Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 16 de julho de 2018

2008 - O abençoado Presépio Natural Mãos de Deus

Grão Mogol é uma pequena cidade do Norte de Minas Gerais com inúmeras belezas naturais e um passado de muita riqueza, resultante da extração de diamantes, outrora abundante em suas terras. Lá estão rios de águas cristalinas, cachoeiras, belos casarões antigos e lindas igrejas como a do Rosário e a Matriz de Santo Antônio. Foi ali que um filho da terra, retornando para casa após uma vida de sucesso pessoal e profissional na atividade empresarial em Montes Claros e Belo Horizonte, resolveu colocar em prática um velho sonho de aproveitar um amontoado de pedras divinamente arrumadas pela Natureza, para construir um presépio a céu aberto, como um ato de fé e de agradecimento a Deus. 
Aproveitando a beleza natural de uma pequena encosta rochosa da Serra do Espinhaço localizada dentro da área central da cidade, o empresário Lúcio Marcos Bemquerer idealizou e fez tornar-se real o seu sonho. Depois de muito trabalho e dedicação, virou realidade o Presépio Natural Mãos de Deus, inaugurado em 9 de dezembro de 2011. O local é um convite à reflexão, à espiritualidade, ao encontro com a paz, harmonia e intimidade com o Criador. 
O Presépio Natural Mãos de Deus, como todo presépio, pretende mostrar um cenário próximo daquele em que o menino Jesus veio ao mundo, em uma simples manjedoura e ao lado dos pais e de outras figuras bíblicas. Foi construído aproveitando um morro cheio de rochas de cerca de 3,6 mil metros quadrados, com o aproveitamento de todo o terreno, sem retirada de nenhuma pedra, para a construção de uma passarela de acesso aos visitantes com cerca de 250 metros. Além da infraestrutura básica, foram confeccionadas esculturas de ferro e de cimento de uns 2 metros de altura, de personagens da Sagrada Família, pelo artista Antônio Silva Reis, de Contagem. Outro artista, o Edson Novais, de Ouro Preto, construiu as figuras dos magos e de São Francisco de Assis em pedra-sabão. São 15 peças ao todo, dispostas ao longo da passarela em calçada do presépio. Todo esse investimento na construção dessa obra maravilhosa de fé e religiosidade foi particular, produto da benevolência do seu criador.
Neste domingo, 15 de julho, o Presépio foi doado pelo Senhor Lúcio e incorporado pela Arquidiocese de Montes Claros. Foi celebrada uma missa nas dependências do presépio sob a condução do Arcebispo Dom José Alberto Moura e seu coadjutor Dom João Justino de Medeiros Silva e mais os Padres Helton e Adriano e com a presença do criador da obra, Lúcio Bemquerer, seus familiares e muita gente da comunidade.
Que Deus proteja seu Lúcio e sua família, com muita saúde e felicidade. E que Deus o abençoe por tão elogiável gesto de desprendimento e amor a Deus e à sua cidade natal.
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: