Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 6 de julho de 2018

2000 - Um encontro que mudou a música do mundo

Hoje, dia 6 de julho de 2018, completam-se 61 anos de um encontro entre dois jovens rapazes que merece ser efusivamente comemorado por todos aqueles cidadãos do mundo que amam a música. Foi a partir deste encontro que se desencadeou, quase que milagrosamente, uma parceria magnífica que resultou em muitas das mais belas canções da história, que influenciaram milhões de pessoas ao redor do mundo. Foi no dia 6 de julho de 1957 que o adolescente James Paul McCartney conheceu o seu futuro e eterno parceiro Beatle, John Wiston Lennon.
Era uma tarde de sábado, quente e úmida, em Liverpool. Em uma feira organizada anualmente pela igreja de Woolton, a "Garden Fete de St. Peter’s Church", entre outras atrações corriqueiras iria se apresentar a banda "The Quarry Men Skiffle Group", convidada a tocar para atrair a presença de mais jovens da comunidade. O líder desta banda era John Lennon, então um pirralho de 16 anos. 
Os Quarry Men, formado por Eric Griffiths, Colin Hanton, Rod Davies, Len Garry, Pete Shotton e John Lennon, dividiram sua apresentação com canções de Skiffle e de Rock’n’Roll, inclusive "Be-Bop-A-Lula", que John cantou ao vivo no palco pela primeira vez, o que animou a plateia de jovens ávidos por novidades musicais. Terminado o show, os músicos da banda se reuniram nos bastidores, quando um amigo em comum, Ivan Vaughan, levou um garotinho de 15 anos para apresentar a eles.  
Naquele instante ocorreu aquela conexão instantânea e mágica entre duas almas fadadas a se completar através da genialidade de cada um. Falaram sobre música e Paul, de posse do seu violão, foi convidado a tocar e mostrar seu talento. Com uma segurança inacreditável para um garoto tão jovem, Paul McCartney tocou "Twenty Flight Rock" de Eddie Cochran, deixando a todos impressionados com a maneira completamente diferente com que ele tocava a canção. Paul também tocou "Be-Bop-A-Lula", em uma versão diferenciada que encantou a todos, John mais ainda. Logo após veio um medley de Little Richard, com "Tutti Frutti", "Good Golly, Miss Molly" e "Long Tall Sally". Com os meninos da Quarry Men completamente hipnotizados por tamanha competência musical, estava irremediavelmente decretado pelo destino que aqueles dois garotos apaixonados por música, John e Paul, iniciariam uma trajetória espetacular e inigualável pelos caminhos do sucesso e iriam mudar de forma inevitável e para sempre os caminhos do Rock and Roll no mundo.

Na igreja em Woolton existe esta placa em
homenagem a este histórico encontro!
John Lennon e Paul McCartney formaram uma parceria extremamente bem sucedida e de uma forma bastante interessante. No início dos Beatles, eles combinaram de assinar juntos todas as canções, mesmo aquelas criadas por somente um deles. Assim, conforme informações coletadas em entrevistas dos dois artistas, são de autoria de Lennon as canções "Give Peace a Chance", "You've Got to Hide Your Love Away", "Tomorrow Never Knows", "Strawberry Fields Forever", "All You Need Is Love", "Happiness Is a Warm Gun", "Julia", "Don't Let Me Down", "Revolution ", "Because", "Come Together" e "Lucy in the Sky with Diamonds", entre outras. Já Paul é o criador de maravilhas outras como "All My Loving", "And I Love Her", "Yesterday", "Here, There and Everywhere", "When I'm Sixty-Four", "The Fool on the Hill", "Back in the U.S.S.R.", "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "Blackbird", "Oh! Darling", "Helter Skelter", "Carry That Weight", "The Long and Winding Road", "Hey Jude" e "Let It Be", entre tantas mais. 

De quem gosto mais? É impossível escolher entre um e outro. Esses dois caras me fizeram rir, chorar, pular, dançar, cantar, sofrer, me emocionar a cada momento em que seus divinos acordes e suas afiadas palavras penetraram meus ouvidos e minha alma. Só resta-me então agradecer a eles por tudo. E por Deus ter reunido esses dois gênios da música naquela tarde de 6 de julho de 1957.  
Um grande abraço espinosense. 

O primeiro vídeo abaixo mostra a cena do primeiro encontro entre Paul e John, retirada do filme britânico "Nowhere Boy" ("O Garoto de Liverpool") lançado em 2009, com direção de Sam Taylor Wood, produção de Robert Bernstein e Douglas Rae, roteiro de Matt Greenhalgh e com a presença no elenco de Aaron Johnson, Thomas Sangster, Sam Bell, Kristin Scott Thomas, Anne-Marie Duff, Colin Tierney e Angelica Jopling.
O segundo vídeo mostra a canção "Para Lennon e McCartney", criação de Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant, na voz magistral de Mílton Nascimento.
Letra:
Porque vocês não sabem
Do lixo ocidental
Não precisam mais temer
Não precisam da solidão
Todo dia é dia de viver
Porque você não verá 
Meu lado ocidental
Não precisa medo não
Não precisa da timidez
Todo dia é dia de viver
Eu sou da América do Sul
Eu sei, vocês não vão saber
Mas agora sou cowboy
Sou do ouro, eu sou vocês
Sou do mundo, sou Minas Gerais.




Nenhum comentário: