Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 27 de março de 2025

3704 - Nosso Sonho

Sabemos o quanto boa parte de nossa população brasileira desconhece, infelizmente, a nossa História. Assim, é gratificante perceber o lançamento de várias produções cinematográficas sobre acontecimentos da nossa Pátria amada, bem como de cinebiografias de grandes nomes da nossa Arte e Cultura, como o filme "Nosso Sonho", lançado há não muito tempo, em 21 de setembro de 2023, e disponível para visualização no catálogo da plataforma de streaming Netflix. Para quem gosta de conhecer as biografias dos nossos artistas, sobretudo os da música, eis uma boa relação de filmes com esclarecimentos sobre as suas histórias:

Eternamente Pagu (1987)
Cazuza: O Tempo Não Para (2004)
Dois Filhos de Francisco (2005) Zezé di Camargo e Luciano
Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal (2008)
Loki - Arnaldo Baptista (2009)
Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Dei (2009)
Herbert de Perto (2009) Herbert Vianna
Uma Noite em 67 (2010) Festivais da Canção
Dzi Croquettes (2010)
Rita Cadillac - A Lady do Povo (2010)
Daquele Instante em Diante (2011) Itamar Assumpção
Mamonas Pra Sempre! (2011) Mamonas Assassinas
Gonzaga: De Pai Pra Filho (2012) Luiz Gonzaga e Gonzaguinha
Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio (2012)
Tropicália (2012)
Vou Rifar Meu Coração (2012) Música Romântica
Paulo Moura - Alma Brasileira (2013)
Tim Maia (2014)
Hélio Oiticica (2014)
O Vento Lá Fora (2014) Fernando Pessoa
Trinta (2014) Joãosinho Trinta
Cássia Eller (2015)
O Sal da Terra (2015) Sebastião  Salgado
Chico - Artista Brasileiro (2015) Chico Buarque
Cauby - Começaria Tudo Outra Vez (2015) Cauby Peixoto
Los Hermanos - Esse é Só o Começo do Fim da Nossa Vida (2015)
Sabotage: O Maestro do Canão (2015)
Elis (2016) Elis Regina
Cícero Dias, o Compadre de Picasso (2016)
Nise - O Coração da Loucura (2016) Nise da Silveira
Laerte-se (2017) Laerte Coutinho
Bingo - O Rei das Manhãs (2017) Arlindo Barreto, Bozo
Carvana - Como se Faz um Malandro (2018) Hugo Carvana
Onde Está Você, João Gilberto? (2018)
Henfil (2018)
Minha Fama de Mau (2019) Erasmo Carlos
Hebe - A Estrela do Brasil (2019) Hebe Camargo
Inezita (2019) Inezita Barroso
Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto (2019)
Barretão (2019) Luiz Carlos Barreto
Mussum - Um Filme do Cacildis (2019)
Tunga, O Esquecimento das Paixões (2019)
Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos (2019)
Chorão - Marginal Alado (2021)
Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo (2022)
Me Chama Que Eu Vou (2023) Sidney Magal
Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você (2023)
Plauto, Um Sopro Musical (2023) Plauto Cruz
Meu Sangue Ferve Por Você (2024) Sidney Magal
Maurício de Sousa – O Filme (2024)
Othelo, o Grande (2024) Grande Otelo
Saudosa Maloca (2024) Adoniram Barbosa
Nada Será Como Antes (2024) Mílton Nascimento
A Música Natureza de Léa Freire (2024)
Milton Bituca Nascimento (2025)
Luiz Melodia - No Coração do Brasil (2025)



"Nosso Sonho", filme com roteiro de Eduardo Albergaria, Daniel Dias e Maurício Lissovsky e direção de Eduardo Albergaria, conta a trajetória, desde a infância, dos afeiçoados amigos Cláudio Rodrigues de Matos, o Claudinho (14-11-1975 / 13-07-2002), e Claucirlei Jovêncio de Souza, o Buchecha (01-04-1975). Criados juntos em uma comunidade periférica da cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, os garotos enfrentaram as vicissitudes da vida humilde, filhos de gente pobre, com empregos ruins e remunerações irrisórias, sempre tendo dificuldades para sobreviver neste mundo desigual e injusto do capitalismo selvagem. Claudinho, rapaz sonhador, pensava em se tornar artista para ficar famoso, ganhar dinheiro, comprar um carro e mais outros bens de consumo e poder ajudar sua família a ter uma vida melhor. Vendo o sucesso dos bailes Funk na Favela do Salgueiro, resolveu convidar, no ano de 1992, o velho amigo Buchecha para criarem uma dupla de MC´s e participarem daquela festa. Com alguma resistência de Buchecha, conseguiu finalmente convencê-lo da ideia, mesmo com o desânimo do amigo que via cotidianamente o pai alcoólatra completamente arrasado com o fracasso na tentativa de ser músico. Participaram de um festival de música no Clube Mauá e ganharam, cantando o Funk "Bandeira Branca". Foi o primeiro passo para o sucesso que viria, na comunidade, com o "Rap do Salgueiro", música que começou a ser tocada nas rádios em 1995, desembocando na oportunidade de lançarem seu primeiro álbum em 1996, intitulado "Claudinho & Buchecha", que vendeu mais de um milhão de cópias, com a explosão das músicas "Nosso Sonho", "Carrossel de Emoções" e "Conquista". No ano seguinte, lançaram o disco "A Forma", que popularizou as músicas "Quero Te Encontrar" e "Meu Compromisso" e os levou a ganharem o prêmio de Artista Revelação da MTV Awards Brasil. A partir daí, ficaram nacionalmente conhecidos, participando de vários programas de TV e até excursionando pelo mundo. Superaram problemas com empresário e traficantes da favela, continuando a carreira de sucesso, apresentando-se em shows pelo país. 
Tudo ia maravilhosamente bem para os dois fieis e leais amigos até que o destino lhes atingiu em cheio com uma tragédia. Retornando de um show realizado à noite na cidade de Lorena (SP), o carro que era dirigido pelo secretário da banda, Ivan Crespo Manzieri, que havia substituído o motorista DJ Tralha poucos minutos antes na parada em um posto de gasolina, chocou-se violentamente contra uma árvore à beira da estrada depois de derrapar na pista molhada pela chuva no km 202 da Rodovia Presidente Dutra na noite de 13 de julho de 2002. Aos 26 anos de idade, Claudinho faleceu imediatamente na colisão. Buchecha declararia depois que Claudinho não queria viajar para fazer este show e que, após concordar, teria decidido viajar no seu próprio carro, deixando de ir na van ao lado dos companheiros, como era o normal. Um mistério nunca explicado.


  
No total, a dupla que popularizou o Funk Melody lançou cinco álbuns. Além desses dois primeiros, foram lançados "Só Love" (1998), "Destino" (2000) e "Vamos Dançar" (2002). A música que mais fez sucesso e que é a que mais gosto do repertório deles é "Fico Assim Sem Você", uma composição da dupla Abdullah e Cacá Moraes.

Elenco de "Nosso Sonho":
Lucas Penteado - Claudinho
Juan Paiva - Buchecha
Tatiana Tibúrcio - Dona Etelma
Nando Cunha - Claudino de Souza
Lellê - Rosana
Clara Moneke - Vanessa
Antônio Pitanga - Seu Américo
Isabela Garcia - Dona Judite

Um tanto atacado pelo preconceito de grande parte da população brasileira pelo simples fato de ser música de gente pobre da periferia, o Funk saiu da favela e ganhou o asfalto, as rádios e as TVs com o estilo Melody dos meninos Claudinho e Buchecha, que criaram músicas populares, agradáveis e dançantes que venderam muitos discos e estouraram nas paradas de sucesso. Por trás desse caso raro de ascensão social de jovens pela música, há uma linda história de amor, amizade e lealdade às raízes. Claudinho e Buchecha se mantiveram fieis às suas namoradas, casando-se com elas, construindo família, sempre ao lado dos pais e dos amigos de outrora, jamais deixando o sucesso destruir os laços amorosos dos relacionamentos.    
Claudinho e Buchecha cantaram o amor, o apreço pela sua comunidade, o companheirismo e a alegria de viver, colocando o Brasil inteiro para dançar os famosos passinhos dos habitantes dos morros cariocas. Claudinho se foi prematuramente, mas Buchecha continua batalhando e fazendo música na sua carreira de cantor e compositor. Ele continua no caminho da arte, pois o sonho nunca vai terminar.
Instagram: @buchecha
Um grande abraço espinosense. 


Nenhum comentário: