Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 28 de outubro de 2017

1849 - São Desidério e seus muitos encantos

Como o nosso país é lindo! Talvez muitos de vocês jamais ouviram falar de uma cidadezinha da Bahia de nome São Desidério. Pois é, nesta cidade de 33.661 habitantes (IBGE-2017) localizada no Oeste Baiano, a 87 km de Barreiras, sobram belezas naturais. Com seus 15.157.005 km², é o segundo maior município do estado, atrás apenas de Formosa do Rio Preto. A cidade é nova, com sua criação ocorrendo em 22 de fevereiro de 1962, quando se emancipou de Barreiras. O acesso a ela se dá pelas rodovias BR 242 (Salvador), BR 020 (Brasília) e BR 135 (Piauí). Salvador está a 869 km de distância e Brasília a 580 km. O município, que tem como cidades limítrofes Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Catolândia, Baianópolis, Santa Maria da Vitória e o estado do Tocantins, se destaca na produção agrícola, possuindo uma das mais ricas bacias hidrográficas do Brasil, com enorme potencial para o turismo. Na sua área central a atração maior fica por conta da barragem, que é ponto de encontro da população e excelente espaço para a prática de exercícios como uma boa caminhada em seu entorno. Lá existem nada menos que 146 grutas catalogadas, entre elas o Buraco do Inferno, com 4 km de extensão e uma depressão de cerca de 60 metros e 300 de diâmetro, nove sítios arqueológicos e cavernas com inscrições e pinturas rupestres. Lá está também o maior lago subterrâneo do Brasil, denominado Lago do Cruzeiro. A sua bacia hidrográfica é fantástica, com 24 rios perenes, entre estes, a nascente do Rio Grande, o principal afluente da margem esquerda do rio São Francisco. São estes os muitos rios do município: Rio São Desidério, Rio Grande, Rio das Fêmeas, Rio Roda Velha. Rio Galheirão, Rio Pratinha, Rio Pau do Óleo, Rio Veredinha, Rio Veredão, Rio Ribeirão dos Bois, Rio Cacheado, Rio Guará, Rio dos Porcos, Rio Gado Bravo, Rio Riacho do Mato, Rio Estiva, Rio João Rodrigues, Rio Triste e Feio, Rio Mosquito, Rio Fervedouro, Rio Riacho Galho Grande, Rio Porto Alegre, Rio Ribeirão Pindaíba e Rio Cabeceira Grande. Outra atração singular é o Sumidouro, espécie de piscina natural na qual a água sobe e desce num ritmo marcado pela própria Natureza, denominado sifão.


    
Os mais conhecidos atrativos naturais são a Gruta do Catão e a belíssima Lagoa Azul, que se localizam dentro do Parque Municipal da Lagoa Azul, criado em julho de 2005. A Gruta do Catão é uma enorme cavidade na montanha de mais de 10 metros de altura, com estalactites escamosas e um rio subterrâneo de águas límpidas. O nome homenageia Agostinho José de Lima Filho, conhecido como Catão, frequentador assíduo do lugar com os familiares e que em certo dia sentiu-se mal e ali mesmo morreu. Atualmente uma placa registra os anos de nascimento (19-12-1919) e morte do morador (17-07-1957). 



Ali perto fica a maravilhosa Lagoa Azul, parte de um rio subterrâneo e incrustada entre enormes paredões de rocha. A água cristalina em certos pontos pode chegar a 40 metros de profundidade. Ali naquele pedaço do paraíso de Natureza inteiramente preservada, ouvem-se apenas o cantar dos pássaros e o barulho dos bichos e do vento. É chegar ali, se encantar com a beleza ímpar do lugar e ter a vontade de ficar ali por horas e horas só contemplando a beleza magnífica da Natureza.



O Parque Municipal da Lagoa Azul foi criado para funcionar como uma unidade de conservação de proteção integral ao ecossistemas da região, abrangendo 16 hectares. A sua estrutura de acolhimento e apoio aos turistas fica a 17 km da cidade, alcançada através da estrada que liga São Desidério a Correntina, este percurso em estrada de terra de bom estado de conservação. Nas trilhas na mata existem placas identificando os locais e as árvores nativas ali existentes.



É visualizando cenários assim tão fascinantes que a gente confirma a nossa pequenez e a necessidade de agradecermos aos céus a divina oportunidade de poder estar vivo e poder apreciá-las. 
Um grande abraço espinosense.