Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 23 de julho de 2017

1800 - Jornalista Luiz Ribeiro é mais uma vez premiado

Luiz Ribeiro dos Santos é jornalista, e dos melhores e mais competentes do país. Nasceu em Francisco Sá, em família simples. Começou sua carreira jornalística no extinto O Jornal de Montes Claros. Passou pelo Jornal de Notícias e Hoje em Dia e atualmente trabalha como repórter para o Estado de Minas/Portal Uai e para o Correio Braziliense. Estudou no Colégio Biotécnico de Montes Claros e formou-se em Comunicação Social/Jornalismo na instituição de ensino Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE. Fez pós-graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é formado em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (BH/MG). 
Luiz Ribeiro é um sujeito tranquilo, um tanto tímido e exemplarmente humilde. É casado com a também jornalista Cida Santana, competente profissional que foi editora de esportes da InterTV Grande Minas e hoje trabalha para o Sebrae. Tem dois filhos, Cecília Santana e Rafael Luiz Santana Ribeiro. Além de jornalista respeitado e muito premiado por seus ótimos trabalhos, Luiz Ribeiro é parceiro de peladas nos campos da AABB de Montes Claros, onde apresenta os seus dotes futebolísticos na posição de lateral-direito. É um sujeito religioso, de bom coração e de ótimo caráter.
Luiz Ribeiro é um dos mais premiados jornalistas do país, conforme o site Portal dos Jornalistas, onde ele aparece na 63ª posição no ranking, à frente de nomes bastante conhecidos do jornalismo nacional como Augusto Nunes, Carlos Dornelles, Elio Gaspari, Paulo Vinícius Coelho, Jânio de Freitas, Ricardo Noblat, Mino Carta, Mílton Neves, Ancelmo Góis, Merval Pereira Filho, Luís Nassif, Cléber Machado, Zuenir Ventura, Heródoto Barbeiro, Oldemário Touguinhó, Alberto Dines, Ana Paula Padrão, William Waack, César Tralli, Carlos Chagas e Mauro Naves. Ganhou quatro Prêmios Esso, o mais conceituado do jornalismo brasileiro. Com suas reportagens individuais e em equipe nas áreas da economia, desenvolvimento social, meio ambiente, saneamento básico e qualidade de vida, ganhou vários outros prêmios nacionais e regionais, cerca de 47, entre eles os da Embratel, Petrobras, Sebrae, Fiat Allis/New Holland, Airton Senna de Jornalismo, CNI, Allianz, Líbero Badaró e Délio Rocha de Interesse Público. 


Há poucos dias, em 19 de julho, ele foi mais uma vez premiado, desta vez no Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional - Edição 2017, pela série de reportagens "Mulheres de Fibra". As matérias foram publicadas no jornal Estado de Minas entre os dias 29 e 31 de agosto de 2016 e mostram histórias de sucesso de mulheres que, apesar das dificuldades de morar em lugares carentes e sem muitas perspectivas de trabalho, batalham pela sobrevivência construindo soluções com os recursos naturais disponíveis no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Com os seus espíritos empreendedores e sua determinação em buscar melhores condições de vida, essas bravas mulheres produzem artesanato, remédios caseiros e processam produtos da região como o pequi, o buriti e outros frutos do mato para gerar renda e melhorar a sua qualidade de vida, dos seus familiares e da comunidade em que vivem. 


Também foram premiados nesta edição do concurso:

Nacional Iconografia: "À espera de Francisco", de Fabio Lima, para O Povo/CE;
Nacional TV: "Campo além da crise – Empreendedorismo na Bahia", de Matheus Batista Boa Sorte e equipe, da TV Aratu/BA;
Nacional Rádio: "Gurinhém, Paris e Japão", de Hebert Araujo, para a CBN João Pessoa;
Nacional Internet: "O coletivo tá na moda", de Jéssica Welma de Assis Gonçalves, para a Tribuna do Ceará;
Regional I: "Como será a transposição", de Luciana Pimenta, Cláudio Ribeiro, Gil Dicelli, Guabiras e Pedro Turano, para O Povo;
Regional II: "Novas sertanejas", de Aline Guedes, para a BandNews FM/PB.
Extrarregional: "Mulheres de fibra", de Luiz Ribeiro dos Santos, para o Estado de Minas


Parabéns ao brilhante jornalista Luiz Ribeiro por mais essa importante conquista na sua já tão premiada carreira profissional. Nós, cidadãos do Sertão das Minas Gerais, ficamos orgulhosos por contar com sua presença e atividade aqui em Montes Claros.
Um grande abraço espinosense.