Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 30 de junho de 2017

1786 - Formaturas de Renata Andressa e Ana Cristina

Ô notícia boa, sô! Tomei conhecimento há poucos dias de que mais duas especiais jovens espinosenses estão terminando suas faculdades e conquistando os tão sonhados diplomas de graduação. 
Uma delas é a Renata Andressa Cruz Nascimento, filha de Rubens Ramos do Nascimento e de Flávia Magali Cruz Ramos Nascimento. Ela está se formando em Direito pela Fadisa - Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros.
A outra é a Ana Cristina dos Santos Souza, filha de Amadeus Ferreira de Souza e de Helena Elza dos Santos Souza. Ela está se formando em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena.
Aos pais dessas meninas, os parabéns pela dedicação, pelo apoio e pelo direcionamento delas para o caminho do bem e dos estudos. 
A essas lindas meninas, Renata Andressa e Ana Cristina, os mais sinceros desejos de que tenham enorme sucesso nas suas carreiras profissionais, mas antes de tudo e principalmente, que sejam extremamente felizes atuando nas profissões escolhidas, sempre tendo em mente e colocando em prática os valores da ética, da humanidade e do respeito às pessoas. Parabéns e felicidades!
Um grande abraço espinosense.




1785 - Todos juntos pelo Arthur!

Através de um grande amigo meu e do meu Ricardinho, o competente advogado Júlio Dídimo, tomei conhecimento de uma campanha solidária em prol do pequeno Arthur Emanuel Martins Silva Abreu, portador de uma enfermidade de nome Síndrome Cardiofaciocutânea. O Arthur, de apenas cinco anos de idade, tem esse sério problema de saúde que requer uma cirurgia urgente para a implantação de uma haste que corrigirá sua coluna para impedir que o seu coração e os seus pulmões sejam comprimidos entre a coluna e o tórax. A cirurgia custa muito caro, cerca de R$ 300 mil, e terá que ser realizada em São Paulo, na AACD. A família do Arthur, cujo pai chama-se Geraldo Magelo Martins e é técnico extensionista da Emater-MG, não possui esses recursos e depende da ajuda das pessoas de bom coração para que o garotinho possa ser curado.
Algumas pessoas e instituições estão se mobilizando para arrecadar fundos em prol do pequeno Arthur, entre elas a Comissão OAB Jovem de Montes Claros. No show católico da Expomontes, com a apresentação da Banda Colo de Deus no dia 4 de julho, parte do valor dos ingressos será revertida para o tratamento do Arthurzinho. No Facebook foi criada uma página de leilão virtual, onde por meio da página #leilõesVivaArthur, as pessoas podem participar doando ou arrematando os produtos e serviços que são ofertados. Todo dinheiro será revertido para o tratamento.
Então, meus amigos de bom coração, se puderem, vamos ajudar doando qualquer valor para que o pequeno Arthur possa ser operado com sucesso e tenha sua vida melhorada para que possa ser feliz e fazer feliz a sua família.
Conta Poupança: 31.692-X - Variação 51 - Banco do Brasil
Agência: 3209-3
Titular: Geraldo Magelo Martins de Abreu
Que Deus os recompense em abundância pelos seus caridosos atos!
Um grande abraço espinosense.  


Para se entender o problema de saúde de Arthur:
Arthur nasceu de um parto cesariana em decorrência de uma gravidez complicada. Ao nascer, apresentou dificuldades respiratórias e ficou internado no hospital por 21 dias, recebendo oxigênio. Após a alta, apresentou uma distensão abdominal, sendo diagnosticado posteriormente com a doença Hischprung. Precisou ser operado, mas continuava com baixo ganho de peso. Foi então que os médicos constataram a presença de uma estenose da válvula pulmonar, aparentemente sem repercussão hemodinâmica. Por conta disso, o seu desenvolvimento psicomotor tem sido lento e ele se alimenta através de sonda gástrica.
Quando tinha um ano teve uma elevação de temperatura corporal, chegando a mais de 40 graus. Esse mesmo transtorno acontece nos dias mais quentes, ocasionando outras temperaturas mais elevadas no Arthur. Elas são controladas por meio de banhos frios e o ambiente que fica maior parte do tempo deve ser climatizado, com ar condicionado.
Depois de passar por vários exames laborais, inclusive ao Exame de Sequenciamento Completo de Exoma Diagnóstico (SCED) e Analise Bioinformática e Analise Bioinformática, foi identificada uma mutação patogênica em heterozigose no gene BRAF, associado a Síndrome Cardiofaciocutânea. A doença é relativamente rara, pouco estudada, com forte e severa sequela cerebral.
Em fevereiro de 2015, Arthur foi submetido à primeira cirurgia para reconstituir o trânsito do intestino. Em julho do mesmo ano, passou pela segunda fase da cirurgia para correção da colostomia. Porém, o procedimento vem causando efeitos colaterais, tais como fortes dores de cabeça, no abdômen, gases e falta de controle do intestino, provocando severas assaduras e troca de 16 a 18 fraldas por dia.
Arthur está em uso contínuo de remédios para controle de convulsões, como Topiramato, Ácido valproico, Levitiracetam e Nitrazepan. Também começou a usar Canabidiol (CDB) e toma em dose baixa Antesina e, Cloridrato de clonidina para dormir quando apresenta abstinência de sono. Ele necessita de um acompanhamento de forma continuada multidisciplinar com fisioterapia motora especializada neurológica infantil (Bobath), associado à fisioterapia ocular e fonoaudiologia, com método especializado (Padovan) e hidroterapia. Infelizmente esse tratamento foi interrompido por falta de recursos.
Além disso, precisa de acompanhamento com profissionais da área médica: cardiologista, neurologista, pneumologista, nutricionista, oftalmologista, ortopedista, endocrinologista, dentista, nutróloga, terapia ocupacional e hematologista.

*Assessoria de Comunicação – Emater-MG*
_Estagiária de jornalismo em Montes Claros: Andreza Lima _

Tel: (38) 3223-2130
Cel: (38) 99140-7325 / 99867-2783