Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1055 - Espinosa disponível para o mundo no Google Street View

Talvez eu seja o último espinosense a me dar conta disso, mas só ontem eu tomei conhecimento de que já estão disponíveis na Internet as imagens das ruas de Espinosa no Google Street View, uma verdadeira maravilha da tecnologia dos tempos modernos. Fui avisado da novidade pelo meu chefe no trabalho, o Hernan Rocha. Logo que cheguei em casa, fui confirmar a informação e fiquei bastante animado com a notícia, já que através desta ferramenta espetacular disponibilizada gratuitamente na Web, os nossos conterrâneos que residem bem distantes de Espinosa, alguns com vários anos sem visitá-la, poderão perambular tranquilamente pelas ruas da cidade e matar a enorme saudade da terrinha querida.
Para quem ainda não conhece este recurso extraordinário da informática, o Google Street View disponibiliza imagens panorâmicas de 360 graus na horizontal e de 290 graus na vertical, das praças, ruas e avenidas das cidades. Ele foi lançado em 25 de agosto de 2007, com a cobertura inicial de apenas cinco cidades americanas: São Francisco, Las Vegas, Denver, Miami e Nova Iorque. A partir daí, foram incluídas novas cidades americanas e outros países como França, Itália, Austrália, Japão e Espanha até o final de 2008. A partir de 2009 boa parte do resto do mundo também foi filmada, inclusive o Brasil, em setembro de 2010. 
Não tenho absoluta certeza, mas tudo indica que as imagens de Espinosa foram filmadas em junho de 2012, mas só há pouco tempo foram liberadas na rede mundial de computadores, já que eu sempre acessava e não as encontrava disponíveis. A paisagem já mudou bastante de lá pra cá na cidade, mas muita coisa permanece inalterada. Na Praça Antonino Neves, por exemplo, ainda não estava concluída a sede da APAE e nem existia a casa da minha amada Tia Lia. Legal também é descobrir nas imagens, mesmo com os rostos borrados pelo Google, personagens bastante conhecidos da nossa terra, como Xará (Na Rua 9 de Março) e Tone Barbosa (Na praça Coronel Joaquim Tolentino, em frente à casa dos seus pais).
Àqueles que ainda não fizeram uso deste dispositivo extraordinário da tecnologia, eu os convido a experimentar essa fantástica viagem virtual que parece nos transportar e nos fazer sentir presentes nas ruas da nossa cidade. Não deixem de utilizá-lo, principalmente os que estão a milhares de quilômetros de distância de casa, da nossa terrinha. Vocês não se arrependerão, eu aposto!
Para saber como funciona o processo de coleta de imagens, dê uma olhada aqui: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/maps/about/behind-the-scenes/streetview/#devices
Confiram abaixo algumas imagens retiradas do Street View.
Um grande abraço espinosense.













Nenhum comentário: