Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 7 de março de 2018

1929 - Essas Mulheres de Fibra

"Soneto do Amor Total"
Vinícius de Moraes

Amo-te tanto, meu amor… não cante,
O humano coração com mais verdade,
Amo-te como amigo e como amante,
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade,
Amo-te, enfim, com grande liberdade,
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude,
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente,
Hei de morrer de amar mais do que pude.


Dia 8 de março, comemoração do Dia Internacional da Mulher. A data foi criada para marcar as lutas femininas pela igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, bem como por igualdade de direitos políticos. Por mais que as mulheres tenham conquistado importantes vitórias nos últimos tempos, muito há por que ainda lutar. Os números da violência contra as mulheres são absurdos e inaceitáveis, sobretudo no Brasil.
É inacreditável, mas em pleno século XXI ainda assistimos atônitos e indignados a assassinatos de mulheres por seus companheiros, justamente aqueles que deveriam mais amá-las. Em pleno século XXI ainda há quem defenda salários menores para as mulheres, pelo simples fato de engravidarem. Em pleno século XXI é inaceitável que as mulheres sejam vistas por alguns machistas como um reles objeto sexual, passíveis de estupro. Em pleno século XXI é inadmissível que ainda observemos assédios sexuais às mulheres por parte dos homens, seja em vagões de metrô, folias de Carnaval, estúdios de filmagem, escritórios de trabalho, consultórios médicos, interior de ônibus ou quaisquer outros lugares, até mesmo em plena rua. Em pleno século XXI é incabível que homens ainda tratem as mulheres como suas propriedades particulares, com o uso da violência e do terror. Já passou da hora de uma reflexão profunda e de uma mudança urgente no comportamento masculino no relacionamento com as mulheres.


Assim, neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é mais do que justo o agradecimento a todas as mulheres de fundamental importância nas nossas trajetórias terrenas: mães, esposas, filhas, irmãs, avós, tias, sobrinhas, noras, familiares mais distantes, mestras, amigas, colegas de trabalho, bem como a todas aquelas que nos trouxeram alegria e prazer na música, no cinema, na literatura e nas artes em geral. E se, em algum momento das nossas vidas, tenhamos cometido o erro de ser machistas, egoístas, mal-educados ou insensíveis, que nos perdoem as mulheres, desde que tenhamos aprendido a lição para não mais errar. Vocês, sábias e lutadoras mulheres, merecem apenas o nosso amor, carinho, respeito e reconhecimento.  
Vida longa, liberdade e prazer às mulheres do mundo inteiro! 
Um grande abraço espinosense.




Para estrelar este vídeo, foram escolhidas mulheres de destaque no Brasil e no mundo, bem sucedidas em suas carreiras profissionais, guerreiras na defesa dos seus direitos e pessoas que gosto e admiro. Faltaram muitas outras, obviamente. Escolhi aquelas que além de lutar pelo seu sucesso, fama, independência financeira e felicidade própria, o que é perfeitamente natural, tiveram o sentimento de lutar por uma causa justa e pela felicidade daqueles ao seu redor, em um combate constante contra o individualismo, a arrogância e o egoísmo. Essas mulheres fizeram história, quebrando tabus, lutando contra injustiças, guerreando pela sobrevivência e espalhando amor e solidariedade. Além das famosas ou desconhecidas, incluí mulheres do meu convívio pessoal, dignas do meu respeito e carinho. Gostaria de poder incluir mais delas, mas decidi excluir as imagens do meu arquivo que continham a presença de homens. Nada contra eles, mas a homenagem de hoje é só para as mulheres. Isto fez com que algumas mulheres não estejam presentes nas imagens escolhidas. Peço desculpas a quem não aparecer nas fotografias, não foi proposital. Sintam-se homenageadas também, sem ressentimentos, por favor. A minha admiração é por todas vocês, independentemente se apareçam aqui ou não.
Parabéns pelo seu dia e que Deus as abençoe!

Nenhum comentário: