Nas décadas de 80 e 90, em Espinosa, o futebol de salão viveu uma das suas melhores fases, com grandes times participando de vários campeonatos promovidos pelos clubes da cidade. Nessa época os times contavam com jogadores de grande qualidade técnica como Marinho, Madurinho, Racine, Walter, Marquinhos, Rogerinho, Júlio, Doidinho, Célio, entre outros. A rivalidade era intensa, o que resultava em partidas disputadíssimas e sensacionais. Outra particularidade positiva era a participação entusiasmada do público que, embalado pelas charangas, lotavam as quadras dos clubes da cidade, principalmente da AABB e da Toca dos Craques, para torcer pelos seus times.
Nas comemorações dos 20 anos da fundação da Associação Atlética Banco do Brasil em Espinosa (19.04.1972), a diretoria do clube, que tinha como presidente Carlos Magno Tolentino Vieira e como diretor de esportes José Carlos Dias Teixeira (Carlão), promoveu um torneio de futebol de salão com a participação de 13 equipes, divididas em dois grupos. No grupo A ficaram AABB, Drogaria União, Cerâmica Caraíbas, Cerealista Antunes, Toca dos Craques e Prefeitura Municipal. No grupo B estavam A Construtiva, Polícia Militar, Gontijo, Foto Wagner, Drogaria Ribeiro, Transnorte e Supermercado Souza Martins.
Na fase final disputaram o 3° lugar as equipes da Toca dos Craques e d´A Construtiva em um jogo de muitos gols. O título de campeão da competição foi decidido em uma partida sensacional e emocionante entre as equipes da Prefeitura Municipal e do Supermercado Souza Martins. Depois de uma disputa espetacular no tempo normal de jogo, a decisão foi para a prorrogação. Como naquela época vigorava a regra do "gol de ouro", em que o time que marcasse um gol primeiro ganhava o jogo, ainda no primeiro tempo da prorrogação saiu o vencedor.
Para manter o suspense e aumentar a curiosidade daqueles que não viveram aquele grande momento do futebol de salão da cidade, não vou revelar o resultado final dos jogos. Você saberão de todos os detalhes depois de assistir aos vídeos postados abaixo.
Uma das atrações desses vídeos é a transmissão bem engraçada que fizemos dos jogos, de maneira bem amadora, mas muito interessante. A equipe que transmitiu o jogo teve como narrador Flori Rocha. Os comentaristas foram Fonso Castro e Xará do Banco do Brasil. Eu "trabalhei" como repórter, fazendo entrevistas com os jogadores e os técnicos dos times. O árbitro foi Geu, que faleceu há pouco tempo, e o seu assistente foi Tone Muriçoca.
Outra coisa a se observar nesses vídeos é a presença de alguns amigos nossos que já se foram, como Dedé de Tone Fumim, Geu e Marinho. Vale a pena gastar um pouquinho do seu tempo e ver como era animado o futebol de salão daqueles bons tempos.
Outra coisa a se observar nesses vídeos é a presença de alguns amigos nossos que já se foram, como Dedé de Tone Fumim, Geu e Marinho. Vale a pena gastar um pouquinho do seu tempo e ver como era animado o futebol de salão daqueles bons tempos.
Um grande abraço espinosense.
Um comentário:
Putz! Quanto anos você tem?! Nos videos já parecer ter uns 45!
E agora, vai continuar escondendo a idade?
abcs.
Walter Kbeça
Postar um comentário