Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

1580 - O Uluru e sua magnitude

Uma montanha no meio da imensidão da planície. Um gigantesco bloco de pedra de 3,6 km de extensão, 1,9 km de largura e altura de 348 metros em seu ponto mais alto. Assim é o Uluru, ou Ayers Rock, uma das mais famosas paisagens da Austrália, lugar sagrado para os aborígenes que vivem na região há mais de 10 mil anos. A trilha em torno da enorme montanha de pedra tem 10 km e leva cerca de 3,5 horas para ser percorrida.


Essa maravilha da Natureza está localizada no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, perto da pequena cidade turística de Yulara, 400 km a sudoeste de Alice Springs, na Austrália. Devido à sua constituição de arenito impregnado de minerais como feldspato (arenito de arcósio), há uma emissão de um brilho vermelho ao amanhecer e ao pôr-do-sol, causando um espetáculo único.
O Uluru, como é chamado pelos aborígenes, possui em sua estrutura inúmeras fendas, cisternas de tamanhos variados, cavernas rochosas e pinturas antigas. Os turistas que visitam o parque podem escalá-lo, não sem grande esforço desprendido para vencer sua longa e íngreme estrutura, mesmo com a ajuda de correntes fincadas na pedra. Mas a visão privilegiada lá de cima merece qualquer sacrifício. Uma maravilha da Natureza!
Hoje em dia, com a proliferação dos drones, que propiciam uma oportunidade especial de captação de imagens aéreas, lugares antes quase inatingíveis como esse podem ser desvendados através das suas lentes, com ótima qualidade de imagem. É o que se pode ver nos vídeos abaixo.
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: