Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 20 de julho de 2017

1799 - Mais um Dia do Amigo

Amigo, tesouro para se comemorar em várias datas durante o ano aqui no Brasil. Tem o Dia do Amigo do Facebook no dia 4 de fevereiro. Tem o Dia do Amigo no dia 18 de abril. E tem o Dia Internacional da Amizade que se comemora no dia 30 de julho, daqui a 10 dias. Mas hoje, dia 20 de julho, também é dia de celebrar a amizade. Mesmo que eu não concorde muito com isso, pois entendo que todos os dias são dias do amigo, do pai, da mãe, da esposa, do filho, do amor, da paz, da harmonia e até do time preferido no futebol, estou registrando aqui essa data.
Amigo verdadeiro é aquele sujeito que lhe aceita do jeito que você é, com todas as suas virtudes e defeitos, que diz algumas verdades sobre você que são duras e difíceis de admitir e que está sempre disponível para celebrar suas conquistas e apoiá-lo nos momentos de dificuldade. Isso não quer dizer que tenha obrigação de lhe emprestar dinheiro ou concordar com suas ações negativas na vida.
Amigo é aquele sujeito que você estima profundamente sem no entanto esperar qualquer coisa em troca. E continua com esse apreço mesmo que o tempo e a distância os deixem separados. 
Para entendermos melhor o que significa um amigo, melhor deixar para os grandes pensadores, com suas frases cheias de sabedoria. Nem sei se realmente as autorias dessas frases são verdadeiras, mas são ideias interessantes mesmo assim, algumas sérias, outras cheias de ironia e bom humor.



A vocês todos, meus amigos e minhas amigas, o meu respeito e consideração pela sua pessoa e pelo carinho da sua amizade, que espero seja eterna.
Um grande abraço espinosense.




A amizade na visão dos pensadores:

"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade." (Confúcio)

"Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e os amigos, que são os nossos chatos prediletos." (Mário Quintana)

"Ter muitos amigos é não ter nenhum." (Aristóteles)

"Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia." (Friedrich Nietzsche)

"Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Antoine de Saint-Exupéry)

"Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito." (Luis Fernando Veríssimo)

"Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende!" (Machado de Assis)

"A falta de confiança entre amigos é pecado que não pode ser repetido, sob pena de ser irremediável." (Friedrich Nietzsche)

"Nunca dê a prioridade pra quem te faz de opção." (Sergio Ianelli)

"Amigo é a pessoa que sabe tudo sobre você e ainda assim lhe quer bem." (Elbert Hubbard)

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles." (Vinicius de Moraes)

"Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber - que são meus amigos!" (Vinicius de Moraes)

"Amigos são anjos que não só nos ensinam a voar como também nos mostram a hora de pousar na realidade." (Michele Bertoletti)

"Não é amigo quem sempre busca a utilidade, nem quem jamais a relaciona com a amizade, porque um trafica para conseguir a recompensa pelo benefício e o outro destrói a confiada esperança para o futuro." (Epicuro)

"A amizade é como um círculo e como um círculo não tem começo nem fim." (Machado de Assis)

"Amizade é o encontro de duas solidões. Quando duas solidões se encontram, acontece a comunhão." (Rubem Alves)

"O amor e a amizade são como o eco: dão tanto quanto recebem." (Alexandre Herzen)

"É indigno de um homem honesto servir-se dos restos de uma amizade que termina, para satisfazer um ódio que começa." (François Fénelon)

"Quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons." (Maquiavel)

"Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo." (Antoine de Saint-Exupéry)

"Elege para teu amigo o homem mais virtuoso que conheces." (Pitágoras)

"Se a todos fosse dado o poder mágico de ler nos pensamentos dos outros, suponho que o primeiro resultado seria o desaparecimento de toda a amizade." (Bertrand Russell)

"O melhor espelho é um velho amigo." (George Herbet)

"A amizade que acaba nunca principiou." (Públio Siro)

"Um amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente." (Aristóteles)

"A amizade é um amor que nunca morre." (Mario Quintana)

"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos." (Sócrates)

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. (Joseph Addison)

"A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades." (Millôr Fernandes)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro." (Platão)

"A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas." (Carlos Drummond de Andrade)

"A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também." (Oscar Wilde)

"A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz." (George Eliot)

"A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você." (Ralph Waldo Emerson)

"Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade." (Cícero)

"Não se pode ir longe na amizade sem se estar disposto a perdoar os pequenos defeitos um ao outro." (Jean de la Bruyere)

"No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos." (Martin Luther King)

"O uísque é o melhor amigo do homem: é um cachorro engarrafado." (Vinicius de Moraes)

1798 - A arte popular do Mestre Vitalino

O que começou como brincadeira de criança transformou-se com o tempo em uma arte admirada em todo o mundo. Foi modelando bois, cabras, porcos e outros animais comuns no Sertão que o menino Vitalino Pereira dos Santos, filho de lavradores e nascido na vila de Ribeira dos Campos, na cidade pernambucana de Caruaru em 10 de julho de 1909, tornou-se o respeitado artista da arte popular brasileira Mestre Vitalino. 
Suas criações em barro foram primeiramente vendidas na feira local até serem descobertas e se espalharem pelos grandes centros urbanos do país e posteriormente para o mundo. Suas esculturas mostram a vida no Sertão, com seus personagens marcantes e os animais que lá vivem, além das tradicionais festas e cenas cotidianas que preenchem a dura mas esperançosa vida dos sertanejos. Com sua técnica virtuosa o artista simples da roça conquistou a admiração de gente pelo mundo todo, inicialmente no Rio de Janeiro no ano de 1947, quando participou, ao lado de outros tantos artistas pernambucanos, de uma exposição de trabalhos em cerâmica organizada por Augusto Rodrigues. A partir daí, suas criações se espalharam pelo restante do Brasil e pelo mundo inteiro. 
Vítima de varíola, Mestre Vitalino morreu em sua casa no povoado do Alto do Moura no dia 20 de janeiro de 1963, aos 54 anos de idade, deixando sua esposa, seus seis filhos, dezenas de admiradores e discípulos da sua arte.
A casa simples em que morou no Alto do Moura tornou-se a Casa Museu Mestre Vitalino, criado em sua homenagem, com exposição de vários móveis, utensílios, ferramentas de trabalho e objetos de uso pessoal do artista. Suas obras estão espalhadas por outros museus e em poder de amantes da arte popular do país e do exterior. 
Um grande abraço espinosense.