Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

573 - Pitacos Desvairados VIII

Alguns comentários sobre assuntos quase inacreditáveis da nossa atualidade. Vamos lá!

PICA PAU BATE A XUXA NA TV - Causou frisson na Web as declarações postadas no Twitter pelo diretor do programa TV Xuxa, Mario Meirelles, criticando duramente as pessoas que preferem assistir ao programa de desenhos animados da TV Record, com o famoso personagem Pica-Pau, em detrimento ao programa dirigido por ele nas tardes de sábado da Globo. Ele chamou os telespectadores que assistem à atração rival de "retardados" e de "massa burra", o que é, no mínimo, deselegante, para não dizer ridículo. O programa da loura sempre recebe grandes "celebridades" das novelas globais e do show business, mas nem assim consegue bater a audiência do pequeno passarinho de cabeça vermelha e risada esquisita. A realidade é que a ex-rainha dos baixinhos, apesar da expressiva beleza (mesmo à custa de cirurgiões plásticos de renome) é um poço de chatice e falta de talento como apresentadora e já passou da hora de se aposentar. O que o pobre diretor deveria se conscientizar é de que o seu programa é muito ruim, por isso nada mais corriqueiro do que procurar por coisas mais interessantes na TV, mesmo que seja um personagem criado nos anos 40 pelo genial Walter Lantz, com o nome original de Woody Woodpecker. Que coisa mais idiota!

A VIOLÊNCIA INTERMINÁVEL DOS NOSSOS CONTURBADOS DIAS - Causam medo, revolta, espanto, indignação, incredulidade, as notícias que invadem os noticiários dos jornais, da Internet e da televisão dando conta dos assassinatos em série ocorridos nas cidades brasileiras, notadamente na capital paulista. Os assassinatos de policiais impressionam pela violência mas, também e principalmente, pela ousadia de bandidos que são cooptados por marginais que, inacreditavelmente, já estão encarcerados e mesmo assim, coordenam as ações fora dos presídios. Mesmo com todas as providências tomadas pelo poder público, as execuções ainda continuam assustando a população paulista. Isso só deixa claro que mudanças urgentes devem ser realizadas no âmbito da segurança pública no Brasil, inclusive na fixação de penas mais duras aos infratores e controles mais eficientes nos presídios e cadeias. Lamentável!

A CONDENAÇÃO DO MENSALÃO - Não poderia ser diferente o desfecho do julgamento dos integrantes do escândalo político que preencheu a maior parte do noticiário da mídia brasileira nos últimos tempos, alçando à fama os juízes do Supremo Tribunal Federal, enfaticamente o digníssimo Joaquim Barbosa, exemplo de superação e ascensão social. A condenação desses políticos, fato raríssimo em nosso país, acende uma chama de esperança de que a justiça brasileira finalmente será mais célere e mais firme na tarefa de punir os infratores da lei, quaisquer que sejam, sem desigualdades. Fica claro também que o julgamento foi basicamente político, pautado pela pressão da imprensa e da sociedade como um todo. Mas espero que este exemplo sirva de lição e que de agora em diante, todas as falcatruas e atos de corrupção e de rapinagem do dinheiro público sejam seriamente julgados e que os responsáveis sejam punidos rigorosamente. Ah, e que outros casos idênticos também sejam julgados com o mesmo rigor, caso do esquecido mensalão mineiro do PSDB. Afinal a lei é para todos, não? Vamos aguardar.

A COVARDIA CONTRA AS MULHERES - Já dizia o cantor e compositor pernambucano Capiba, que "em mulher não se bate nem com uma flor". Não é isso que se vê no Brasil na atualidade. Dados recentes informam uma tendência de aumento da violência contra as mulheres. Estima-se que nos últimos trinta anos, 90 mil mulheres foram mortas vítimas de agressão no país. Desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor em 1996, o número de denúncias aumentou bastante, o que comprova a confiança das mulheres na Justiça. Mas a ausência de uma melhor rede de atendimento à mulher, a quase inexistência de abrigos seguros para acolhê-las e a morosidade da Justiça, acabam prejudicando a punição dos agressores, culminando na tão indesejada impunidade. É impressionante como em pleno século XXI, a gente ainda tenha que escutar notícias inacreditáveis sobre esses terríveis disparates: homens covardes espancando e matando mulheres indefesas. Que absurdo! 

O ETERNO REINADO DO "REI" ROBERTO CARLOS - Com tanta notícia ruim, aqui vai uma mais amena. Depois de mais de 50 anos de carreira de sucesso absoluto, o "Rei" Roberto Carlos está de volta ao sucesso com a música "Esse Cara Sou Eu", que também faz parte da trilha sonora da novela "Salve Jorge", da TV Globo. É impressionante como Roberto consegue manter a sua carreira sempre no auge, com lançamentos de discos que já atingiram mais de 120 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Na América Latina ele vendeu mais do que os Beatles. O "Rei" está presente na vida de quase todo mundo no Brasil, às vezes sem que se perceba. Eu mesmo já presenciei pessoas jovens elogiando música gravada por  algum cantor ou banda da atualidade, sem ter a menor consciência de que aquela música de enorme sucesso foi composta pela genial dupla Roberto e Erasmo. Quando se pergunta a alguns se gostam de Roberto Carlos, a resposta é sempre negativa, entretanto os caras estão curtindo e cantando os seus sucessos sem saber. Quanta desinformação!
Para não perder a piada corrente nas redes sociais: se tem um cara que admira e gosta das músicas de Roberto e Erasmo (principalmente as compostas nos anos 80 como "Detalhes", "Cavalgada", "O Homem", "Os Botões", "Você em Minha Vida" etc), esse cara sou eu.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: