Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 2 de outubro de 2012

536 - Médicos sem Fronteiras: verdadeiros Anjos da Terra

A associação Medecins Sans Frontieres (Médicos sem Fronteiras-MSF) foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas idealistas, com o objetivo de prestar ajuda médico-humanitária em todos os lugares do mundo, de forma independente e imparcial. A organização conta com cerca de 30 mil profissionais de diferentes áreas, presentes em mais de 60 países ao redor do mundo, prestando assistência a populações vítimas de desastres naturais, fome, conflitos armados, epidemias e doenças negligenciadas, além de tornar públicas a todo o mundo essas situações de dor e sofrimento. Desde então, foram várias intervenções em catástrofes naturais e conflitos armados como o terremoto na Nicarágua, a guerra do Vietnã, a guerra da Bósnia, os refugiados na Tailândia, a fome na Etiópia, o genocídio em Ruanda etc. Também são promovidas campanhas de combate a doenças como HIV/Aids, Malária, Tuberculose, Sarampo, Cólera, Doença do Sono, Leishmaniose, Meningite, Doença de Chagas, Dengue, Ebola, Febre Marburg etc.
A organização humanitária é sustentada, em 90% dos seus recursos, por contribuições privadas doadas por mais de  três milhões de pessoas em todo o mundo, o que lhe permite desenvolver o seu trabalho com total independência, neutralidade, imparcialidade e transparência, sem qualquer vínculo com governos.  
Vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho desses verdadeiros anjos, profissionais voluntários dedicados, caridosos e solidários que levam cuidados médicos, amor, atenção e carinho a vítimas de calamidades e a pessoas carentes de tratamento médico em todo o planeta.
Informações a seguir copiadas do site msf.org.br.
"Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, o MSF também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona, ou não existe. A organização oferece cuidados de saúde básica e de prevenção em campos de refugiados, áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas.
Um projeto pode ser desencadeado pela existência de uma situação de crise que requer uma resposta humanitária ou pelo pedido de organizações internacionais, de um governo nacional ou de outras organizações não governamentais. O primeiro passo é enviar uma equipe ao local para avaliar a situação.
Profissionais de MSF analisam, de acordo com o contexto, o número de pessoas afetadas, as necessidades médicas e nutricionais, a infraestrutura de transportes, água e saneamento, o ambiente político e a capacidade local de responder ao problema. Assim, a organização toma a decisão final de intervir ou não naquele país, determinando as prioridades de saúde, além de compor a equipe que entrará em ação e os recursos necessários para iniciar o projeto.
Quando há uma emergência, uma intervenção pode ser efetuada entre 48 e 72 horas após identificado o problema. Por trás da agilidade do MSF, está um sistema de logística extremamente eficiente. A padronização dos métodos de trabalho, a organização de materiais em kits específicos, a manutenção de estoques permanentes e a experiência dos profissionais permitem que o MSF chegue ao local afetado com rapidez e comece imediatamente a socorrer as vítimas.
O MSF possui quatro centros de logística na Europa e no Leste da África e estoques de equipamento na América Central e no Leste da Ásia. Dessa forma, materiais podem ser enviados de avião para regiões em crise dentro de 24 horas.
Durante as atividades, a avaliação dos procedimentos é constante, para adaptá-los às necessidades da população atendida. A troca de informações entre o pessoal que está em campo e os centros operacionais é contínua, o que assegura flexibilidade das operações e otimização dos recursos em favor das pessoas assistidas.
Todos os projetos de Médicos Sem Fronteiras têm prazo para terminar. Uma vez supridas as necessidades que levaram à instalação do projeto, o MSF começa gradualmente a retirar suas equipes para encerrar o programa, ou para repassá-lo a ONGs locais ou ao governo do país."









Às vezes um grande desânimo me invade o coração, quando vejo notícias terríveis relatando certas atitudes inacreditáveis protagonizadas por algumas pessoas que nem parecem pertencer à raça humana, tamanha a maldade e violência. Mas quando encontro exemplos como esse dos Médicos sem Fronteiras, recupero rapidamente a esperança e volto a acreditar que nada está perdido, que Deus existe e que a vida ainda vale muito a pena.
Você pode colaborar para que esse magnífico trabalho continue a levar cuidados médicos de qualidade a quem necessita, aonde quer que seja, sem distinção de raça, religião ou convicção política. Basta acessar o site msf.org.br e fazer a sua doação única ou mensal aqui. Que Deus o recompense!
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: