Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 27 de março de 2013

673 - Projeto "Vidas Áridas"

A triste face da seca que assola impiedosamente a região norte-mineira é mostrada em 40 fotos e em um documentário realizado pelos jornalistas da InterTV de Montes Claros, Geraldo Humberto e Délio Pinheiro, no projeto "Vidas Áridas", que esteve em exposição no Shopping Montes Claros há pouco tempo. 
A iniciativa dos dois jornalistas mineiros tem o objetivo de registrar imagens das consequências da pior seca dos últimos trinta anos na região, mostrando as dificuldades da população sertaneja e chamando a atenção das autoridades competentes para a necessidade urgente de adoção de medidas sérias e eficientes para a luta contra a estiagem prolongada que causa inúmeros problemas sociais e econômicos.  
Geraldo e Délio viajaram por duas semanas na região norte de Minas Gerais, visitando dez cidades acometidas pela seca, inclusive Espinosa e Mamonas, documentando a grave situação por que passa o povo sertanejo.
O importante e elogiável trabalho esteve em exposição no Shopping Montes Claros. Uma das fotografias do projeto mostra a nossa velha conhecida ponte de madeira do Estreito.
O problema é antigo, assim como as promessas para combatê-lo. As ações são paliativas, como a ativação dos carros-pipas, sem uma atitude firme de prevenção, como a construção de novas barragens. Até quando teremos que aparecer no noticiário apenas pelos problemas causados pela seca? Quando iremos nos tornar notícia por algo surpreendente, criativo, elogiável? Quando criaremos um projeto brilhante e essencial para a convivência sadia com a estiagem, nossa velha e inseparável companheira?
Um grande e abatido abraço espinosense.













Documentário "Vidas Áridas", belíssimo trabalho dos jornalistas Geraldo Humberto e Délio Pinheiro sobre a seca no sertão norte-mineiro. A música incidental também é linda: "Nothing Else Matters", do Metallica.

Nenhum comentário: