Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 1 de abril de 2013

680 - Discos da Minha Vida: "...Famous Last Words...", do Supertramp

Estou iniciando mais uma série de postagens aqui no nosso blog, desta vez sobre discos que marcaram definitivamente a minha história, seja pela alta qualidade musical ou simplesmente pela influência emocional que teve em minha trajetória.
Supertramp foi uma banda de rock britânica formada em 1969 com o nome inicial de Daddy, mais tarde renomeada no início dos anos 1970. Ficou conhecida pela sua competente atuação no rock progressivo, com as lindas e harmônicas composições de seus líderes Rick Davies and Roger Hodgson, como também pela voz destacada e inconfundível deste último nas interpretações. Uma das suas características era o uso constante em suas músicas do piano elétrico Wurlitzer e memoráveis solos de saxofone. A banda vendeu mais de 60 milhões de álbuns em toda a carreira, com destaque para o disco de 1979, "Breakfast in America", que foi o seu maior sucesso comercial, com mais de 28 milhões de cópias vendidas. 
Realmente este álbum é fantástico, com grandes sucessos como "The Logical Song", "Take the Long Way Home", "Goodbye Stranger" e "Breakfast in America". 
Mas o disco que eu mais gosto é o sétimo da banda, "...Famous Last Words...", lançado pela A and M Records em outubro de 1982, o último com a participação do vocalista, guitarrista e tecladista Roger Hodgson. É um dos álbuns que entraram definitivamente para a minha história de vida.
O meu prazer já começa ao ver a capa, com a belíssima fotografia do equilibrista em cima da corda sob a luz do holofote e a mão que segura a tesoura pretendendo derrubá-lo. Lindíssima capa!  
Cada música deste disco agrada consideravelmente o meu coração, com suas melodias harmoniosas, as interpretações espetaculares dos músicos e a voz maravilhosamente sedutora de Hodgson. Quando o coloco para tocar, é um êxtase completo. Cada nota, cada som, cada palavra cantada me deixa extremamente feliz e sereno. Gosto de todas as músicas, mas ainda mais de "C´est Le Bon", "Know Who You Are" e "Bonnie". A abertura de "Don´t Leave Me Now" é simplesmente fantástica, eletrizante, mágica.  Não conheço absolutamente nada de teoria musical, sigo tão somente aquilo que me acaricia a mente e a alma e me afaga o coração, e isso este álbum do Supertramp me afeta profunda e maravilhosamente bem. É o que vale e isso já me basta.
Um grande abraço espinosense.

Todas as músicas foram compostas por Rick Davies e Roger Hodgson
Lado A
Crazy - 4:44
Put on Your Old Brown Shoes - 4:20
It´s Raining Again - 4:23
Bonnie - 5:38
Know Who You Are - 5:00

Lado B
My Kind of Lady - 5:16
C´est le Bon - 5:33
Waiting So Long - 6:35
Don´t Leave Me Now - 6:24

Ficha Técnica
Banda Supertramp
  • Rick Davies - teclados, voz principal nas faixas (A) 2, 4,(B) 1, 3
  • John Helliwell - saxofone, teclados
  • Roger Hodgson - guitarra, teclados; voz principal nas faixas (A) 1, 3, 5, (B) 2, 4
  • Bob Siebenberg – bateria
  • Dougie Thomson – baixo
Pessoal adicional
  • Claire Diament - voz de apoio em "Don't Leave Me Now"
  • Ann Wilson e Nancy Wilson - voz de apoio em "Put On Your Old Brown Shoes" e "C'est Le Bon"
Produção
  • Produtores: Peter Henderson, Russel Pope, Supertramp
  • Engenheiro de som: Peter Henderson
  • Engenheiro assistente: Norman Hall
  • Masterização original: Doug Sax, Mike Reese
  • Remasterização da edição de 2002: Greg Calbi, Jay Messina
  • Som dos concertos: Russel Pope
  • Técnico de som: Bud Wyatt
  • Arranjos de cordas: Richard Hewson (em "Know Who You Are")
  • Direção de arte: Mike Doud, Norman Moore
  • Design da capa: Mike Dowd, Norman Moore
  • Conceito da arte da capa: Mike Dowd
  • Trabalho de arte: Mike Dowd
  • Fotografia e foto da capa: Jules Bates, Tom Gibson
  • Fotografia do encarte: Tom Gibson
Fonte: wikipedia.org

Um comentário:

Leonardo Polaro disse...

Faço minhas suas palavras, também amo este excepcional álbum !