Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 1 de julho de 2013

741 - Ronald Golias, um mestre do humor

Uma das coisas que eu mais gostava de assistir na televisão, na minha infância, além dos desenhos animados (claro!), era os programas humorísticos. E um dos personagens de que eu mais gostava era o engraçadíssimo Carlos Bronco Dinossauro, criado e interpretado pelo comediante paulista Ronald Golias. Golias ainda se destacaria com outros personagens marcantes da TV brasileira como o Pacífico, o Professor Bartolomeu Guimarães, a Isolda e o Profeta.
Ronald Golias nasceu em São Carlos (SP) aos 4 de maio de 1929 e faleceu aos 27 de setembro de 2005 em São Paulo. Casado com Lúcia, Golias teve somente uma filha: Paula, nascida em 1967. Um dos grandes comediantes da história do humor no país, Golias começou a trabalhar fazendo acrobacias aquáticas no grupo "Aqualoucos". Depois, lá pelos anos 40 se aventurou em programas de calouros no rádio e depois de conhecer Manoel de Nóbrega e receber um convite para atuar na televisão, se bandeou para a TV em 1956 onde se tornou um ícone. Trabalhou em grandes emissoras como a TV Paulista, TV Rio, TV Continental, TV Record, TV Globo, TV Bandeirantes e SBT. Foi protagonista de vários programas inesquecíveis como "A Praça da Alegria", "O Riso é o Limite", "Bronco Total", "Escolinha do Golias", "Folias do Golias", "Rio, Te Adoro", "Golias Show", "Superbronco", "Família Trapo", "A Praça é Nossa" e "Meu Cunhado". Também fez cinema, atuando nos filmes "Um Marido Barra Limpa", "Os Três Cangaceiros", "Os Cosmonautas" e "Tudo Legal".
Seus personagens:
Pacífico - Garoto rebelde, com o boné sempre virado pro lado, se destacava pelo seu famoso bordão, "Ô Crides!", que é citado na música "Televisão", dos Titãs.
Bronco - O seu mais famoso personagem, Carlos Bronco Dinossauro, era uma figuraça, cheio de histórias para contar, com todas as sua caretas e improvisações
Bartolomeu Guimarães - O velho professor, com seus hilários problemas de memória.
Isolda - Mulher divertida e assanhada, com as engraçadíssimas histórias de suas viagens pelo mundo.
Profeta: O bordão “Uáááááááála” era o seu diferencial.
Tá fazendo falta o Golias!



Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: