Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

1835 - Bingo, o Rei das Manhãs

É bem possível que muitos, ao ver o título do filme, se mostrem bastante desinteressados do seu conteúdo, pois afinal de contas, quem em sã consciência iria querer saber algo sobre um sujeito que trabalhava como o palhaço de um programinha infantil de televisão nos anos 80? Mas quem pensar assim, sem se interessar e se aprofundar na trama focada no filme, estará redondamente enganado. A história por trás desse personagem é muito rica em lições de vida.  
O filme "Bingo - O Rei das Manhãs", com duração de 113 minutos e classificação etária de 16 anos, em cartaz nos cinemas do país e indicado para entrar na lista dos concorrentes ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2018, é muito interessante. Para quem nunca ouviu falar da figura, Bingo (ou verdadeiramente o palhaço Bozo) foi um famoso personagem da TV americana trazido ao Brasil na década de 80. O filme conta a história do programa infantil que conseguiu, no pequeno canal do SBT de Sílvio Santos, bater a tão poderosa Vênus Platinada, ali travestida de Mundial, fato tornado possível pela atuação marcante e transgressora do ator Arlindo Barreto, interpretado de forma elogiável pelo Vladimir Brichta. Nas reviravoltas ocorridas na vida do primeiramente ator pornográfico, passando pela sua dificuldade em ganhar o papel e posteriormente com a fama e o sucesso estrondosos na pele do palhaço incógnito, o filme mostra os bastidores da TV, o mundo traiçoeiro do sucesso e as consequências da busca exacerbada da fama. O filho e pai carinhoso repentinamente torna-se um homem perdido em sessões de sexo e drogas, sem se preocupar com as consequências, um retrato notadamente comum entre integrantes do mundo artístico.  
O ator da vida real, Arlindo Tadeu Barreto Montanha de Andrade, nasceu em Ilhéus (Bahia) aos 19 de maio de 1953, filho da atriz e vedete Márcia de Windsor. Saiu do anonimato para o topo do sucesso na TV, mesmo sem poder ter a sua identidade conhecida do público, até se enfiar em uma espiral de loucura que só terminou com a luz advinda na descoberta da religião. Casou-se com a então produtora do programa Bozo, Elizabeth Locatelli, com quem teve dois filhos (Davi Gabriel e Stacy Lôyde), que se juntaram ao primeiro filho de relacionamento anterior (Diego Angelo). A relação amorosa se desfez após cerca de 30 anos de relacionamento. Atualmente o ator é pastor da Igreja Batista, levando sua história de vida e suas mensagens religiosas ainda fantasiado de palhaço.
Vale a pena deixar o conforto de casa e ir ao cinema assistir a este filme, uma boa surpresa do cinema nacional. A narrativa é bem legal, até um pouco pesada, mas muito verdadeira. Eu aposto que você não se arrependerá.
Um grande abraço espinosense.


Elenco de "Bingo - O Rei das Manhãs":

Augusto Mendes/Bingo (Vladimir Brichta)
Lúcia (Leandra Leal)
Vasconcelos (Augusto Madeira)
Martha Mendes (Ana Lúcia Torre)
Gabriel Mendes (Cauã Martins)
Peter Olsen (Soren Hellerup)
Gretchen (Emanuelle Araújo)
Angélica (Tainá Müller)
Direção: Daniel Rezende
Roteirista: Luiz Bolognesi


1834 - Tristeza em Espinosa

Gostaria muito de só publicar aqui no nosso blog notícias boas, de conquistas e de alegrias, mas a vida, infelizmente, não é assim. Os fatos tristes e dolorosos acontecem a todo momento e, mesmo com o coração tristonho, é necessário reportá-los. 
Normalmente as boas e más notícias de Espinosa me chegam através do Facebook, incompletas, incertas, muitas das vezes sem a possibilidade de checagem da veracidade dos fatos. Já aconteceu de eu ficar sabendo do falecimento de alguém querido ou conhecido somente meses ou anos depois do fato. Sendo assim, sempre fico na defensiva, com imenso receio de publicar algo que não seja verdadeiro, o que seria um desastre irreparável. Por isso, esta certa demora na publicação de certos acontecimentos.
E foi com muito pesar que tomei conhecimento da morte de Dona Alice, mãe dos meus amigos Alício e Cida e avó de Camila. Que Deus a receba de braços abertos em seu reino de paz. 


E foi com o mesmo sentimento que soube do terrível acidente rodoviário que tirou prematuramente a vida do jovem João Paulo Teixeira, irmão de minha amiga Paulinha. Que Deus o acolha com ternura nos céus.


Eu sei bem a dor que estão sentindo os familiares e amigos de Dona Alice e de João Paulo. Então, registro aqui os meus sinceros sentimentos de pesar, rogando a Deus para que lhes dê força, fé e resignação para aceitar esses acontecimentos do destino, impossíveis de ser evitados e entendidos. Que tenham ânimo, paciência e fé para prosseguirem firmes no caminho terrestre, tendo a certeza incontestável de que iremos seguir a mesma sina. Que Deus os proteja!
Um grande abraço espinosense.