Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 24 de abril de 2018

1961 - Um fim de semana de Cinema e Música em MOC

Aqueles que apreciam cultura em Montes Claros não podem se queixar da falta de opções neste final de semana. O weekend montes-clarense proporcionou a todos, de forma gratuita e em locais agradabilíssimos da cidade, o acesso à boa música e à magia da sétima arte. 
Na Praça da Matriz, aconteceu a 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros, que apresentou ao público cinéfilo, filmes produzidos pela homenageada, a produtora montes-clarense Vânia Catani, fundadora da Bananeira Filmes. O evento, uma realização do Cinema Comentado Cineclube, com o incentivo do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (Sismic) e o apoio do CCRAV e da Pro-Art Produtora Audiovisual, abriu espaço para, além da exibição dos filmes, a promoção de cursos e debates com cineastas e especialistas em mídia, entre eles Anita Rocha da Silveira (Cineasta, diretora do filme "Mate-me Por Favor"), Rodrigo de Oliveira (Cineasta, diretor do documentário "Todos os Paulos do Mundo"), Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio (Diretor de filmes e projetos em escolas públicas do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Filosofia da Unimontes), Cristiane Vilhena Lima (Jornalista, produtora dos vídeos "Habitat" e "Rua Halfeld") e Dr. Moisés Coppe (Professor do núcleo de mídias educacionais CEAD/UFJF). 


Entre a Praça Doutor Chaves (da Matriz) e o Centro Cultural Hermes de Paula, nos dias 19, 20, 21 e 22 de abril, foram apresentados na Mostra os filmes: "O Palhaço", "Todos os Paulos do Mundo", "Mate-me Por Favor", "Narradores de Javé", "Redemoinho", "Favela on Blast", "A Festa da Menina Morta", "Deserto" e "O Filme da Minha Vida". Entre as atrações musicais, se apresentaram na praça os artistas Amanda Souza, A Outra Banda da Lua, TiriTrio e Banda Fvro.
Mesmo apreciando a magia do cinema, confesso que me entusiasmei mesmo foi pela voz possante, gostosa e afinadíssima da Marina Sena, vocalista da banda A Outra Banda da Lua, que fez sua performance na noite de sexta-feira. Apaixonei-me imediatamente pelo trabalho da menina. Canta demais ela! Já estou preparando uma postagem sobre ela e sua turma aqui no nosso blog. 


Já no ambiente bucólico e verdejante do Parque Municipal Mílton Prates, o que imperou na brilhante manhã do domingo foi o Chorinho. O ritmo tipicamente brasileiro, classificado como "um samba mais fino e requintado e instrumentalmente mais elaborado", teve o seu dia nacional comemorado com uma apresentação que reuniu vários músicos do cenário local, entre eles as turmas do Instrumental Geraldo Paulista e do Clube do Choro de Montes Claros, além da participação de músicos convidados como o jovem flautista Marcos Aguilar, a sanfoneira Isabela e a ótima cantora que, infelizmente, não consegui descobrir o nome. Dezenas de pessoas estiveram prestigiando o evento, em clima de muita paz e harmonia, em meio às muitas famílias com suas crianças e animais de estimação que aproveitaram o domingo para curtir a tranquilidade e a beleza do parque.
Se a alegria e o prazer foram especiais com essa bendita interação com o cinema e a música, duas das minhas paixões, melhorou ainda mais após o encontro, lá no Parque, com pessoas tão queridas da nossa Espinosa, como Lúcia Cangussu e seu filho Léo e a sempre parceira atleticana Vanessa Mourão. Trem "bão" demais, sô! 
Um grande abraço espinosense. 


Nenhum comentário: