Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

1853 - Apresentação de Guilherme Arantes em Montes Claros

Boas surpresas sempre são bem vindas. Procurava por algum evento interessante no último final de semana em Montes Claros e de repente, na última hora, tomei conhecimento de uma apresentação do músico, cantor e compositor Guilherme Arantes na cidade, exatamente no Shopping Montes Claros no sábado à noite. Que coisa boa! E totalmente gratuito ainda por cima, pois o show fazia parte da comemoração dos 20 anos do centro de compras montes-clarense. 
O paulistano Guilherme Arantes nasceu em 28 de julho de 1953. Em sua carreira pródiga em sucessos, conseguiu emplacar umas duas dezenas de canções suas em novelas, o que o fez tornar-se famoso como um exímio hitmaker. Artistas consagrados como Elis Regina, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gal Costa, Belchior, Nando Reis e Caetano Veloso gravaram suas músicas. Desde que me entendo por gente sou admirador das gostosas canções do Guilherme. Os discos guardados na estante de casa, inclusive os velhos LPs, atestam isso. Músicas como "Meu Mundo e Nada Mais", "Êxtase", "Planeta Água", "Muito Diferente", "Pedacinhos", "Amanhã" e "Brincar de Viver" estiveram sempre presentes na minha trajetória de vida. Mas "Um Dia, Um Adeus", entre tantas ótimas canções de Guilherme Arantes, é a minha preferida e a que mais me toca a alma, com seus lindos versos sobre a força indomável do amor.



O show foi bastante intimista, com o artista se apresentando sozinho com seus teclados, mostrando todo o seu domínio sobre os instrumentos e a sua indefectível técnica musical. Enquanto desfilava suas mais conhecidas criações para deleite dos espectadores espalhados pela praça central do shopping, o pianista como que ministrou uma aula aos presentes, comentando sobre tudo um pouco. Dissertou sobre a origem das suas músicas, sobre seus parceiros musicais, sobre os artistas que gravaram suas canções, sobre temas atuais como a Internet e a tecnologia, sobre religião, amor e até o Armagedom, sem esquecer da política e da falta de chuvas na nossa região. Sobre este último assunto, até brincou que estaria usando seus poderes de pajé para trazer muita chuva para Montes Claros e região.
Após pouco mais de uma hora de apresentação, Guilherme Arantes se despediu do público cantando os parabéns para a empresa promotora do evento, acredito deixando felizes aqueles que admiram o seu trabalho e a sua já longa trajetória na carreira musical recheada de inúmeros sucessos. Valeu e muito ter saído de casa para prestigiá-lo, ainda mais pelo fato de ter me encontrado com amigos locais, como o ex-colega Gessimar Gomes e sua namorada, e os conterrâneos Vilma, Renato Amarante e sua esposa e Luís Cláudio Cruz e sua família.
Um grande abraço espinosense.