Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 27 de maio de 2013

723 - Uma overdose de futebol

Tenho consciência de que nesses últimos dias o futebol tem tomado grande parte do espaço aqui do nosso blog. Talvez essa overdose de futebol tenha desagradado alguns de vocês, fiéis visitantes deste nosso espaço democrático, mas não há como fugir da tamanha exposição do esporte mais amado do país na mídia ultimamente. São muitos e relevantes os acontecimentos recentes no futebol. 
Vejam só, nos últimos dias aconteceram as finais dos campeonatos estaduais, a convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações, o anúncio do encerramento da carreira do inglês David Beckham, as decisões dos mata-matas da Copa Libertadores, o início da disputa do Campeonato Brasileiro de 2013, a despedida de Neymar que agora vai se juntar à Lionel Messi no Barcelona e a sensacional final alemã da Liga dos Campeões em Londres. É muito assunto importante em um curto espaço de tempo.
Vamos falar um pouquinho de cada um deles. 
  • Falta pouco para a disputa da Copa das Confederações e o que se vê na nossa seleção é um amontoado de excelentes jogadores, mas longe de formar um time competitivo e poderoso, como gostaríamos de ver. Mas o futebol sempre nos surpreende e quem sabe o pessoal não começa a jogar bem e ganha o torneio? Vamos esperar.  
  • Os campeonatos estaduais já fazem parte do passado. Agora a competição é de outro nível, bem mais difícil e complicado. Muitas equipes que vencem os seus campeonatos regionais se enganam ao entender que o time está pronto para disputar o Brasileirão, mas quase sempre se afundam na competição. A diferença de qualidade dos adversários é infinitamente maior e se não se reforçar adequadamente, o caminho pode ser o rebaixamento à segunda divisão. O Cruzeiro deu mais uma demonstração de que vai brigar pelas primeiras colocações, ao golear impiedosamente o Goiás, com muita competência. O Atlético, desfalcado e nitidamente cansado, não suportou a pressão do Coritiba e estreou muito mal na disputa, perdendo o primeiro jogo do campeonato com duas falhas infantis da defesa, uma delas no minuto final. Mas é só o início e muita coisa ainda vai acontecer no Brasileirão. Ainda dá tempo para se recuperar.  
  • A final da Liga dos Campeões mais uma vez mostrou ao mundo a incrível capacidade de organização da UEFA, que faz da decisão da competição um espetáculo grandioso e prazeroso de se assistir. E venceu o melhor time, o poderoso esquadrão do Bayern de Munique, uma das potências atuais do futebol mundial.
  • O anúncio da despedida de Beckham dos gramados surpreendeu a muitos, já que ele havia chegado há pouco tempo no Paris Saint-Germain e parecia querer jogar mais uma temporada. Beckham, se não foi um craque excepcional, atuou em alto nível em grandes equipes do mundo, até na seleção do seu país, e encerra a carreira deixando um exemplo de dedicação, humildade, integridade e respeito, fato demonstrado pela admiração que conquistou de colegas de profissão e da imprensa.
  • Finalmente a decisão da saída de Neymar para o Barcelona se concretizou. Como apaixonado por futebol de alta qualidade, já estou imaginando as jogadas mágicas e maravilhosas de Neymar ao lado de Messi, Xavi e Iniesta. Certamente, o Barcelona estará ainda mais forte para mais grandes conquistas, e o Neymar estará mais próximo de se tornar o melhor jogador do mundo.
  • Para encerrar, a próxima quinta-feira será de mais uma decisão para o time do Atlético na Libertadores. Depois de conquistar um empate heroico no minuto final da partida disputada no México contra o Tijuana, o Atlético tem todas as condições de superar o bom time mexicano no Independência e conquistar uma classificação inédita para as semifinais da Copa Libertadores. Mas para que isso aconteça sem traumas, o time precisa melhorar o seu desempenho. Nas últimas partidas, o Atlético, principalmente no primeiro tempo, tem atuado de maneira sonolenta e apática, sem demonstrar aquele futebol empolgante que encantou a torcida e a imprensa brasileiras. Alguns jogadores caíram de produção, casos de Marcos Rocha, Réver e Bernard, coincidentemente os três convocados para a Seleção Brasileira. Não sei se há alguma relação nisso, mas talvez o temor de uma contusão possa estar prejudicando os seus desempenhos em campo. Tardelli, ao contrário, a cada dia melhora a performance e hoje é, indubitavelmente, o melhor jogador da equipe. Neste sistema de disputa em jogos de eliminação, não se pode vacilar. O Atlético tem que entrar focado no jogo, desde o apito inicial até o derradeiro lance do jogo. Não se pode dar chances ao adversário, pois um empate por 2 gols leva a decisão para os pênaltis e um empate por três gols ou mais e uma derrota por qualquer placar nos tira inapelavelmente da competição. O futebol é traiçoeiro e a história nos mostra que times inferiores já derrubaram gigantes que já se achavam vitoriosos com antecedência. Portanto, humildade, dedicação, determinação, obediência tática e aproveitamento das oportunidades de gol são fatores indispensáveis para que o time continue firme na caminhada para a conquista do título de campeão da América.

Um grande abraço espinosense.        
     

Nenhum comentário: