selecionado o melhor jogador da competição.
Como vem acontecendo nos últimos tempos, a nossa seleção não consegue me empolgar mais como antigamente. Mesmo contando com excelentes jogadores, de alta técnica, já não consigo sentir prazer com o futebol apresentado pelo nosso time, infelizmente. Mesmo vencendo, não me emociona mais. Ainda mais quando enfrentou, nesta final, um time de qualidade tão inferior como o do Peru, talvez apenas a sexta maior força do continente, um "mamão com açúcar", como diria o Dadá Maravilha. Mas ganhou o título e isto deve ser comemorado. Agora é torcer para que seja formado um time competitivo, eficiente e que consiga me devolver um dia aquele sentimento de prazer, arrebatamento e alegria perdido no tempo.  

Os Campeões: Alisson-1, Ederson-23 e Cássio-16 (Goleiros); Daniel Alves-13, Fagner-22, Marquinhos-4, Miranda-3, Thiago Silva-2, Éder Militão-14, Alex Sandro-12 e Filipe Luís-6 (Defensores); Casemiro-5, Arthur-8, Philippe Coutinho-11, Allan-15, Fernandinho-17 e Lucas Paquetá-18 (Meio-campistas); Gabriel Jesus-9, Roberto Firmino-20, Everton-19, Willian-10, David Neres-7 e Richarlison-21 (Atacantes).



Terminadas as Copas do Mundo Feminina e América, as atenções se voltam para o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores. Especificamente sobre os times mineiros, Atlético e Cruzeiro, a situação é completamente imprevisível. Antes da parada nos campeonatos, o Cruzeiro vinha em uma crise complicada dentro e fora de campo, com acusações de desvios na administração do clube e uma queda bastante acentuada no desempenho da equipe. Não à toa, a posição da equipe na tabela de classificação do campeonato é preocupante, apenas a 18ª posição, na zona do rebaixamento, com apenas 8 pontos ganhos em 9 partidas disputadas, à frente apenas de CSA e Avaí, potenciais candidatos a cair para a segunda divisão. No lado contrário, o Atlético melhorou sua performance sob o comando do agora treinador efetivo Rodrigo Santana, estando atualmente na 5ª posição na tabela, com 16 pontos em 9 jogos. No retorno, nas partidas da 10ª rodada, o Cruzeiro irá receber a visita do 7º colocado Botafogo no Mineirão, precisando desesperadamente da vitória. Já o Atlético irá a Chapecó enfrentar a 17ª colocada Chapecoense também precisando vencer para melhorar a pontuação e não se desgarrar dos primeiros colocados. O que parece ser imutável é a sensação de que o Palmeiras já pode comemorar desde já o título de Campeão Brasileiro de 2019, tamanha a superioridade técnica e financeira sobre todos os outros clubes.


Jogos da 10ª rodada:
13-07 - Sábado - 17h - Arena do Grêmio: Grêmio x Vasco
13-07 - Sábado - 17h - Castelão: Fortaleza x Avaí
13-07 - Sábado - 19h - Morumbi: São Paulo x Palmeiras
13-07 - Sábado - 19h - Pituaçu: Bahia x Santos
14-07 - Domingo - 11h - Maracanã: Flamengo x Goiás
14-07 - Domingo - 16h - Mineirão: Cruzeiro x Botafogo
14-07 - Domingo - 16h - Arena Corinthians: Corinthians x CSA
14-07 - Domingo - 16h - Arena da Baixada: Athletico x Internacional
14-07 - Domingo - 19h - Arena Condá: Chapecoense x Atlético
15-07 - Segunda-feira - 20h - Maracanã: Fluminense x Ceará


As emoções prometem ser de altíssimas voltagens é na Copa do Brasil, onde teremos confrontos espetaculares, especialmente o clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão, na primeira partida após o recesso. Naturalmente, qualquer confronto entre esses arquirrivais é imprevisível. Em várias situações o time em melhor fase e com elenco mais capacitado perdeu para o menos habilitado e em fase pior. Por isso é impossível determinar um resultado nesta e na partida seguinte que será disputada no Independência. O Cruzeiro, que vinha muito bem no início do ano, conquistando o Campeonato Mineiro e arrebentando na Copa do Brasil e na Libertadores, entrou numa espiral de insucessos, com uma derrocada no desempenho do time. O Atlético, de forma diversa, conseguiu estruturar melhor sua equipe e parece ter encontrado a formação ideal com o trabalho do Rodrigo Santana. Isso tudo é o que se poderia extrair e consolidar antes da parada para a Copa América, mas agora é de se perguntar se os times voltarão com essa mesma configuração. Quem voltará mais organizado e eficiente? Não se pode nem se deve fazer quaisquer prognósticos, sob pena de se decepcionar. Só saberemos o resultado desse confronto de gigantes quando tudo terminar. A única certeza é de que serão jogos disputadíssimos, com muita garra, determinação e alguma polêmica, como sempre. Vamos aguardar os acontecimentos e nos preparar para pulsantes emoções.


Confrontos das quartas de final da Copa do Brasil
10-07 - Quarta-feira - 19h15 - Arena do Grêmio: Grêmio x Bahia
17-07 - Quarta-feira - 19h15 - Fonte Nova: Bahia x Grêmio

10-07 - Quarta-feira - 21h30 - Arena da Baixada: Athletico x Flamengo
17-07 - Quarta-feira - 21h30 - Maracanã: Flamengo x Athletico

11-07 - Quinta-feira - 20h - Mineirão: Cruzeiro x Atlético
17-07 - Quarta-feira - 19h15 - Independência: Atlético x Cruzeiro

10-07 - Quarta-feira - 21h30 - Arena Palmeiras: Palmeiras x Internacional
17-07 - Quarta-feira - 21h30 - Beira-Rio: Internacional x Palmeiras


Na Libertadores da América os confrontos se darão ainda na fase de oitavas de final, com 16 equipes brasileiras e estrangeiras ainda no páreo. O Cruzeiro vai enfrentar um adversário de respeito, nada menos que o River Plate da Argentina. O primeiro confronto será realizado no Monumental de Núñez no dia 23 de julho, às 19h15. A partida de volta será no Mineirão às 19h15 do dia 30 de julho. Os demais times brasileiros na competição sul-americana irão enfrentar o Boca Juniors (Athletico), o Godoy Cruz (Palmeiras), o Libertad (Grêmio), o Emelec (Flamengo) e o Nacional-URU (Internacional). As equipes do Brasil têm tudo para seguir em frente, sendo, pelo menos teoricamente, superiores aos seus adversários. Que comecem logo os jogos!


Confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores:
23-07 - Terça-feira - 19h15 - Monumental de Núñez: River Plate x Cruzeiro
30-07 - Terça-feira - 19h15 - Mineirão: Cruzeiro x River Plate

24-07 - Quarta-feira - 19h15 - Nuevo Gasómetro: San Lorenzo x Cerro Porteño
31-07 - Quarta-feira - 19h15 - La Olla Azulgrana: Cerro Porteño x San Lorenzo

23-07 - Terça-feira - 21h30 - Casa Blanca: LDU x Olimpia
30-07 - Terça-feira - 21h30 - Defensores del Chaco: Olimpia x LDU

24-07 - Quarta-feira - 21h30 - Arena da Baixada: Athletico x Boca Juniors
31-07 - Quarta-feira - 21h30 - La Bombonera: Boca Juniors x Athletico

23-07 - Terça-feira - 21h30 - Malvinas Argentinas: Godoy Cruz x Palmeiras
30-07 - Terça-feira - 21h30 - Arena Palmeiras: Palmeiras x Godoy Cruz

25-07 - Quinta-feira - 21h30 - Arena do Grêmio: Grêmio x Libertad
01-08 - Quinta-feira - 21h30 - Defensores del Chaco: Libertad x Grêmio

24-07 - Quarta-feira - 21h30 - George Capwell: Emelec x Flamengo
31-07 - Quarta-feira - 21h30 - Maracanã: Flamengo x Emelec

24-07 - Quarta-feira - 19h15 - Parque Central - Nacional-URU x Internacional
31-07 - Quarta-feira - 19h15 - Beira-Rio: Internacional x Nacional-URU

Um grande abraço espinosense. 

sábado, 6 de julho de 2019

2220 - O melhor que o silêncio se vai

O Brasil fica realmente mais pobre hoje. Morreu João Gilberto, o mestre da Bossa Nova!


"Pra Ninguém"
Caetano Veloso

"Nana cantando "Nesse Mesmo Lugar"
Tim Maia cantando "Arrastão"
Bethânia cantando "A Primeira Manhã"
Djavan cantando "Drão"
Chico cantando "Exaltação à Mangueira"
Paulinho, "Sonho de Um Carnaval"
Gal cantando "Candeias"
E Elis, "Como Nossos Pais"
Elba cantando "De Volta Pra o Aconchego"
Sílvio cantando "Mulher"
E Elisete cantando "Chega de Mágoa"
Carmen cantando "Adeus Batucada"
Gilberto cantando "Sobre Todas as Coisas"
Cauby cantando "Camarim"
Orlando cantando "Faixa de Cetim"
Milton, "O Que Será?"
Roberto, "A Madrasta"
Bosco, "Rio de Janeiro"
E Dalva, "Poeira do Chão":

Melhor do que isso só mesmo o silêncio
E melhor do que o silêncio, só João!

Nara cantando "Diz Que Fui Por Aí"
Marisa, "A Menina Dança"
Aracy cantando "A Camisa Amarela"
Amélia, "Boêmio"
Max, "Polícia"
Nora, "Menino Grande"
Dolores, "Não Se Avexe Não":

Melhor do que isso só mesmo o silêncio
Melhor do que o silêncio, só João!"




Caetano Veloso fez nesta canção, uma justa e singela homenagem aos nossos astros da canção popular brasileira. E decretou, com toda sua clarividência e sabedoria, uma grande verdade: João Gilberto é e será eternamente um dos maiores gênios da música de todos os tempos, melhor até que o silêncio, se é que isso é possível.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, cantor e violonista baiano nascido em Juazeiro, se encantou neste sábado aos 88 anos, deixando uma obra magnífica que espalhou a Bossa Nova por todo o mundo, em especial com três obras-primas: "Chega de Saudade" (1959), "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960) e "João Gilberto" de 1961. 
Descanse em paz, João, e obrigado por tudo. Ainda iremos muito escutar seu violão e sua voz com todo o prazer e alegria.
Um grande abraço espinosense. 

sexta-feira, 5 de julho de 2019

2219 - Formatura de Kauan Felipe

Desta vez o estudante que está terminando a faculdade e realizando o sonho de se tornar profissional do Direito não é meu conterrâneo de Espinosa, mas é como se fosse, despertando em mim o mesmo sentimento de contentamento. O jovem Kauan Felipe Antunes Medeiros, que está se formando na Turma XVIII de Direito da Funorte Montes Claros, é da nossa cidade-irmã Monte Azul, filho de Valdilene Antunes de Souza Medeiros e de Carlos Henrique Silva Medeiros e sobrinho das minhas amigas Dedé e Lindacy Antunes.
Dentro das comemorações da sua formatura, haverá uma Missa de Ação de Graças na Igreja São Pedro Apóstolo do Bairro Morada do Parque às 20 horas do dia 9 de julho; um Culto em Ação de Graças no NCBN da Vila Sumaré às 19h30 do dia 10 de julho e uma Sessão de Homenagens no Mirante Eventos no Bairro Ibituruna às 19h30 do dia 11 de julho.
É de suma importância reconhecer o apoio dos pais Carlos Henrique e Valdilene na trajetória educacional de Kauan, bem como de todos aqueles que o ajudaram no caminho.
Ao Kauan, expresso a alegria de vê-lo concluir o curso de forma brilhante ao mesmo tempo em que desejo todo o sucesso, felicidade e prazer na profissão escolhida, sem jamais deixar de pautar sua atuação pela ética apurada, pela honestidade inabalável e no respeito sincero às pessoas na lida diária.
Um grande abraço espinosense.


quinta-feira, 4 de julho de 2019

2218 - Formatura de Stefânia Tolentino

Mais um motivo de alegria e comemoração! É que tomei conhecimento que a jovem Stefânia Maria Tolentino Cerqueira está concluindo o seu curso superior de Direito na Unimontes. Stefânia é filha dos meus queridos amigos Idelcir Castro Tolentino Cerqueira e Tarcísio Pereira Cerqueira.
A Missa em Ação de Graças irá se realizar às 20 horas do dia 9 de julho de 2019 na Igreja São Pedro Apóstolo do Bairro Morada do Parque. Haverá também Culto em Ação de Graças no dia 10 de julho, às 19h30 no NCBN da Vila Sumaré. A Sessão de Homenagens se dará nas dependências do Mirante Eventos no Bairro Ibituruna a partir das 19h30.
Parabéns aos pais Idelcir e Tarcísio pelo incondicional apoio à filha no caminho da cultura e da educação. E congratulações a Stefânia pela exponencial conquista educacional, com o sincero desejo de que sua trajetória profissional, tanto quanto a pessoal, seja coroada de muito êxito e felicidade, sempre estruturada na ética, na honestidade e no respeito ao próximo.
Um grande abraço espinosense. 


2217 - Formatura de Mariana Araújo

Como é bom tomar conhecimento de mais uma jovem com relações afetivas com a nossa Espinosa conseguindo realizar seu sonho na área educacional! Desta vez fiquei sabendo da formatura da jovem Mariana Araújo, que acaba de concluir com êxito e felicidade seu curso de Medicina na Faculdade de Medicina/ Funorte-ICS. Mariana é filha de Solange Margareth Gonçalves Araújo e Sinval Gomes Júnior.
Aos seus pais, é devidamente necessário parabenizá-los pelo apoio e dedicação à filha nesta difícil empreitada educacional, finalmente concluída com sucesso. 
À nova médica Mariana, além das congratulações pela importante conquista, é preciso e salutar desejar uma trajetória vitoriosa, gratificante e fundamentada na ética, na idoneidade, na humildade e no respeito aos seus pacientes e demais personagens ao redor. Que seja muito feliz na caminhada!
Um grande abraço espinosense. 




2216 - 162 anos de Montes Claros

Foi através da Lei 802, de 3 de julho de 1857 que a antiga Vila de Formigas passou à condição de cidade, com o nome de Montes Claros. Atualmente com uma população de 404.804 habitantes, a então pacata cidade se agigantou, tornando-se a sexta maior cidade do Estado de Minas Gerais e ganhando o cognome de Princesa do Norte. É onde moro e por quem tenho enorme amor e gratidão.
Parabéns, minha Montes Claros!
Um grande abraço espinosense.


segunda-feira, 1 de julho de 2019

2215 - 13º Torneio Integração na AABB MOC

O domingo nublado em Montes Claros favoreceu sobremaneira os atletas participantes da 13ª edição do tradicional Torneio Integração da Associação Atlética Banco do Brasil. O evento que pretende reunir constantemente integrantes de instituições respeitadas pela sociedade em confraternização e na saudável prática do esporte, teve nesta edição a participação de servidores do Ministério Público de Minas Gerais, da Polícia Federal, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Banco do Brasil.




Antes do início da competição, foi realizado um sorteio dos confrontos entre os participantes, ficando assim definidos: Banco do Brasil (BB) x Polícia Federal (PF) e Ministério Público (MP) x Tribunal de Justiça (TJ). No primeiro confronto, realizado no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo, a equipe do BB venceu por 2 x 0 a equipe da PF, com dois gols de Netinho. No segundo confronto, realizado no Campo Society José Carlos Gomes, a equipe do MP ganhou também por 2 x 0 do time do TJ, com gols de Alessandro e Túlio. Na disputa do terceiro lugar, a equipe da PF venceu a do TJ por 1 x 0, gol de Vinícius. Na grande final, a equipe do BB conquistou o título pela segunda vez consecutiva, com uma emocionante vitória de 4 x 2 sobre o MP. Netinho marcou três gols e Alysson outro para o BB, enquanto Túlio diminuiu o placar com dois gols marcados para o MP.

Campeão: Banco do Brasil

Vice-Campeão: Ministério Público

3º Lugar: Polícia Federal

4º Lugar: Tribunal de Justiça


Logo depois do encerramento da decisão em campo, os participantes participaram de uma harmoniosa confraternização embalada com o talento do músico Luiz Henrique. Durante o encontro festivo o atleta do BB, Netinho, foi escolhido como o Craque do Torneio, recebendo uma medalha de honra ao mérito. Ele também se destacou como o artilheiro do torneio, com nada menos que cinco gols marcados em dois jogos. O capitão Alysson recebeu a taça de Campeão e posou para fotos com seus colegas de equipe. 
Um grande abraço espinosense.


Vários esportistas prestigiaram o evento


Os campeões