Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 24 de junho de 2017

1780 - As boas e más surpresas do Brasileirão 2017

O Campeonato Brasileiro é visto por grande parte da mídia e da torcida brasileira como o mais difícil do mundo, em razão da possibilidade de várias equipes chegarem ao título, ao contrário de outros campeonatos pelo planeta em que apenas poucas equipes concorrem verdadeiramente pela taça de campeão, por exemplo, a Espanha, com os poderosos Barcelona e Real Madrid mantendo a hegemonia ano após ano.
Nesta edição de 2017, ao se iniciar a competição, eram consideradas favoritas cerca de sete ou dez equipes, entre elas Palmeiras, Flamengo, Atlético, Cruzeiro, Grêmio, Santos e Fluminense. Mas passadas apenas nove rodadas, algumas surpresas apareceram. Surpreendentemente, o Corinthians, tão criticado pela mídia esportiva, vem "arrebentando" no campeonato com uma campanha brilhante, estando neste momento na ponta da tabela, invicto e liderando com 23 pontos ganhos. Botafogo, na quarta posição, e o Coritiba, na quinta, também surpreendem positivamente com boa campanha. Na parte negativa, o Palmeiras, o mais cotado para levantar a taça, em virtude do vigoroso poder econômico do clube na fase atual, amarga apenas a nona posição na tabela de classificação, com 13 pontos ganhos, a exatos dez pontos do líder Corinthians. Outras decepções são Flamengo, São Paulo, Atlético e Cruzeiro. O Flamengo, mesmo após montar um timaço, com excelentes jogadores contratados recentemente, está na oitava posição, com 14 pontos ganhos. O time rubro-negro, assim como o Palmeiras, já demonstra uma boa recuperação no campeonato e tem tudo para chegar às primeiras posições em breve, fato absolutamente normal tendo em vista a altíssima qualidade do seu elenco de jogadores. O São Paulo não era um dos favoritos, mas ninguém esperava um desempenho tão pífio assim como se vê agora. O poderoso tricolor paulista, Campeão Brasileiro por três temporadas seguidas sob o comando do ex-treinador e hoje comentarista Muricy Ramalho, em 2006, 2007 e 2008, parece ter perdido o caminho das glórias, figurando apenas na décima quarta posição, com apenas 10 pontos ganhos. 
Mas o que surpreende mesmo é o vexame do futebol mineiro no Brasileirão. O Cruzeiro, que mesmo com a perda do título estadual, ganhava elogios pela qualidade do seu grupo de jogadores e pela capacidade de trabalho do seu treinador Mano Menezes, ex-treinador da Seleção Brasileira, faz uma campanha inconstante que o deixou até agora na décima segunda posição, com onze pontos conquistados. Mas o desapontamento maior atinge em cheio é o Atlético. Cotado como um dos mais fortes candidatos ao título do Campeonato Brasileiro de 2017, a equipe mineira vem decepcionando a sua apaixonada e vibrante torcida com um desempenho medíocre na competição, com apenas 2 vitórias, 10 pontos ganhos e a décima sexta posição na tabela, um cenário inimaginável dois meses atrás.


Mesmo com uma reflexão apurada sobre a equipe de jogadores e a comissão técnica, ainda não é possível explicar completamente o que anda acontecendo para tamanha desilusão. O clube possui um bom treinador, um comissão técnica capacitada, uma estrutura fenomenal de trabalho e um elenco muito habilitado para defender suas cores. E parece-me que os salários não estão atrasados, conforme informações da mídia. Como explicar essa fase tão desanimadora, após a grande conquista do campeonato estadual e a classificação em primeiro lugar na Libertadores da América? Alguns fatores podem ser enumerados na tentativa de tornar compreensível essa situação. A má fase de alguns jogadores, a dificuldade em absorver o esquema tático implementado pelo técnico Roger Machado, as seguidas contusões de atletas importantes, a constante troca de jogadores no time titular, as convocações de atletas para seleções, o cansaço pela maratona de jogos, a alta média de idade da equipe, entre outras razões, parecem ter abatido boa parte do poderio técnico e físico do time que anda tropeçando seguidamente, sobretudo em casa, onde os adversários tremiam apenas com a afirmação de que "caiu no Horto, tá morto!"
O que a torcida tem que entender, inclusive a cruzeirense, é que o título de Campeão Brasileiro virou um sonho impossível. Já era! Com esse desempenho, essa pontuação e a distância para os primeiros colocados, não há mais condições de ambos para uma recuperação espetacular na competição. Só mesmo um milagre, e que milagre!
Resta ao Atlético, claro, não se descuidar do Brasileiro e se afastar o mais rápido possível da perigosa zona do rebaixamento, mas focar suas forças na Libertadores e na Copa do Brasil, competições em que a conquista do título é de extrema importância.
Estamos ainda na nona rodada e muita coisa ainda vai acontecer no Brasileirão. Muitos favoritos podem cair e outros desacreditados podem ascender na tabela. Só nos resta então continuar torcendo, sofrendo, vibrando e nos emocionando com essa maravilha de esporte chamada futebol.
Um grande abraço espinosense.