Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 31 de julho de 2017

1807 - Palestra em prol do Asilo de Espinosa

Sempre é tempo de repartir, seja conhecimento, carinho, amor ou coisas materiais. E eis que uma oportunidade surgiu para que você possa compartilhar sua solidariedade com os internos da Instituição de Longa Permanência para Idosos de Espinosa (ILPI), mais conhecida como Asilo Padre Martin Kirscht. Os nossos idosos precisam da nossa ajuda para que possam viver com dignidade e bons cuidados. Assim é que a ACE/CDL de Espinosa realizará uma palestra com o objetivo de angariar alimentos e fraldas para destinação aos idosos do Asilo. O evento dará continuidade ao projeto "Bem Viver: Faça um Idoso Feliz", que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Emprego e Renda da Prefeitura de Espinosa.
Para participar, se você é empresário, basta doar a partir de 3 kg de alimentos + 1 pacote de fraldas geriátricas descartáveis. Se você é acadêmico, professor, colaborador ou secretário, basta doar a partir de 1 kg de alimento + 1 pacote de fraldas geriátricas descartáveis.
Se você não se enquadra em nenhuma das opções anteriores, você também pode colaborar, doando qualquer alimento, fralda ou contribuições em dinheiro para tornar melhor e com mais qualidade a vida dos nossos velhinhos.
A palestra "A Arte da Liderança" será realizada nas instalações do Canecão Eventos, na Praça Geraldo Ramos de Oliveira, a Praça da Meteorologia, conforme abaixo:
Instrutora: Gorete Valadares – IGP;
Data: 2 de agosto de 2017 - Quarta-feira;
Horário: 18h30 às 22h30;
Local: Canecão Eventos;
Apoio: UNOPAR, SINE e Prefeitura Municipal de Espinosa.
Programação:
18h30: Recepção (voz e violão);
19h10: Solenidade de abertura do evento;
19h30: Peça teatral organizada pelo Serviço de Convivência; 
19h40: Palestra;
21h00: Coffee break e confraternização.



Na oportunidade, quero agradecer e parabenizar os inúmeros cidadãos de bom coração que tem dado sua contribuição extraordinária ao Asilo de Espinosa, seja com recursos materiais ou com o apoio solidário. Ente tantos homens e mulheres de bondoso coração, registro a atitude dos empresários Geraldo Marcos e Rose Fernandes que, através da sua empresa Minas Poços, doou a perfuração de um poço artesiano no terreno do Asilo. Outro que merece aplausos é Aparecido Fernandes Leal, o popular Cidão, proprietário da Panificadora Trigo de Ouro da Rua Veríssimo Cruz, 370, que está contribuindo diariamente com o café da manhã dos idosos. Que Deus lhes pague e a todos os outros que colaboram com a instituição com muita saúde e felicidade!
Um grande abraço espinosense.

1806 - Formatura de Welerson Adriano

E foi com imenso prazer que recebi dias atrás um comunicado de Lucinalva Antunes de Souza, filha do meu amigo Valderino Martins de Souza, dando conta da formatura do seu filho no Exército Brasileiro.
O filho de Lucinalva e de Welerson Cirqueira, o jovem Welerson Adriano Vieira Cirqueira Júnior, após a passagem pelo alistamento militar e por vários testes físicos e psicológicos, foi selecionado, convocado e se destacou como o melhor atirador no Pelotão de Fuzileiros, culminando com a sua formatura como Soldado Adriano no 55º BI de Infantaria em Montes Claros e o recebimento da Boina Verde-Oliva, símbolo do militar do Exército Brasileiro. É a realização de um sonho de criança, pois desde os 9 anos de idade ele já declarava a sua vontade de entrar para o Exército. Para isso ele recebeu grande incentivo de outro espinosense, o Tenente Tolentino, filho de Aristides Tolentino, oficial do Exército em Belo Horizonte. No momento, Welerson trabalha e estuda bastante para subir na hierarquia militar e se tornar sargento.
Sua conquista vem deixar orgulhosos seus pais, Lucinalva e Welerson, seus avôs Valderino Martins e Nélson Cirqueira, e todos os demais familiares e amigos. E, claro, a nós também, espinosenses que torcemos sempre pelos jovens que seguem o caminho da retidão. Então, parabéns pela conquista, muito boa sorte e sucesso na sua caminhada pessoal e profissional e que Deus o proteja de todos os males do mundo.
Um grande abraço espinosense.



1805 - Sábado cultural em Montes Claros

Este sábado em Montes Claros, 29 de julho, foi bem proveitoso nas esferas artística, cultural e de lazer. Várias opções de entretenimento espalhadas pelos quatro cantos da cidade abriram ótimas possibilidades de curtição para todos os que apreciam uma boa comida e música de qualidade.
No Corredor Cultural da Rua Coronel Celestino aconteceu o Pré-Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária, evento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, barzinho Casa de Augusta, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Cooperativa Grande Sertão, Cooperativa Camponesa Veredas da Terra, Unimontes, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Durante todo o dia foram realizados shows musicais, oficina de tambores, contação de histórias e uma pequena feira de produtos orgânicos e artesanato no intuito de propagar a importância da luta pela democratização da terra e da produção de alimentos saudáveis. O evento teve harmonia, paz e alegria para toda a gente, inclusive para as famílias inteiras com suas crianças de todas as idades. E é claro, comida e bebida, afinal tudo da arte deve ser comemorado.


  
Na Praça Doutor Carlos a diversão era por conta da turma amante do Rock and Roll. Foi realizada lá mais uma edição do Rock na Praça, a 14ª edição, com apresentações das bandas Wine n' Blood, Volts, Dínamo Rock e Flyingdown. Passei por lá por volta das 19 horas e infelizmente não pude ficar muito tempo e esperar a apresentação das bandas, que só iriam tocar um pouco mais tarde.


Da praça do Rock para a Praça dos Jatobás. Lá estava sendo realizado o evento Bossa n’Jazz Gourmet. A festa reunia em um mesmo ambiente música, bebida e comida de qualidade. Foram disponibilizados no local alguns food trucks com suas delícias gastronômicas e várias opções de cervejas artesanais. Entre as atrações musicais, apresentaram-se a banda montes-clarense Berrodágua, o cantor Aggeu Marques, as bandas belorizontinas Zimun e Falcatrua, além do cantor e compositor mineiro Flávio Venturini. Estava tudo muito legal, com muita gente bonita, bem vestida e bem agasalhada, pois o frio estava quase insuportável. A lamentar, a quase inexistência de mesas e cadeiras para os visitantes se acomodarem, o principal motivo que me levou a voltar para casa mais cedo e não esperar até mais tarde pelo show do Venturini. Espero que na próxima oportunidade os organizadores pensem mais no conforto dos participantes do evento, disponibilizando assentos, se não para todos, pelo menos para uma boa quantidade deles. 



Para encerrar, incluo também algumas fotografias de carros antigos das décadas de 70, 80 e 90 que foram exibidos em uma exposição no estacionamento da Prefeitura de Montes Claros dias atrás. Lá estavam conservadíssimos Fuscas, Chevettes, Kombis, Opalas, Passat, Gordini, Puma e até um portentoso Dodge Dart. É muito interessante perceber o carinho e o amor que esses aficionados tem pelos seus velhos automóveis, cuidando deles com o maior zelo, até mais do que com os seus carros zero quilômetro.




Um grande abraço espinosense.