Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

3661 - Emoções à vista na nova Champions League

A melhor, mais qualificada e mais badalada competição futebolística de clubes do planeta sofreu mudanças para torná-la ainda mais competitiva e atraente para os espectadores. Nesta temporada 2024/2025 a novidade na Champions League é a enorme modificação na forma de disputa, com uma fase inicial que desemboca em uma série de playoffs para a definição dos oito clubes que formarão a fase de oitavas de final ao lado dos oito primeiros colocados já classificados. E tal alteração gerou uma grande expectativa nos torcedores, com o sorteio dos jogos eliminatórios realizado agora há pouco colocando frente a frente, ainda na fase preliminar, dois gigantes do futebol mundial: Manchester City de Pep Guardiola e Real Madrid de Carlo Ancelotti.
A partir de agora, com o novo regulamento, 36 equipes representantes dos países europeus se enfrentam em oito rodadas, contra adversários definidos em sorteio e ranking. Terminados os confrontos, automaticamente, os oito primeiros colocados confirmam presença na fase de oitavas de final, enquanto os demais classificados, da 9ª a 24ª posição na tabela, enfrentam-se em playoffs para ocuparem as oito vagas restantes. Os 12 piores colocados, da 25ª a 36ª posição são eliminados da competição. Nesta temporada foram descartadas as equipes do Dínamo de Zagreb, Stuttgart, Shakhtar Donetsk, Bologna, Estrela Vermelha, Sturm Graz, Sparta Praga, RB Leipzig, Girona, RB Salzburg, Slovan Bratislava e Young Boys.

OITO PRIMEIROS CLASSIFICADOS NA CHAMPIONS LEAGUE 2024/2025:
1) Liverpool - PG-21, VI-7, EM-0, DE-1, GP-17, GC-5, SA-12, AP-87%
2) Barcelona - PG-19, VI-6, EM-1, DE-1, GP-28, GC-13, SA-15, AP-79%
3) Arsenal - PG-19, VI-6, EM-1, DE-1, GP-16, GC-3, SA-13, AP-79%
4) Internazionale - PG-19, VI-6, EM-1, DE-1, GP-11, GC-1, SA-10, AP-79%
5) Atlético de Madrid - PG-18, VI-6, EM-0, DE-2, GP-20, GC-12, SA-8, AP-75%
6) Bayer Leverkusen - PG-16, VI-5, EM-1, DE-2, GP-15, GC-7, SA-8, AP-66%
7) Lille - PG-16, VI-5, EM-1, DE-2, GP-17, GC-10, SA-7, AP-66%
8) Aston Villa - PG-16, VI-5, EM-1, DE-2, GP-13, GC-6, SA-7, AP-66% 

OITO DEMAIS CLASSIFICADOS SAIRÃO DOS CONFRONTOS DOS PLAYOFFS:
11 e 12 de fevereiro de 2025
Brest x PSG
Club Brugge x Atalanta
Manchester City x Real Madrid
Juventus x PSV
Monaco x Benfica
Sporting x Borussia Dortmund
Celtic x Bayern de Munique
Feyenoord x Milan

19 e 20 de fevereiro de 2025
PSG x Brest
Atalanta x Club Brugge
Real Madrid x Manchester City
PSV x Juventus
Benfica x Monaco
Borussia Dortmund x Sporting
Bayern de Munique x Celtic
Milan x Feyenoord



CALENDÁRIO:
Playoffs para o mata-mata: 11 a 19 de fevereiro de 2025
Sorteio do mata-mata: 21 de fevereiro de 2025
Oitavas de final: 4 a 12 de março de 2025
Quartas de final: 8 a 16 de abril de 2025
Semifinais: 29/30 de abril e 6/7 de maio de 2025
Final: 31 de maio de 2025 na Munich Football Arena

Terminada a primeira fase, a maior surpresa, e bastante negativa, ficou com o poderoso Manchester City, que vivendo uma fase claudicante e turbulenta, teve uma participação ruim nesta fase, classificando-se a duras penas na 22ª posição, conquistando apenas três vitórias e dois empates em oito jogos. O resultado é que no sorteio a equipe inglesa vai medir forças com o fortíssimo Real Madrid, descartando de antemão um dos favoritos à conquista da "orelhuda". Uma pena, mas para quem ama futebol de qualidade, um prato cheio para o deleite. Outros confrontos merecem atenção, como os de PSV x Juventus e Milan x Feyenoord, promessa de bons jogos. Certamente teremos partidas emocionantes pela frente, agora com o Barcelona se recuperando com o brilho do nosso atacante Raphinha e voltando a ter competitividade nas maiores competições europeias. Vamos aguardar os acontecimentos. 
Um grande abraço espinosense.  

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

3660 - Conclave

Logo na segunda-feira, saí de casa à noite sozinho para curtir algo que gosto muito: cinema. Fui ao Ibicinema do Shopping Ibituruna para assistir a um filme bastante elogiado, "Conclave", indicado a muitas categorias nos mais variados e cobiçados prêmios do mundo, entre eles o Oscar, o Bafta, o SAG Awards, o Critics' Choice Awards e o Satellite Awards. Na premiação do Globo de Ouro, quando concorreu em seis categorias incluindo Melhor Filme Dramático e Melhor Diretor, o filme levou a estatueta de Melhor Roteiro, com Peter Straughan. No Oscar, que acontecerá em 2 de março de 2025, ele foi indicado em oito categorias.
Para os que gostam de filmes de ação, tiros e perseguições de carro, com aquela overdose de batidas e explosões, sugiro ficar em casa assistindo mais uma peça da interminável franquia de Velozes e Furiosos. "Conclave" trata de coisa séria de forma serena. Ou nem tão tranquila assim, pois os bastidores da escolha de um novo Papa pela Igreja Católica podem ser bastante tumultuados e efervescentes. É o que apresenta o filme dirigido por Edward Berger e escrito por Peter Straughan, baseado no romance de 2016 de Robert Harris. Com atuações impecáveis de Ralph Fiennes e Isabella Rossellini, entre outros, Conclave nos dá uma mostra das normas, negociações e decisões tomadas pelos Cardeais da Igreja Católica quando um Papa morre e um novo precisa ser imediatamente escolhido para substituí-lo. 
Para quem, como eu, pouco sabe sobre o processo de escolha de um novo pontífice, é uma oportunidade única e prazerosa de compreender o emaranhado de regras e rituais a que os integrantes da Cúria precisam seguir. É tudo muito bonito, mas o filme explora essencialmente a fragilidade humana dos representantes de Deus, esses religiosos católicos que escolheram seguir e propagar os ensinamentos de Jesus Cristo, expondo suas fraquezas e seus erros de meros seres mortais. Durante o conclave, são mostradas ao público espectador as divergências claras entre os radicais conservadores e os sensatos progressistas. Certamente haverá, assim como no filme, uma cisão entre os que querem manter as tradições seculares da Igreja Católica mesmo que o mundo evolua constantemente, e aqueles que defendem uma adequação mínima aos novos tempos, sob pena de uma debandada geral dos fieis atraídos e seduzidos por outras instituições religiosas que proclamam a teologia da prosperidade, esta doutrina ardilosa que prega que a fé em Deus e a prática de doações financeiras à igreja resultam em bênçãos materiais e financeiras. Certamente estas bênçãos caem em demasia nos bolsos de espertos e gananciosos pastores, quase todos esses tornados milionários às custas da fé dos incautos.
Como em toda obra artística, temos que captar e refletir sobre a mensagem intrínseca na trama que reúne homens abençoados, porém simples mortais com seus pecados, para selecionar aquele que comandará a secular instituição religiosa pelos caminhos do futuro, depois que a escolha conjunta faça subir aos céus a fumaça branca que sai do telhado da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma. A lição é clara: mais sábio e humilde é exercitar a dúvida que se afundar na prepotência da certeza absoluta.



Elenco:
Ralph Fiennes - Cardeal Thomas Lawrence
Stanley Tucci - Cardeal Aldo Bellini
John Lithgow - Cardeal Joseph Tremblay
Sergio Castellitto - Cardeal Goffredo Tedesco
Isabella Rossellini - Irmã Agnes
Lucian Msamati - Cardeal Joshua Adeyemi
Carlos Diehz - Cardeal Vincent Benitez
Brían F. O'Byrne - Monsenhor Raymond O'Malley
Merab Ninidze - Cardeal Sabbadin
Thomas Loibl - Arcebispo Mandorff
Jacek Koman - Arcebispo Janusz Woźniak
Loris Loddi - Cardeal Villanueva
Balkissa Maiga - Irmã Shanumi

Gostei do filme. Muito bem roteirizado, com uma boa carga de suspense e atuações maravilhosas, sobretudo do Ralph Fiennes. Não há exageros nas cenas em que os segredos comprometedores são revelados e a trama segue equilibrada até o final bastante surpreendente. Espero que, no Oscar, ele consiga ganhar alguma estatueta, não as que estamos concorrendo com o nosso maravilhoso "Ainda Estou Aqui", obviamente.  
Um grande abraço espinosense.

 

3659 - Inteligência Artificial, para o mal ou para o bem?

Não há como estancar o avanço da tecnologia e da metamorfose universal. O grande poeta e pensador Belchior já afirmava na letra da sua formidável canção "Como Nossos Pais", com discernimento e propriedade, que "É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem". E se não há como evitar a chegada do novo, posto que irreversível, que lutemos então contra os usos maléficos da incrível tecnologia que invade de maneira célere e sem precedentes as nossas vidas.
Aqueles que se dedicam a estudar e acompanhar com atenção e profundidade as vertiginosas mudanças no planeta, já devem conhecer as incríveis e admiráveis criações humanas com a utilização da IA-Inteligência Artificial. Alguns, gananciosos, desonestos e canalhas, a utilizam para conseguir poder e grana, engambelando incautos pelo mundo com milhões de fake News e deturpações da verdade dos fatos. Outros, talentosos, dignos e sensatos, empregam ferramenta de tão amplo alcance para produzir arte, sem tentar enganar e prejudicar ninguém. É o caso do canal "@FakemusicBr" no YouTube. De maneira divertida e extremamente criativa, os responsáveis pelo canal, @nic.heavytrack e @augustohcoldschool, criam, com a utilização da IA, versões de clássicos da música mundial com performances completamente distintas das originais, protagonizadas por artistas de outros estilos. Por lá temos Michael Jackson cantando "Highway to Hell" do AC/DC. Temos James Brown cantando "Freedom" do Rage Against The Machine. Temos Gilberto Gil cantando "Boys Don't Cry" do The Cure. Mas o mais presente artista no canal é o saudoso Tim Maia, que "retornou do paraíso" para interpretar, ao seu modo intenso, suingado e dançante, clássicos do Rock and Roll como "Come as You Are" (Nirvana), "Light My Fire" (The Doors), "Even Flow" (Pearl Jam), "Enter Sandman" (Metallica), "Smoke On the Water" (Deep Purple), "Paranoid" (Black Sabbath) e "Whole Lotta Love" (Led Zeppelin).
O resultado dessas recriações tecnológicas é no mínimo, interessantíssimo. O estilo das canções é totalmente transformado, seguindo as características dos cantores que estrelam a nova roupagem, deixando as músicas irreconhecíveis. O resultado é tão incrível e impactante que nos alerta para a necessidade urgente da regulamentação dessas ferramentas que, mal utilizadas, podem causar incontáveis estragos no mercado musical e na vida e carreira de milhões de artistas de todo o planeta. Que continue a revolução tecnológica, irrefreável e imprescindível, mas com controle límpido e virtuoso, sem causar quaisquer prejuízos às pessoas, sobretudo aos artistas, estes criativos inventores da arte e da música.
Um grande abraço espinosense.





domingo, 26 de janeiro de 2025

3658 - Montes Claros perde Dona Marina Fernândez

Faleceu ontem, sábado, 25 de janeiro de 2025, em Montes Claros, uma das mais importantes e queridas personalidades da cidade, Dona Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva. Ela tinha 98 anos. 
Amante apaixonada da cultura e da arte, especialmente da música, Dona Marina provocou mudanças extraordinárias na vida de muita gente em Montes Claros, ao fundar, no ano de 1961, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, cujo nome homenageia o seu pai, o maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez. Sêo Oscar, filho de imigrantes espanhóis, deixou a faculdade de Medicina para estudar e fazer o que amava, música. Criador de muitas obras musicais, ele gerou dois filhos na união amorosa com a esposa Irene Sotto, Oscar e Marina. Esta que continuaria o legado do país, fundando e inaugurando no dia 14 de março de 1961, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez.
Nascida na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro em 8 de fevereiro de 1926, Dona Marina veio residir em Montes Claros em 1947, tendo quatro filhos, frutos do seu matrimônio com o empresário Joaquim Alves da Silva: Ricardo, Eduardo, Maria Antonieta e Irene. Com sua paixão pela música e sua capacidade extraordinária de liderança e concretização de sonhos, foi de fundamental importância para o desenvolvimento da arte, cultura e, sobretudo, da música em Montes Claros e região, abrindo oportunidades a milhares de pessoas de todas as classes sociais de ter acesso ao aprendizado da música. Ainda hoje a sua criação, o Conservatório Estadual de Música, que foi estadualizado em 1962, continua vivo e forte, instalado na Avenida João Chaves, 438, no Bairro Jardim São Luiz. Depois de funcionar inicialmente em uma velha casa no Centro cedida pelo então prefeito Simeão Ribeiro Pires, na Rua Dr. Veloso, 486, o conservatório se mudou para sua sede própria na mesma rua, no número 432, ficando por ali longo tempo até ser transferido para o endereço atual. Em 1996 foi inaugurado um anexo do conservatório na cidade vizinha de Bocaiuva.
Certamente são muitos os homens e mulheres que usufruíram da bênção da arte e da música pelas mãos de Dona Marina e que agora estão entristecidos com sua partida para a eternidade, obviamente com os corações repletos de gratidão a esta especial entusiasta e realizadora da cultura no Sertão das Minas Gerais. 
Aos familiares de Dona Marina, os meus sentimentos de pesar pela partida desta gigante defensora da cultura que tanto bem fez a Montes Claros. Que descanse na mais justa e completa paz! 
Um grande abraço espinosense.

 


3657 - Renê Higuita, um cara diferenciado

Para os que acompanham futebol há pouco tempo ou que não se interessam em estudar a História do esporte mais amado do mundo, ver atualmente goleiros participando ativamente do jogo, iniciando com os zagueiros e laterais as jogadas ofensivas com habilidade e segurança, pode parecer uma coisa corriqueira, normal, e que assim acontecia desde os tempos de outrora. Mas não! Antigamente os guardas-redes jogavam quase completamente com as mãos, no máximo cobrando os tiros de meta com chutões para o ataque, buscando algum atacante veloz para a construção de uma jogada ofensiva. Sair da área tocando a bola para os companheiros, atuando de líbero, era inimaginável. E se o guardião das traves resolvesse sair driblando os atacantes adversários com confiança e habilidade, partindo para o ataque com os companheiros de time? Loucura absoluta, impensável! E se o arqueiro ainda se apresentasse para cobrar faltas e pênaltis com um excelente aproveitamento? Pois é, tinha que haver um atleta profissional do futebol que possuísse o talento, a personalidade e a coragem de ser o inovador, o protagonista da mudança do "statu quo". E esse cara existe e tem nome: José René Higuita Zapata!



Nascido aos 27 de agosto de 1966 na cidade de Medellín, capital da Antioquia, na Colômbia, o menino pobre de pai ausente e desconhecido, perdeu a mãe María Dioselina Higuita ainda criança, passando a ser criado pela avó Ana Felisa no Bairro Castilla. Criado em um ambiente carente e hostil, onde "muitos nasciam, mas poucos cresciam" devido à criminalidade, o garoto fazia bicos para ajudar nas despesas de casa, sem deixar de lado a paixão pelo futebol, onde atuava como meio-campista e atacante, com méritos. Um dia qualquer, nas categorias de base do Independiente de Medellín, foi atuar no gol, pois o goleiro estava lesionado, e daí em diante, mesmo com 1,75m, uma altura considerada pequena para a posição, nunca mais mudou de lugar em campo. Em 1985, iniciou a carreira profissional no Millonarios Fútbol Club, já com seu estilo diferenciado, fazendo 16 partidas e marcando 7 gols. Transferiu-se para o Atlético Nacional no ano seguinte. Foi vestindo a camisa dos Los Verdolagas que ficou famoso e conseguiu as maiores glórias, com um título então inédito da Copa Libertadores da América, em 1989, dois da Copa Interamericana, em 1990 e 1997, e dois do Campeonato Colombiano, em 1991 e 1994. Também foi vice-campeão da Copa Libertadores em 1995. Já veterano, em 2008, foi campeão do Campeonato Colombiano série B com o Deportivo RioNegro.


 
Higuita encantou e influenciou fortemente dezenas de goleiros pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde se destacou o maior goleiro artilheiro do mundo, o craque Rogério Ceni, que conseguiu a incrível marca de 131 gols marcados na carreira. Higuita, hoje o sexto jogador com mais gols marcados na História do Futebol, marcou 41 gols, 37 de pênaltis e 4 de faltas. Pela Seleção Colombiana foram 3 gols. No ranking, entre ele e Rogério, estão Márcio, do Brasil, com 43 gols; Johnny Vegas Fernández, do Peru, com 45 gols; Jorge Campos, do México, com 46 gols e José Luis Chilavert, do Paraguai, com 67 gols.



René Higuita, apelidado de "El Loco" por sua imensa irreverência em campo, também estampou manchetes de jornais por um lance extraordinário, uma falha fatal em uma partida de Copa do Mundo e por atitudes polêmicas que lhe valeram uma prisão. Sua incrível e célebre defesa denominada de "escorpião" em uma partida amistosa da Seleção da Colômbia contra a Inglaterra no mítico Estádio de Wembley surpreendeu e encantou o mundo. Mas o mundo caiu em sua cabeça durante a Copa do Mundo da Itália em 1990, quando perdeu a bola ao tentar driblar o atacante camaronês Roger Milla, levando o gol que decretou a derrota e eliminação da sua seleção do torneio que não participava havia 28 anos. Com sua costumeira dignidade e coragem, assumiu toda a culpa, mostrando a ética e a força da sua personalidade. Foi ali que a FIFA decidiu proibir aos goleiros pegar a bola com as mãos após recuo dos companheiros de time, o que gerava muita "cera". Higuita teve sérios problemas com uma acusação de doping, com um encontro com o narcotraficante Pablo Emilio Escobar Gaviria e com sua participação na negociação para salvar uma menina sequestrada por bandidos em Medellín. Por esta última acusação, esteve preso por cerca de nove meses, perdendo a chance de disputar a Copa do Mundo de 1994. Fora do cárcere, processou o Estado, ganhou a causa e seguiu adiante, livre e inocentado.



Sou fã do profissional do futebol e do ser humano René Higuita. Sua personalidade forte e corajosa, suas jogadas maravilhosas e sua defesa escorpião me fascinaram para sempre. Por isso recomendo assistirem, na Netflix, ao documentário sobre sua trajetória de vida, Entre tantos míticos e lendários goleiros que entraram para a História do Futebol mundial como Lev Yashin, Gordon Banks, Sepp Maier e Manuel Neuer, Higuita revolucionou o esporte, provocando mudanças estruturais na sua prática que perduram até hoje. Ele continua sendo idolatrado pelos amantes do esporte e respeitado pelos companheiros de bola.



Com o título de "Higuita, El Camino del Escorpión" ("Higuita, O Caminho do Escorpião"), o documentário de 1h30 tem a direção do americano-uruguaio Luis Ara. Com vários depoimentos, inclusive do próprio homenageado, o filme mostra as origens pobres do menino que venceu na vida com dificuldades, mas com uma confiança extraordinária em suas convicções, enfrentando momentos de estrondoso sucesso bem como de enormes infortúnios, sempre apoiado pela família e pelos muitos amigos fieis. Meu carinho, admiração e respeito ao grande René Higuita!
Um grande abraço espinosense. 

   
  

sábado, 25 de janeiro de 2025

3656 - São Paulo vence a Copinha 2025

Uma competição bastante apreciada por quem ama o futebol e que revela uma grande quantidade de garotos talentosos que adiante tornam-se excelentes profissionais e ídolos de torcidas apaixonadas do Brasil e do mundo chegou ao seu encerramento na manhã de hoje em São Paulo. Na grande final, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, carinhosamente chamada de Copinha, teve mais uma conquista do São Paulo, a quinta (1993, 2000, 2010, 2019 e 2025).


 
A partida decisiva da 55ª edição da Copinha aconteceu no Pacaembu, o velho e famoso Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (hoje rebatizado de Mercado Livre Arena Pacaembu), dentro das festividades do aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo.
O São Paulo mostrou sua força e venceu a final por 3 x 2, em uma incrível virada após estar perdendo por 2 x 0, com gols de Paulinho (2 gols) e Andrade. Denner e Gui Negão marcaram para o Corinthians. 
O artilheiro da competição foi o atacante do São Paulo Ryan Francisco, com 10 gols marcados.
Grandes jogadores se destacaram e foram campeões na Copinha. Alguns deles que ainda estão na ativa: goleiro Rafael, zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, lateral-esquerdo Guilherme Arana, meio-campistas Casemiro, Lucas Moura, Lucas Paquetá e Estêvão, atacantes Endrick e Antony. 



Maiores campeões da Copinha:
Corinthians – 11 títulos
Internacional – 5 títulos
Fluminense – 5 títulos
São Paulo – 5 títulos
Flamengo – 4 títulos
Atlético - 3 títulos
Santos – 3 títulos



RESUMO DA DECISÃO
CORINTHIANS 2 X 3 SÃO PAULO
Motivo: Final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho)
Data e horário: Sábado, 25 de janeiro de 2025, 10 horas
Arbitragem:
Árbitra: Marianna Nanni Batalha
Assistente 1: Raphael de Albuquerque Lima
Assistente 2: Denis Matheus Afonso Ferreira
Quarto árbitro: Fagson Júnior dos Santos Silva
VAR: Márcio Henrique de Gois
Assistente de VAR 1: Amanda Matias Masseira
Assistente de VAR 2: Thiago Luis Scarascati
Gols: Denner, aos 33, e Gui Negão, aos 43 minutos do primeiro tempo (Corinthians), Paulinho, aos 45 minutos do primeiro tempo; Andrade, aos 16, e Paulinho, aos 20 minutos do segundo tempo (São Paulo)
Cartões amarelos: Bahia, Nicollas, Thomas (Corinthians), Alves, Maik (São Paulo)
CORINTHIANS: Kauê; Caipira, Fernando Vera, Caio Garcez e Denner; Bahia, Pedro Thomas e Dieguinho; Pellegrin (Lucas Corrêa), Nicollas (Vitinho - Luiz Eduardo) e Gui Negão
Treinador: Orlando Ribeiro
SÃO PAULO: João Pedro, Maik, Andrade, Lucas Loss (Osório) e Guilherme Reis; Negrucci, Hugo (Samuel - Pedro Ferreira) e Alves; Ferreira, Lucca e Paulinho
Treinador: Allan Barcellos



Parabéns ao São Paulo e aos seus torcedores pela importante conquista!
Um grande abraço espinosense.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

3655 - A garota que pinta o cotidiano de Montes Claros

No profundo, vasto e gigantesco mundo da Internet, podemos encontrar um tanto de tudo, de pilantras à procura de incautos para engambelar e lucrar, até pessoas que espalham amor e esperança aos desiludidos. Vemos também miríades de figuras tentando mostrar ao mundo as suas habilidades individuais nas mais variadas áreas do conhecimento humano, algumas com incrível talento, outras com suas supérfluas e toscas bugigangas artísticas.
Entre tantas coisas boas e muitas e muitas inimagináveis babaquices encontradas nas redes sociais, eis que descobri dia desse um canal de uma talentosa garota de Taiobeiras, mas residente em Montes Claros, que se utiliza da arte da pintura em aquarela para retratar imagens da paisagem cotidiana da cidade com imensa maestria. É a Júlia Marques, conterrânea da minha querida comadre Anny Kássia e da artista Marina Sena.




A Júlia Marques, através da sua conta no Instagram "@juliamarques.art", ao invés de instigar o ódio e espalhar fake News, resolveu disseminar tão somente beleza e cultura, ao criar um interessante projeto artístico denominado "Ruas de MOC", onde recria em quadros, cenas das ruas da cidade, pintando construções, objetos, pessoas ou cenas do dia a dia. Até agora em seu projeto que está apenas se iniciando, já foram retratadas por suas habilidosas mãos a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, no Centro; a Igreja Nossa Senhora da Consolação, no Bairro Cintra; e uma Kombi rosa estacionada diante do Varejão Brandão, no Bairro Cidade Nova.




Nesta correria desenfreada de muitos de nós atualmente em busca de dinheiro e da sobrevivência, quantos sequer reparam no nascer e pôr do Sol, no voar e cantar dos pássaros ou nas belas imagens que pairam no panorama da cidade? Assim, nada melhor que alguém com talento e sensibilidade venha retratar pra gente o que nos passa despercebido, criando arte com leveza e encantamento. Lembrando que a Júlia é pintora e pode colocar na tela uma imagem qualquer da sua preferência, uma foto sua, por exemplo. É só encomendar. Obviamente sendo ressarcida por isso, pois todo trabalho deve ser bem remunerado, justamente.
Adorei a ideia, a criatividade e a formosura do trabalho da Júlia e vou ficar ligado em sua conta do Instagram para acompanhar suas próximas criações artísticas, que prometem aparecer todas as segundas-feiras ao meio-dia. Sucesso, garota!
Um grande abraço espinosense.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

3654 - O belo Museu Carde

Um dos lugares mais visitados do país pelos que gostam de um friozinho mais que gelado, a bela cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, oferece muitas opções de sofisticação, diversão e prazer. É preciso avisar aos que lá nunca foram, para preparar os bolsos, pois tudo lá é muito caro, um absurdo na cobrança dos preços de itens banais de consumo, como uma simples cerveja, por exemplo. Falando o Português direto, é como um "assalto à mão desarmada", na verdade. Mas para quem é milionário, nenhum problema, é só ir lá passear por um lugar muito lindo e bem estruturado, com seu cenário europeu maravilhoso, preocupando-se apenas em ir bem agasalhado, pois o frio por lá é de lascar o cano.



Mas em Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil conhecida como a Suíça Brasileira, você não encontrará somente bares e restaurantes chiques e luxuosos, decorações com guarda-chuvas coloridos, muitas luzes, lojas, cafeterias, oferta generosa de fondues e chocolates, teleférico, parques, trilhas, cachoeiras, atrações do Festival de Inverno e o trem Maria Fumaça para um gostoso passeio. Você poderá visitar e apreciar lindos espécimes de automóveis antigos no Carde Art Design Museu, um lugar diferenciado que oferece uma experiência que conecta carros, arte, design e educação.



O Museu Carde (pronuncia-se Cardê) está localizado em um prédio de 6 mil m², construído em uma área total de 150 mil m², rodeado de muito verde, em um ambiente integrado à Natureza, dentro de uma floresta nativa de araucárias, com um amplo espaço decorado com bom gosto e sofisticação, onde o visitante pode se encantar com espécimes singulares de automóveis os mais diversos ali expostos, desde um Fusca, passando por uma Ferrari F50 de 1995 até um exemplar de 1911, um Hispano-Suiza 30-40 HP Series 95. O grande visionário brasileiro, o empresário João Conrado do Amaral Gurgel (1926-2009), pioneiro no desenvolvimento de carros elétricos, é lembrado com um exemplar de um modelo Gurgel exposto. São aproximadamente 100 automóveis raros e icônicos, em perfeito funcionamento, que contam a "história do Brasil e do mundo através da evolução dos automóveis, apresentando-os como verdadeiras obras de arte".



O Museu Carde, cujo nome vem das iniciais Carro, Arte, Design e Educação, é uma iniciativa da empresária Lia Maria Aguiar, senhora de 86 anos com um trabalho magnífico na filantropia em Campos do Jordão, que idealizou o empreendimento em 2018, quando ela adquiriu parte da coleção do senhor Og Pozzoli, um dos pioneiros do antigomobilismo no Brasil. Com os automóveis antigos doados à Fundação Lia Maria Aguiar, foi criada a Escola de Restauro de Carros Antigos, uma escola para formar profissionais qualificados na restauração de velhos carros. Além da preservação da História com os modelos de automóveis preciosos, o espaço também apresenta obras de arte e suscita a reflexão sobre identidade cultural e preservação do Meio Ambiente.


 
A Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) foi criada em 2008, e com o objetivo de proporcionar um futuro melhor para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, tem transformado a vida deles com a oferta  de ensino de excelência em seus Núcleos de Dança, Música e Teatro, onde mais de 700 alunos, com idades entre 6 e 21 anos, são beneficiados anualmente.
Para visitar o Carde, que oferece uma jornada pelo tempo, onde cultura, tecnologia e arte se conectam em harmonia, é preciso pagar um ingresso que custa R$ 120,00 a inteira e R$ 60,00 a meia, nos dias de funcionamento do museu, quinta à segunda-feira, das 10h às 18h. Nos feriados, os preços sobem: R$ 160,00 e R$ 80,00. O endereço é Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista - CEP 12472-610, Campos do Jordão (SP). Outros dados:
contato@carde.org
Telefone de contato: +55 12 3512-3547
WhatsApp: +55 12 98891-8425
E-mail: atendimento@carde.org



Os bilionários deveriam seguir exemplos como este, de alguém que tem dinheiro sobrando e destina uma pequena parte para realizar algo em prol da comunidade, a favor da cultura, da arte, do esporte, favorecendo especialmente os menos favorecidos. Um pouquinho de suas enormes fortunas direcionado a projetos sociais e culturais não vão lhe deixar menos ricos e poderosos, e farão uma monumental diferença na vida de milhões de pobres brasileiros. É só ser um tiquinho menos gananciosos, egoístas e avarentos. O belo exemplo da Dona Lia Maria Aguiar está aí para que muitos super endinheirados reflitam e a sigam na atitude.  
Um grande abraço espinosense.


sábado, 18 de janeiro de 2025

3653 - A Virgem Vermelha

Filmaço! Simplesmente porreta. Para quem, como eu, adora cinema, sobretudo filmes baseados em fatos reais, eis uma produção cinematográfica imperdível de assistir, uma história de personagens completamente singulares e altamente profundos e complexos, mãe e filha de talentos e convicções fortes e extraordinários. Falo do filme "A Virgem Vermelha", filme espanhol disponível no catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime. A direção é de Paula Ortiz, tendo como protagonistas em impecáveis atuações dramáticas as atrizes Najwa Nimri e Alba Planas. 
O filme nos mostra a vida de uma mãe e uma filha e suas jornadas em tempos de queda da Monarquia e ascensão ao poder do Socialismo na Espanha dos anos 30. É uma história extraordinária, quase inacreditável, mas é a verdade nua e crua. A senhora Aurora Rodríguez Carballeira, mulher firme, decidida e convicta dos seus ideais de defesa das mulheres e da "eugenia", ideologia que defende o aperfeiçoamento da espécie humana por meio da seleção genética, resolveu gerar uma criança para transformá-la em uma pessoa perfeita, livre, inteligente e preparada intelectualmente para realizar uma mudança estrutural na sociedade espanhola. Ela planejou tudo nos mínimos detalhes. Escolheu um religioso bonito, saudável, culto e inteligente para ter a relação sexual que geraria sua filha, com a preocupação de que este nunca viesse a público desvendar e requisitar a paternidade da criança. Ela então, após todos os cuidados durante a gravidez, entre dietas e exercícios, mudou-se para Madrid, dedicando-se com afinco e determinação, em tempo integral, na construção intelectual da mulher ideal e perfeita. A filha nascida em 9 de dezembro de 1914, batizada de Hildegart Rodríguez Carballeira, tornou-se prontamente uma mente brilhante, uma garota prodígio. Integralmente focada nos estudos, a menina já lia aos 2 anos de idade. Aos 3 anos, já sabia escrever. Aos oito anos, já falava Inglês, Francês e Alemão, além do Espanhol. Aos 13 anos, Hildegart tinha enorme conhecimento educacional, de tanto ler e aprender com as aulas de sua mãe. Aos 14, começou a estudar Direito, com uma licença especial devido à sua pouca idade. Depois de se formar em Direito, com 17 anos, começou a estudar Medicina e Filosofia e Letras. Foi durante este período de universidade que ela passou a dar palestras e a escrever artigos para uma série de revistas e periódicos, bem como de escrever 16 monografias sobre educação sexual, controle da natalidade, eugenia, esterilidade, divórcio e direitos das mulheres. Convidada por um jovem militante, entrou para o ativismo político, sendo de fundamental importância no acesso das mulheres à seara da política e na vitória dos socialistas nas eleições pós queda da Monarquia. Era respeitada por suas ideias e militância em defesa dos trabalhadores e das mulheres. Tempos depois, decepcionada com os rumos tomados pelos políticos que ajudou a eleger, foi expulsa do Partido Socialista em 1932, passando a integrar o Partido Republicano Federal.



A Aurora era uma mãe controladora, autoritária e inflexível, que idealizou criar uma filha perfeita, totalmente controlada para seguir absolutamente fiel aos seus anseios e ideários. O fanatismo era tamanho que a menina não podia brincar ou desviar a atenção para nada que não fosse a busca do conhecimento e das virtudes. Tinha hora certa para acordar, comer e dormir, até para dançar valsa com a mãe, que a chamava de sua "escultura de carne", como se esta fosse sua obra-prima, produzida para ser infalível e fiel. A mãe controlava tudo, presente o tempo inteiro, até na hora de dormir no mesmo quarto e na mesma cama. Mas a menina prodígio foi crescendo, conhecendo e se relacionando com outras pessoas e acabou descobrindo o amor, o que resultou em discordâncias e atritos sérios com a progenitora controladora e inteiramente intransigente.
Ambas foram de fundamental importância nas conquistas sociais e políticas das mulheres espanholas, ajudando a realizar profundas e necessárias mudanças na sociedade da época. 



Elenco de "A Virgem Vermelha", que estreou no Brasil em 5 de dezembro de 2024 e está disponível no catálogo da Prime Video:
Alba Planas - Hildegart Rodríguez
Najwa Nimri - Aurora Rodríguez
Aixa Villagrán - Macarena
Fernando Delgado-Hierro - Pepe Arriola
Jorge Usón - Miguel
María Alfonsa Rosso - Rosa
Nur Al Levi - Soledad
Pablo Vázquez (III) - Antonio
Patrick Criado - Abel Velilla
Pepe Viyuela - Guzmán



Eu poderia contar mais sobre a história da mãe opressora e da filha genial, mas certamente revelaria a vocês acontecimentos que iriam ocorrer no desenrolar do filme, acabando com o mistério sobre a conclusão de história tão insólita. Que vocês não deixem de assistir ao filme, pois o enredo da vida real é mais interessante e inimaginável que qualquer trama inventada pelos humanos.
A garota gerada para ser perfeita acabou se contaminando pela força do amor e dos seus próprios ideais, tornando-se imperfeita para a mãe dominadora que a imaginou domável e reprimível. O ato de ser livre tem preço a pagar, e alto, infelizmente.
Um grande abraço espinosense.



sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

3652 - E o Galo?

Neste sábado, às 17 horas, horário de Brasília, entrarão em campo para disputarem o primeiro clássico mineiro do ano, o Atlético e o Cruzeiro. E esta partida é bastante importante para ambas as equipes que estão em início de temporada, tentando entrosar seus jogadores para a exigente temporada de um calendário bastante recheado de compromissos em 2025. A partida de amanhã à tarde será realizada como um simples amistoso, com possibilidade de um sem número de substituições, sem taça nem premiação. É quase uma grande pelada de treinamento, mas certamente disputada com toda rivalidade e empenho. O jogo será realizado pela FC Series, um evento esportivo norte-americano em Orlando, na Flórida, que também conta com a participação do time da casa, o Orlando City Soccer Club, e dos brasileiros Cruzeiro, Flamengo e São Paulo. O Atlético ainda enfrentará o Orlando City no dia 25, no Inter&Co Stadium, às 17h. O São Paulo vai ainda encarar o Flamengo no domingo, dia 19, às 17h, no Chase Stadium. Os preços dos ingressos no clássico vão de US$ 48,00 a US$ 500,00.


  
Na quarta-feira o Cruzeiro enfrentou o São Paulo, com o resultado de empate em 1 x 1, gols de Matheus Pereira para a Raposa e de Luciano para o Tricolor. 
O Cruzeiro jogou o primeiro tempo com Cássio; William, João Marcelo, Fabrício Bruno e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Eduardo, Gabigol e Dudu. Na segunda etapa o time, totalmente modificado, jogou com Léo Aragão; Fagner, Jonathan Jesus, Vilalba e Kaiki Bruno; Walace (Peralta), Lucas Silva e Christian; Marquinhos, Bolasie e Tevis. Fernando Diniz comandou os dois times.
O São Paulo de Luís Zubeldia atuou na primeira etapa com Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Sabino e Moreira; Luiz Gustavo, Marcos Antônio e Lucas; Luciano, André Silva e Ferreirinha. No intervalo para a segunda etapa entraram Jandrei; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz; Pablo Maia, Alisson e Oscar; Erick, Calleri e William Gomes.



O que esperar de performance da equipe do Atlético neste início de temporada? A resposta a esta pergunta é uma incógnita, pois tudo pode acontecer, desde um sucesso estrondoso, como já aconteceu sob o domínio do excelente treinador Cuca em 2021, ou um fracasso retumbante, como ocorreu com a frustrante SeleGalo de 1994, sob a batuta de Vantuir Galdino, Valdir Espinosa e Levir Culpi. O elenco do Galo sofreu uma drástica mudança com saída de jogadores importantes considerados titulares como Paulinho, Matías Zaracho e Rodrigo Battaglia, e outros considerados suplentes, casos de Eduardo Vargas, Maurício Lemos, Matheus Mendes, Mariano e Alan Kardec. Ficou bastante claro que a milionária oferta do Palmeiras pelo Paulinho era irresistível e irrecusável, e que não havia como segurar Battaglia e Zaracho, que queriam sair de qualquer maneira ao final do contrato. Então melhor liberá-los e ainda faturar alguma grana, o que foi feito de maneira sensata e inteligente pela diretoria. O trem está pegando mesmo é na dificuldade nas contratações, com pouca grana e mercado inflacionado. Até o momento chegaram apenas três jogadores: os meio-campistas Gabriel Menino e Patrick e o lateral-direito Natanael, este uma ótima aposta. Estão em negociação as contratações de Júnior Santos e Bruno Henrique. A expectativa é de que pelo menos mais uns cinco atletas sejam contratados até a data final da janela de negócios do futebol que é 28 de fevereiro. Tempo ainda tem de sobra, o problema é falta de dinheiro e oportunidades factíveis de trazer boas peças para reforçar realmente o elenco.


 
Com as devidas paciência e sensatez, aguardo o término da janela para fazer alguma crítica aos dirigentes do clube. Entendo que, mesmo com a saída de ótimos jogadores, continuamos ainda com um excelente e competitivo time titular, necessitando de reforçar as opções no banco de reservas, especialmente no ataque, meio-campo e na lateral-esquerda. Obviamente que não teremos uma equipe comparável as dos poderosos Flamengo e Palmeiras, os atuais gigantes econômicos do futebol brasileiro, com seus elencos recheados de estrelas, mas podemos montar um time competitivo. Para a partida contra o arquirrival Cruzeiro no sábado, fosse eu o Cuca, escalaria Éverson; Saravia, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Fausto Vera, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Deyverson e Hulk, em um sistema 4-2-3-1.


 
Qualquer resultado ao final do clássico do sábado em terras ianques terá zero influência no restante da temporada, mas é claro que a Massa Atleticana já quer começar o ano com o pé direito e uma vitória sobre o arquirrival sempre é bem-vinda. Certamente o jogo será como sempre, disputado com muita rivalidade, marcação, luta, garra, jogadas duras e ríspidas, provocações e certamente alguma polêmica e expulsão. O Cruzeiro leva alguma vantagem por ter iniciado a pré-temporada antecipadamente e estar mais preparado fisicamente, mas em clássicos isto pode ser superado com a vontade e uma boa estratégia do adversário. Fica a dúvida se os treinadores irão repetir a fórmula adotada pelos técnicos na primeira partida da FC Series, colocando duas equipes completamente diferentes em cada tempo. Eu imagino que não, mas vamos aguardar. A questão é que na realidade, o jogo não vale absolutamente nada. É só um treinamento de luxo em terras estrangeiras e nada mais.



Interessante e curioso mesmo é observar que no dia seguinte, domingo, dia 19 de janeiro, ambos os clubes farão suas estreias no Campeonato Mineiro, com o Atlético enfrentando o Aymorés fora de casa, às 11 horas, e o Cruzeiro estreando no Mineirão contra o Tombense. Serão utilizadas as equipes sub-20 nestes compromissos, até o retorno ao Brasil dos atletas profissionais. O segundo clássico do ano será realizado no Mineirão, com mando do Cruzeiro, no domingo, 9 de fevereiro, às 16h.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO MINEIRO 2025
Os 12 times se dividem em três grupos de quatro equipes, que jogam em turno único, encarando apenas adversários das outras chaves. Classificam-se os primeiros colocados de cada grupo e o melhor 2º colocado para a Semifinal. Os dois piores clubes na classificação geral são rebaixados. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate na fase de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Semifinal e Final serão disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) disputa de pênaltis. Os clubes entre 5º e 8º na classificação geral da Primeira fase disputam o Troféu Inconfidência nos mesmos moldes das finais do campeonato.

Que Atlético e Cruzeiro não se deixem levar pela rivalidade e violência em campo, protagonizando e proporcionando aos brasileiros que moram nos Estados Unidos um espetáculo bonito e caprichado de muito bom futebol. Que assim seja!



Quanto ao desempenho tão ansiosamente aguardado do time do Atlético na temporada, certamente teremos uma repetição do que sempre acontece quando os títulos importantes não vêm, uma gritaria geral dos famigerados cornetas, reclamando de tudo e de todos, como se o Atlético fosse o time mais poderoso economicamente, o de maior torcida e o de maior importância na história do futebol, um atestado de ignorância, de insensatez e de soberba. Temos que exercitar a humildade e compreender as dificuldades de um clube ainda bastante endividado, com enormes problemas para resolver, tendo que competir com pesos pesados com os cofres recheados de dinheiro e elencos extremamente qualificados. E entre tantos grandes clubes no país, no final das competições, apenas um será o campeão. Então é apoiar incansavelmente o time e sim, torcer para que as conquistas aconteçam, mas com a consciência e a serenidade de que nem sempre as taças virão, pois no esporte vitórias e derrotas, sucessos e fracassos, são a rotina irremediável. Eu sou atleticano, e assim continuarei até a morte, não importando se o Galo ganhar o Mundial da Fifa ou perder o Troféu Independência. Aqui é GALO, sempre!  
Um grande abraço espinosense. 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

3651 - Chuvas em abundância trazem prejuízos e esperança em Espinosa

Não raramente, vemos e ouvimos na imprensa afirmações de que a estiagem, especificamente o cenário de céu limpo de nuvens e Sol abrangente, é o tempo ideal para que a vida cotidiana transcorra sem problemas, em paz e serenidade, denominado de "tempo bom". Nós, filhos do Sertão, discordamos em parte. Os períodos do ano em que prevalece o Sol são ótimos e de extrema importância para a sobrevivência humana, não há como discordar, porém o tempo chuvoso, para nós sertanejos, é vital para a revitalização do solo onde florescem as plantações que nos darão o feijão, o milho, a mandioca, o arroz, as frutas, os legumes e as hortaliças que nos permitirão continuar saboreando este presente divino do Criador, a vida. Então, poderosos senhores da mídia das metrópoles, tempo bom é tempo de Sol mas também tempo de chuva.



O segredo para o atingimento da perfeição das coisas e gentes é o equilíbrio. Tudo em carência ou excesso nos será prejudicial, é a lógica da vida. Infelizmente, a tão bendita e indispensável chuva, quando cai em quantidade superior ao habitual, traz inconvenientes aos seres humanos e às vezes, em casos extremos, prejuízos materiais e, o pior, perdas humanas. Mas certamente a culpa não é da Mãe Natureza, do Meio Ambiente, desse "Deus" incorpóreo que é covarde e violentamente atacado dia após dia, sendo destruído e poluído às custas do desmedido apreço de ignorantes, egoístas, gananciosos e insanos humanos pelo excesso de dinheiro e poder. Para se tornarem ainda mais ricos, destroem tudo pela frente, sem comiseração ou remorso, desde que seus ativos se valorizem mais e mais, infinitamente, enquanto pessoas vulneráveis sofrem as consequências desta estúpida insensatez que prejudica a todos no planeta.



Ainda tem quem, vivendo em um universo paralelo, refute os estudos da Ciência que comprovam e nos alertam sobre o descompasso em curso no planeta com os efeitos negativos do aquecimento global. O fanatismo político-religioso impede esses pobres coitados de enxergar a realidade que já se manifesta terrível em todo o planeta, com incêndios gigantes nos Estados Unidos e na Europa e inundações catastróficas no Brasil, alguns pequenos exemplos da inquietante situação mundial. O efeito da destruição da Terra está diante dos nossos olhos, mas às vezes até quem é vítima recusa-se a aceitar o fato real da resposta brutal da Natureza, esta intrincada relação de forças poderosíssimas do Universo em que o ser humano é um mísero pontinho no cosmo, extremamente fácil de ser exterminado. Mas o bicho homem, na sua imensa ignorância e arrogância, se vê como um titã, imune, poderoso e imorredouro. Dá pena.



A mesma chuva, iluminada e abençoada por Deus, que caiu com fartura no solo espinosense nos últimos dias, alegrando os agricultores e aumentando a esperança da população em dias melhores para todos, infelizmente alagou ruas e invadiu casas e estabelecimentos comerciais em alguns bairros da cidade, provocando prejuízos materiais aos moradores, obrigando-os a deixar o conforto dos seus lares enquanto tentavam a todo custo retirar o máximo de seus pertences da perda total. Conforme informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, 260 famílias foram atingidas pela força da água da enchente, com um total de 1.040 pessoas ficando desabrigadas na cidade de Espinosa.



Em meio a tanta tristeza e desalento por vermos tantos irmãos espinosenses sofrendo, devido à grande precipitação pluviométrica que caiu na nossa cidade, especialmente no domingo, 12 de janeiro, podemos nos orgulhar por testemunhar a imensa solidariedade de grande parte do povo de Espinosa, que se mobilizou prontamente para disponibilizar seus caminhões e caminhonetes e/ou ajudar na remoção dos móveis, eletrodomésticos e utensílios das casas inundadas dos moradores afetados pela enchente. Merecem o louvor e o reconhecimento também os órgãos governamentais como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Defesa Civil, além dos administradores da cidade, pela atuação célere e bem-sucedida no atendimento à população vitimizada pela inundação.


 
Resta-nos agora aguardar as ações tempestivas das autoridades e instituições responsáveis pelo auxílio às pessoas vítimas da calamidade, enquanto espero que a sociedade se una para ajudar os prejudicados, com doações de dinheiro ou objetos, inicialmente colchões, roupas de cama, água potável e alimentos. Já estão disponíveis alguns postos de coleta de doações na cidade de Espinosa, um deles o Centro Social localizado na Praça Coronel Joaquim Tolentino (Praça da Matriz), esquina com a Rua da Imprensa. Quem quiser colaborar com envio de dinheiro, pode-se fazer um PIX para o número 04111443000372 (CNPJ) - Centro Social da Paróquia de São Sebastião. Lembrando que, ao contrário de milhões de fake News divulgadas por criminosos nas redes sociais, a transação do PIX não tem taxação alguma. Os de bom coração podem doar tranquilamente, sem medo de quaisquer cobranças de impostos pela Receita Federal.


  
Para alegrar um pouco a população entristecida com os efeitos negativos das enchentes e alagamentos, uma boa notícia chegou para deixar mais esperançosos os espinosenses. É que a Barragem do Estreito atingiu o seu nível máximo de capacidade de retenção de água e sangrou na madrugada desta quarta-feira, 15 de janeiro. Tal acontecimento é raro de acontecer, o que provoca um sentimento imenso de alegria e entusiasmo na população tão acostumada às dificuldades causadas pelas secas que castigam a região Norte-Mineira ano após ano.



Mesmo distante, quero prestar minha solidariedade às pessoas afetadas pelas chuvas abundantes na minha terra querida, esperando que possam retornar o mais breve possível às suas casas, recuperando seus pertences para continuarem a vida em paz, felicidade e harmonia com o Universo. E rogo para que espinosenses e demais brasileiros que se sintam comovidos pela situação desalentadora por que passam nossos irmãos, os ajudem com doações, dentro das suas possibilidades econômicas. Fazer o bem é bom demais! 
Força, irmãos espinosenses! E nada de renegar a bendita chuva, temos mais é que agradecer a Deus por ela, sinônimo de vida, fartura e sobrevivência.
Um grande abraço espinosense.



3650 - Morreu José Geraldo

Ainda na madrugada desta terceira quinta-feira do mês de janeiro de 2025, dia 16, ao acordar e conferir as novidades no nosso mais novo e utilizado órgão humano, o smartphone, tomei conhecimento, com imensa surpresa e consternação, do falecimento do amigo atleticano José Geraldo Barbosa Lima. Ele há pouco havia completado seus 76 anos de vida. 
Geraldinho, como era carinhosamente tratado, advogado e cidadão de enorme gabarito pessoal e profissional da nossa Espinosa, é figura conhecida, apreciada e respeitada no seio da nossa comunidade e certamente sua passagem para outra dimensão cósmica deixará um sentimento amplo de abatimento e tristeza, não só no seu âmbito familiar, mas em toda a cidade.
À sua esposa Vilma, sua filha Luciana, seu irmão Juraci e aos demais familiares, quero externar aqui os meus sinceros sentimentos de pesar ao mesmo tempo em que suplico ao nosso Pai Criador para que lhes console neste instante tão difícil e angustiante, concedendo a todos a dose bastante de força, resignação e fé.
Que o nosso querido amigo e conterrâneo atleticano Geraldinho alcance a Paz Eterna após encerrada, com louvor, a sua exemplar caminhada terrena!
Minha solidariedade cristã a todos os familiares.
Um grande abraço espinosense.


   

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

3649 - Confraternização na AABB MOC entre atleticanos e cruzeirenses

Na manhã nublada deste domingo, 12 de janeiro de 2025, uma turma de entusiasmados associados da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros deixou o descanso e o conforto de casa para participar de uma partida amistosa de futebol society entre torcedores dos maiores times das Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro. Sob o comando dos organizadores Vilmar (atleticanos) e Reginaldo (cruzeirenses), os peladeiros sessentões da AABB MOC correram e suaram atrás da bola no gramado sintético do Campo Society José Carlos Gomes. E depois de muita competitividade e prazer em bater uma bolinha com os amigos, os cruzeirenses saíram vencedores e felizes com a vitória por 1 x 0, belo gol solitário de Joaquim (Quinha) no final da primeira etapa. A vitória também valeu um troféu de campeão entregue ao capitão celeste Reginaldo, enquanto outro, de vice, foi entregue ao capitão alvinegro Vilmar. Prestigiaram a premiação os representantes da AABB, Betão, Ivo Cândido e Bilu. 
Pelo Atlético jogaram Luiz, Vilmar, Fernando Zica, Rancharia, Edi, Ademir, Eustáquio, Renato, Hélson, João Ribeiro, Paulo Bruno, Newtinho e Bigode. Vovô foi o técnico. Pelo Cruzeiro jogaram Marcelo Bocão, Éder, Wilson, Cláudio, Deraldo, Luiz, Reginaldo, Joaquim, Messias, Zé do Gás e Alexandre David. Fabão foi o técnico.


Marcelo, Eustáquio, Bigode, Edi, Fernando Zica e Hélson;
Ademir, Rancharia e seu netinho, João Ribeiro, Paulo Bruno, Vilmar e Renato

Bocão, Cláudio, Wilson, Luiz, Éder e Fabão;
Zé do Gás, Deraldo, Messias, Reginaldo, Alexandre David e Joaquim


Tão importante quanto o jogo amistoso foi a confraternização pós partida, realizada no espaço da Arena Walter José Pereira e comandada pelo associado e peladeiro Serginho, ausente no campo por conta da idade ainda não sexagenária. Com uma setlist de grandes sucessos do Samba, do Rock e da Música Romântica dos anos 60,70 e 80 preparada por Reginaldo, os velhinhos aficionados pelo futebol curtiram a resenha com longos papos, muitas histórias, boas risadas e bastante animação, sob um clima de amizade, respeito e descontração. Não faltaram a boa comida e a cerveja gelada para os amigos e companheiros de clube. Familiares de Zé do Gás e Vilmar estiveram presentes.





A promessa dos organizadores, Vilmar e Reginaldo, é a de que outras partidas amistosas e outras confraternizações poderão vir em breve, inclusive com a realização de um torneio quadrangular, atraindo a participação de mais companheiros sessentões da AABB MOC. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.


sábado, 11 de janeiro de 2025

3648 - Perdas humanas em Espinosa

Triste fiquei hoje ao saber que na nossa Espinosa um jovem faleceu, vítima de afogamento ontem. Seu nome, Matheus Cléber. O rapaz era estudante da Escola Estadual Joaquim de Freitas e filho de Luiz Carpinteiro. Uma tragédia para os pais e para nossa comunidade espinosense.
Aos seus pais, que não conheço, e demais familiares, externo aqui os meus mais profundos sentimentos de pesar, a minha solidariedade cristã e a minha prece ao Deus Pai Todo-Poderoso para que interceda dando-lhes as devidas e necessárias fé, força e resignação para superar momento tão doloroso e desesperador.
Através da página do Facebook do Fidelino José Fernandes, repórter sempre muito bem informado, tomei conhecimento dos falecimentos recentes de outras ilustres figuras da nossa sociedade espinosense: Izaura de Oliveira Aguiar (mãe de Vilma do Hotel), Marizete de Freitas (da Vila de Santana), Valdo Antônio Bonfim, Manoel (conhecido como Manezim, pai da finada Elizete Freitas da Vila de Santana), Francisco Pereira da Silva (conhecido como Chiquinho da Cabeceira), Rosalva (esposa do finado Zé Barrigudo da Comunidade de Bebedouro, avó de Wesley Vereador), Terezinha Pereira Botelho e Vera. A todos os familiares dos falecidos os meus sinceros sentimentos de pesar e a minha solidariedade.
Que o bom Deus acolha a todos em seu Reino de Paz e Amor!
Um grande abraço espinosense.