Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 23 de novembro de 2014

1116 - Evento Cultural em Espinosa, o IV Café com Letras

Em uma cidade carente ao extremo de eventos e possibilidades culturais, principalmente para a população mais humilde, é reconfortante perceber o formidável trabalho realizado pelos professores e alunos da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, com a realização de mais uma edição do evento Café com Letras, desta vez o de número quatro.
O tema desenvolvido neste ano foi o Romantismo, movimento artístico, político e filosófico surgido na Europa no final do século XVIII que se traduzia em uma visão de mundo centrada no indivíduo, com ênfase nos dramas humanos, na emoção exacerbada dos amores trágicos, na fuga da realidade e nos ideais cheios de utopia e lirismo. No Brasil, nas fases do Romantismo, destacaram-se, entre outros, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Tobias Barreto e José de Alencar.
No evento literário realizado no dia 14 de novembro passado, foram apresentadas poesias dramatizadas, com efetiva participação dos alunos, funcionando como atores.
Para mais informações, leia o informativo enviado pela Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira:

O Café com Letras é um projeto que integra a proposta pedagógica da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira e é realizado a cada dois anos. E, neste ano de 2014, escolheu como eixo-temático o Romantismo, em suas três fases: Indianismo, Ultrarromantismo (Mal do Século) e o Condoreirismo.
O IV Café com Letras ocorreu no dia 14 de novembro de 2014, às 20 horas, na sede da escola, e teve como convidados alunos, pais dos alunos que estavam se apresentando e representantes da sociedade local. 
A ornamentação teve um brilho especial, com uma aldeia indígena no pátio de entrada da escola e alunos caracterizados de índios.
Os alunos fizeram a diferença e deram um verdadeiro show de compromisso e talento nas apresentações, começando com a encenação de "Iracema", de José de Alencar, seguido de uma dança folclórica indígena.  Poesias foram encenadas e dramatizadas, tendo destaque "Tragédia no Lar", de Castro Alves.
O Café com Letras homenageou ainda, a competente professora Wânia Maria Ferreira Pimentel, com o poema de sua autoria, "Paraíba", e o funcionário Uílson Pedro Rodrigues, com a poesia "Casa Abandonada".
No final, o público foi surpreendido com a apresentação de música ao som do violino, além do lançamento do livro "Segure Minha Asa", de autoria de um dos alunos da escola, o jovem Marcos Birkhauer.
Maria das Graças Gonçalves Lopes, pela E. E. Betânia Tolentino Silveira

Gostaria muito de estar presente, mas infelizmente não pude comparecer. Na oportunidade, quero agradecer à diretora da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, Ângela Oliveira Prates, pelo convite e parabenizar a todos os educadores e funcionários deste estabelecimento de ensino pela dedicação em prol da educação espinosense. Que Deus os proteja! Não desistam e continuem esse maravilhoso trabalho.
Em tempo, um agradecimento especial a Wagner Oliva, do Jornal de Espinosa, de quem "tomei emprestado" algumas fotografias.
Um grande abraço espinosense.























Nenhum comentário: