Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

1837 - Correntina e suas águas maravilhosas

Imagine uma cidade onde impera o sol escaldante, abençoada por Deus e cortada em suas entranhas por vários rios de água cristalina. Não, não é a nossa amada Espinosa. Pelo menos não é mais. Já foi assim um dia, até que a ignorância e a ganância de alguns destruíram as matas ciliares dos nossos rios, transformando tudo em carvão. Além disso os rios se transformaram em verdadeiros depósitos de lixo, em uma atitude de completa estupidez.
Esta cidade do sonho existe e fica no oeste do estado da Bahia. Trata-se de Correntina, cidade situada a 914 km de Salvador, a cerca de 500 km de Montes Claros e distante 380 km de Espinosa. Lá moram 33.361 habitantes, conforme o IBGE (2017). Correntina, assim como Espinosa, é abençoada com a existência de vários rios em seu território. Ela é banhada pelos rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio, todos eles com águas cristalinas e ainda bem preservadas. No rio que corta a cidade, o Correntina, com suas muitas pedras, corredeiras e águas límpidas passando em pleno centro, ainda hoje as lavadeiras cumprem sua missão de deixar limpas e alvas as roupas suas e dos seus clientes. Em uma ilha ali mesmo, uma estreita ponte de metal dá acesso ao Ranchão, um bar e restaurante onde se pode beber e comer tranquilamente diante de tão lindo cenário. Por ali, no Carnaval, se espalham milhares de foliões vindos de todo o Brasil (e até do exterior), em especial os moradores de Brasília, que dista apenas 528 km.
Em outro local de Natureza perfeita, uns 2 km ali perto, estão as 7 Ilhas, cenário perfeito para um bom descanso mental, com o rio formando pequenas ilhas em meio à densa vegetação. Cartão postal da cidade, o local oferece cenários belos e tranquilos para um bom banho de rio, amplo estacionamento e um restaurante para saborear um saboroso almoço e uma boa cerveja gelada. As ilhas são interligadas por pontes de madeira e batizadas com nomes como Ilha da Melhor Idade, dos Casais, dos Namorados, das Crianças etc.
Portanto, amigos, querendo passear e se livrar momentaneamente do estresse do cotidiano, vale uma viagem a Correntina para curtir um pouquinho dessas maravilhas ainda intocáveis da Natureza, não se esquecendo de fazer a sua parte para preservar tamanho tesouro da Humanidade.
Um grande abraço espinosense.