Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 26 de abril de 2018

1962 - Hoje é o Dia do Goleiro!

Conforme o jornalista Jonathan Silva, em seu blog Gol de Canela:
"No dia 26 de abril é celebrado o dia do goleiro aqui no Brasil. A data é uma homenagem ao aniversário de Haílton Corrêa Arruda, o Manga, considerado um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro. A ideia de criar o Dia Nacional do Goleiro surgiu em 1975, através de uma iniciativa do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da escola de Educação Física do Exército. A primeira data escolhida foi 14 de abril, após grande festa que reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro. Contudo, a partir de 1976, ficou estabelecida a atual data em homenagem ao célebre goleiro, na época campeão brasileiro pelo Internacional aos 39 anos.
Manga nasceu em Recife, no dia 26 de abril de 1937. Começou sua carreira no Sport Recife,  em 1955. Aos 22 anos, transferiu-se para o Botafogo, clube onde escreveu uma sólida carreira. Manguita, como também era conhecido, também colocou seu nome na história do Nacional-URU e Internacional. Encerrou a carreira no Barcelona de Guayaquil, em 1981. Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, como titular." 
O blog do Jonathan pode ser visto no endereço: http://blogs.lance.com.br.

Com as tradicionais camisas de Atlético e Cruzeiro, estiveram em campo, defendendo suas cores, muitos grandes profissionais do futebol com a árdua e ingrata tarefa de impedir que as suas redes fossem balançadas pelos chutes e cabeçadas dos adversários.
Pelo Atlético passaram Kafunga, Mazurkiewicz, Mussula, Renato, Ortiz, Carlos, Veloso, Taffarel, Bruno, Diego Alves, entre outros, até chegar o grande Victor.
Pelo Cruzeiro passaram Raul, Dida, Gomes, entre outros, até chegar o grande Fábio. 
Na nossa Espinosa tivemos grandes goleiros em atividade, tanto no futebol de campo como no futebol de salão. São tantos que a gente nem consegue se lembrar de todos. Vou listar apenas os que eu consegui lembrar assim rapidamente, pois precisaria de mais tempo para relembrar todos os outros. E bem que vocês poderiam me ajudar, mandando mais nomes.
Fizeram história em Espinosa, debaixo das traves, os arqueiros Valdo, Lucídio Brandão, Acir, Dionísio "Maria Loura", Hílton Balieiro, Dim de Ezinho, Walter Pinto, os irmãos Mílton, Edmar e Gilmar Barbosa, Zé Américo, Madurinho, Valdo Pezão, Lucélio, Rael, Duda, Valdivino, Gracialino Ramos (Véio), Nélson Aírton (Doidinho), Noé, Rogerinho, Rildo, Ricardo (Tu), Horácio (Caôi), Mudinho, Roberto, Marcão, e o mais famoso e mais bem sucedido, Ivan Soares.
A todos esses grandes goleiros e mais os outros que ainda vou tentar lembrar os nomes, meu carinho e respeito pelas suas trajetórias na missão ingrata de evitar a razão do futebol, o gol.
Um grande abraço espinosense.