O calorento inverno de 2015 está se acabando, assim como se acabou a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. E a situação pouco mudou, sem mudanças significativas na tabela de classificação. A briga pelo título parece estar somente entre Corinthians, Atlético e Grêmio, com larga vantagem do time paulista. Por uma vaga na Copa Santander Libertadores parecem ainda estar na briga Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Internacional e Santos. Na zona do desespero, na lista dos possíveis rebaixados à segunda divisão, estão Vasco, Joinville, Figueirense, Goiás, Avaí, Coritiba, Cruzeiro e Chapecoense. Eu, que já apostava na queda iminente de Vasco e Joinville, já não tenho tanta certeza assim, principalmente quanto ao Vasco, que melhorou sensivelmente o seu desempenho nas últimas rodadas. O Cruzeiro, mesmo com a excelente vitória sobre a Chapecoense fora de casa, é que precisa melhorar muito o seu desempenho para não correr riscos, pois a briga entre os últimos promete se acirrar ainda mais nas rodadas derradeiras do campeonato.
Como o futebol é sempre surpreendente, é possível que algumas surpresas aconteçam. Com as contusões, as suspensões e o desgaste físico dos atletas, muitos deles disputando também jogos pela Copa do Brasil, a possibilidade de resultados inesperados nessas últimas 11 rodadas é plenamente factível.
O Corinthians segue firme na liderança, com seu time bastante aguerrido e competitivo e com aquelas "pequenas" ajudas das arbitragens. O Atlético, que segue ali na sua cola, com apenas 5 pontos de diferença, terá, na disputa da 33ª rodada, a chance de bater o adversário direto na briga pelo título na partida a ser disputada em seus domínios, no Estádio Independência. Essa vitória será de primordial importância para superar o fortíssimo rival paulista. A tarefa não é das mais fáceis, mas no futebol tudo pode acontecer. Então não custa sonhar, mesmo que a realidade nos mostre que as chances são muito pequenas de o Atlético chegar ao tão desejado título de campeão brasileiro neste ano.
Com a vitória do Corinthians sobre o Santos na manhã deste domingo, um resultado positivo do Atlético contra o Flamengo à tarde, tornou-se imprescindível. E ela veio. Com goleada sim, mas como sempre com muito sofrimento, atuação complicada, golaço de Dátolo e até pênalti defendido por São Victor.
Quanto ao Cruzeiro, a situação não é das mais confortáveis, com a 13ª colocação na tabela e 33 pontos conquistados. Com um time desentrosado e ineficiente, o clube bi-campeão brasileiro parece não se entender nem em campo nem fora dele, com as dificuldades de administração e a falta de dinheiro repercutindo negativamente no desempenho na competição. É preciso uma rápida mudança de atitude para não depender de resultados alheios e vitórias difíceis na última rodada, para se ver livre do fantasma do rebaixamento, fato inédito na gloriosa história do clube celeste mineiro. Com a fundamental vitória sobre a Chapecoense, o time conquista uma folga razoável e pode respirar com mais tranquilidade, já que abriu uma vantagem de 2 pontos do primeiro integrante da zona de rebaixamento. Mas a situação ainda não é de alívio, pois tudo pode mudar a cada rodada.
O Fluminense, que chegou a estar entre os 4 primeiros, no chamado G-4, continua a sua via-crúcis, com mais uma derrota colhida neste sábado, desta vez contra a Ponte Preta, por 3 x 1. O Palmeiras venceu o Grêmio por 3 x 2 e voltou a encostar nos líderes. É um forte candidato a uma das vagas à Libertadores. O Grêmio também, mesmo com esta derrota. O São Paulo continua a sua caminhada inconstante na competição, com altos e baixos a cada rodada. Acredito que deva ficar pelo meio da tabela, assim como o Internacional, que, apesar de possuir um excelente time, também oscila demais. O Flamengo e o Santos, mesmo com os resultados negativos neste domingo, é que vem conquistando vitórias expressivas e subindo de produção, podendo complicar a vida dos que estão à frente.
A verdade é que o Campeonato Brasileiro é uma grande incógnita até a última rodada, com muitos times podendo, de repente, engrenar na competição e deixar por terra todos os prognósticos dos especialistas e seus números mirabolantes. Quem não se recorda da campanha memorável do Fluminense em 2009, que o livrou do rebaixamento nas últimas rodadas, com vitórias espetaculares sobre Atlético e Cruzeiro, quando os matemáticos já contabilizavam 99% de chances de ele cair?
É, meus amigos, no futebol, assim como na vida, tudo pode acontecer. Para o bem e para o mal.
Um grande abraço espinosense.
Eis aqui algumas informações importantes para as nossas projeções para o futuro.
Jogos do Corinthians:
28ª rodada - Figueirense (Fora)
29ª rodada - Ponte Preta (Fora)
30ª rodada - Goiás (Casa)
31ª rodada - Atlético-PR (Fora)
32ª rodada - Flamengo (Casa)
33ª rodada - Atlético-MG (Fora)
34ª rodada - Coritiba (Casa)
35ª rodada - Vasco (Fora)
36ª rodada - São Paulo (Casa)
37ª rodada - Sport (Fora)
38ª rodada - Avaí (Casa)
Jogos do Atlético:
28ª rodada - Joinville (Fora)
29ª rodada - Coritiba (Fora)
30ª rodada - Internacional (Casa)
31ª rodada - Sport (Fora)
32ª rodada - Ponte Preta (Casa)
33ª rodada - Corinthians (Casa)
34ª rodada - Figueirense (Fora)
35ª rodada - São Paulo (Fora)
36ª rodada - Goiás (Casa)
37ª rodada - Grêmio (Fora)
38ª rodada - Chapecoense (Casa)
Jogos do Cruzeiro:
28ª rodada - Coritiba (Casa)
29ª rodada - Grêmio (Casa)
30ª rodada - Atlético-PR (Fora)
31ª rodada - Fluminense (Casa)
32ª rodada - Goiás (Fora)
33ª rodada - Avaí (Fora)
34ª rodada - São Paulo (Casa)
35ª rodada - Sport (Casa)
36ª rodada - Palmeiras (Fora)
37ª rodada - Joinville (Casa)
38ª rodada - Internacional (Fora)