Chego em casa agora à tarde, depois de mais um dia de trabalho, e sou surpreendido pela informação de que nosso goleiro Ivan não mais irá defender as cores do Avaí de Santa Catarina. E a informação que me chega é dele mesmo, em sua página no Facebook.
Vejam na fotografia.
Conforme as suas próprias palavras, Ivan não aceitou a proposta do Avaí em respeito pela história que construiu na equipe do Joinville, onde jogou por cerca de 4 anos e conquistou dois títulos nacionais, ajudando a levar o time catarinense da terceira para a segunda divisão em 2011 e, posteriormente, da segunda para a primeira divisão em 2014.
Com esta atitude surpreendente, Van dá uma tremenda demonstração de idoneidade e respeito à torcida do JEC, onde é considerado um ídolo esportivo.
Respeito a sua decisão, que é de foro íntimo e diz respeito somente a ele, mas, como torcedor, fiquei triste e entendo que a decisão não é a mais acertada. Ele, como profissional do futebol, não teria que temer a transferência para uma equipe adversária do Joinville, com receio de reação negativa da torcida jequiana. Tenho quase certeza que a maioria absoluta da torcida entenderia a situação e não teria qualquer restrição à sua transferência para o Avaí. Mas quem sou eu para dar palpite. A decisão deve ser somente de quem está vivendo a situação e espero que Van encontre outro time para trabalhar, que tenha sucesso e seja feliz. Isso é o que importa. Onde quer que ele vá estar em 2016, estaremos torcendo por ele.
Uma boa notícia! Depois de disputar o Campeonato Brasileiro da Série B pelo Paysandu de Belém do Pará, o goleiro espinosense Ivan, de 31 anos, estará em novo clube na temporada 2016. Ele acertou sua transferência para o Avaí de Santa Catarina, time por quem torce o grande ídolo do tênis, Guga Kuerten. O Avaí foi um dos quatro clubes rebaixados à segunda divisão neste ano de 2015.
O novo diretor de esportes do clube catarinense, o ex-zagueiro Marcelo Gonçalves, divulgou a contratação de Ivan e mais o zagueiro João Filipe e o atacante Lucas Fernandes, para tentar uma melhor performance neste ano.
Ivan, ou Van, como o chamamos carinhosamente, acertou contrato de um ano, com vencimento em dezembro. Há grande possibilidade de ele ser titular da equipe, já que o goleiro Vagner, que vinha atuando, se transferiu para o Palmeiras. A apresentação está marcada para acontecer no dia 6 de janeiro, já visando a preparação para a disputa do Campeonato Catarinense, primeira competição do ano. A estreia poderá ser contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, no dia 31 de janeiro.
Entendo que a saída de Van do Joinville foi um equívoco de sua parte. Ele, na ocasião titular e ídolo da torcida, se desentendeu com o treinador Hemerson Maria e acabou saindo do time que iria disputar a primeira divisão do futebol brasileiro. Conseguiu se transferir para o Paysandu para jogar a segunda divisão, mas chegou após a pré-temporada e já encontrou um goleiro muito respeitado pela torcida, em ótima fase e jogando muito bem, o Émerson. Assim teve poucas oportunidades de jogar e amargou a reserva durante a maior parte do ano. Jogou apenas 7 partidas no ano inteiro, 5 pelo Paysandu e 2 pelo Joinville. Serve como aprendizado, pois na vida, às vezes temos que "engolir sapo", ter paciência e esperar que o tempo mostre o caminho a percorrer.
Van é e sempre será um grande ídolo nosso, um dos maiores destaques da história esportiva de Espinosa, um garoto humilde e de ótimo coração. O que queremos é que ele, agora no Avaí, se dedique, mostre o seu talento debaixo das traves, conquiste a torcida e se torne ídolo, assim como aconteceu no Operário e no Joinville. Que a temporada de 2016 seja repleta de muito sucesso, de muitas vitórias, de muitas conquistas e que continue a nos encher de orgulho, como sempre.
Boa sorte ao Van e saiba que estaremos torcendo muito pelo seu êxito defendendo as cores do Avaí. Que faça o Guga feliz e aí também nós, espinosenses, estaremos felizes.
Um grande abraço espinosense.
Ficha técnica:
Nome: Gilsivan Soares da Silva
Nascimento: 12-12-1984 (31 anos)
Naturalidade: Espinosa (MG)
Posição: goleiro
Altura: 1,87 m
Peso: 81 kg
Antigos clubes: Catanduvense, Lemense, Costa Rica EC, XV de Jaú, Operário Ferroviário, Campo Mourão, Joinville e Paysandu.
Época de Natal, comemoração do nascimento de Jesus Cristo, tempo de paz, de harmonia, de reflexão, de retrospectiva, de estar com a família, mas também de reencontrar velhos amigos. E isso tudo pode-se encontrar facilmente em Espinosa.
Tive a satisfação, neste ano de 2015, de estar presente na cidade no fim de semana do Natal e pude participar de muitos bons encontros com amigos e familiares, sempre recheados de muitas risadas, velhas recordações e boas histórias.
Na noite de Natal, o gratificante sentimento de estar em contato com os familiares se realizou quase que completamente. Faltou tempo e oportunidade de encontrar todos por quem a gente tem amor, consideração e carinho. Mas o contato com a família foi (e é) muito prazeroso, sempre.
Como não poderia deixar de acontecer, mesmo em meio ao clima natalino, o futebol não poderia ser esquecido. É sempre uma oportunidade única de reencontrar, de uma só tacada, vários companheiros e amigos que comungam da mesma paixão pela bola. E lá fomos nós para uma animada pelada na AABB, inclusive com disputa ferrenha entre atleticanos e cruzeirenses, que não poderia ter um resultado diferente que a vitória dos "galo-doidenses", e de goleada (6 x 2).
Estar perto dos amigos não tem preço. Aqueles que a gente vê constantemente, já é ótimo. Imagine então o reencontro com amigos de infância que há muito tempo não me encontrava? Pois tive a felicidade de reencontrar na terrinha meus velhos companheiros de Cruzeirinho, Jorginho e Ernani, além de Zé Lúcio e Téia. Logo após o futebol, a resenha correu solta, com tantas e tantas boas recordações, de um tempo em que felicidade e alegria eram uma coisa constante.
Entre tanta alegria, porém, estava lá no coração, lá no fundo do coração, latente, incólume e indissolúvel, o sentimento de tristeza e saudade por não poder estar junto conosco Ricardinho. Ele estaria ao nosso lado, certamente, jogando futebol e espalhando seus sorrisos. Mas confio em Deus e sei que ele está em um bom lugar, olhando por todos nós.
Quanto à cidade, o pouco que reparei no cenário das ruas foi a nova sinalização de trânsito, com direito a semáforo instalado na Praça Coronel Heitor Antunes no cruzamento com a Avenida Doutor José Cangussu e a Rua da Bahia. Indubitavelmente, um avanço. Espero que a população passe agora a respeitar a sinalização para que acidentes não venham a ocorrer, ceifando vidas e causando tragédias. Merece destaque também a nova iluminação da praça com lâmpadas de led. Gostaria muito de ter tido mais tempo de observar a cidade e ter contato com mais gente, mas desta vez não deu. Quero agradecer ao Juninho e ao pessoal do Cartola pela acolhida generosa na sua confraternização de fim de ano na AABB. Agradecimentos muitos ao meu velho amigo João Carlos, por gentilmente nos ceder o campo Izaías Mariano Mendes para uma pelada de confraternização realizada no sábado.
Pena que o tempo passou tão rápido que não deu para assistir ao jogo de confraternização do goleiro Van no Estádio Caldeirão, nem tampouco encontrá-lo. Nem para rever Pathy, nossa menina de ouro no vôlei de areia. Ou reencontrar Tião, Mílton, Edmar e Gerão, meu amigos-irmãos da Rua da Resina. E Dona Cida e Dona Nair, santas guerreiras da nossa rua. Ou rever os velhos amigos do 9 de Março, Alair, Beto, Ró, Doidinho, Rogerinho, Fonso e Day. Nem mesmo houve espaço para fazer minhas loucas caminhadas pela cidade e pela zona rural para observar o panorama e tirar muitas fotografias.
Tudo bem, espero que eu ainda tenha outras oportunidades no futuro. Isso se Deus quiser, claro! Abraços a todo esse povo espinosense que tem lugar especial no meu coração. Obrigado por mais uma acolhida carinhosa. A gente se vê por aí, qualquer dia desses.
Um grande abraço espinosense.
Mesmo com a seca, o colorido permanece no Mercado Municipal
Nova sinalização de trânsito merece elogios
Os velhos amigos sempre juntos no prazer do jogo
A decoração de Natal com material reciclado ficou muito legal
O telhado da velha casa de Geraldo Anacleto começa a ruir
O primeiro semáforo da cidade. É a modernidade chegando
Nova sistemática para estacionar na praça
Impressionante como se formam belas nuvens, mas nada de chuva
Se há uma sensação boa na vida é aquela de voltar para casa, depois de um longo tempo distante. Para registrar esse momento que tanta ansiedade causa, no ano de 2012 fiz um vídeo com a minha chegada a Espinosa, vindo de Montes Claros, em férias, ouvindo R. E. M. e U2. Este vídeo ficou esse tempo todo esquecido no computador e só agora eu o redescobri e resolvi publicá-lo.
Espero que sirva como um mecanismo de boas lembranças para aqueles conterrâneos que moram em distantes lugares no país (e até no exterior, caso de João Ricardo Mendes, que estará de volta a Espinosa dentro de poucos dias) e que raramente tem a oportunidade de retornar à nossa terrinha tão querida para rever os familiares e amigos.
Para encerrar o calendário esportivo da Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros no ano de 2015, foram realizados neste domingo, 20 de dezembro, os tradicionais confrontos entre os associados atleticanos e cruzeirenses no futebol society.
Logo após um farto café da manhã oferecido pelo clube, foram disputadas partidas em três categorias, com vitória dos times azuis em duas delas.
Na primeira partida da manhã do domingo, os sêniores do Galo venceram por 2 x 1, com gols de Cruz e Coutinho. Jáder descontou para os cruzeirenses.
Na segunda partida, o time máster do Cruzeiro venceu nos pênaltis a disputa, depois de muita competitividade em campo e um pênalti desperdiçado para cada lado.
Já na categoria dos mais jovens, novamente vitória dos cruzeirenses, desta vez no tempo normal, por 3 x 1, com mais tranquilidade.
Após os jogos, na maior descontração e em clima de muita amizade e muitas brincadeiras entre os peladeiros, a turma participou de uma animada confraternização com muita cerveja gelada. Ano que vem tem mais!