Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 14 de junho de 2017

1774 - Os paradoxos do futebol

O mundo do futebol é mesmo surpreendente. E paradoxal. Vejamos a situação do Atlético até o momento na temporada de 2017. O time alvinegro conquistou o título de Campeão Mineiro com uma vitória sobre o maior rival, o Cruzeiro, por 2 x 1. Uma vitória de extrema importância, que valeu o título e quebrou um tabu que já durava oito confrontos sem vitória preto e branca. Em outra competição importante, a Copa do Brasil, o time está classificado para as quartas de finais, onde irá enfrentar o Botafogo. Nesta mesma temporada, na disputa mais importante para o clube no ano, o Atlético fez a melhor campanha na fase de grupos da Libertadores da América, o que lhe valeu a vantagem de poder decidir em casa em todas as próximas fases da competição, inclusive a final, contra qualquer adversário. Uma conquista de indiscutível valor. Com esses resultados, era para a apaixonada torcida atleticana estar soltando fogos de artifício e pulando de tanta alegria e contentamento. Mas não.

Mesmo com um dos elencos mais exaltados pela imprensa, o time da Cidade do Galo começou surpreendentemente claudicante nas primeiras rodadas do campeonato, perdendo para o Fluminense e empatando com a Ponte Preta em casa, péssimos resultados nesta competição tão difícil em que vencer em seus domínios torna-se fundamental. A equipe até que conseguiu alguns bons resultados fora de casa, ao empatar com adversários fortíssimos e candidatos ao título, casos de Palmeiras e Flamengo. Mas as derrotas no domingo, para o Vitória no Barradão, e hoje, no Independência, para o Atlético Parananense, vieram para deixar o time na temida zona de rebaixamento, acender a luz vermelha na comissão técnica e na diretoria do clube e deixar furiosos boa parte dos torcedores, sempre insatisfeitos com o rendimento do time.
Mesmo sufocando o adversário o tempo inteiro, com a vantagem de ter um jogador a mais durante mais de um tempo de jogo, o Atlético não foi eficiente na criação e finalização de jogadas e amargou em sua própria casa mais um resultado desesperador, a derrota por 1 x 0 para o Furacão. Se a situação já estava meio estremecida no clube, com indícios de início de uma crise, agora é que a coisa por lá irá esquentar, com muita pressão sobre o treinador Roger Machado e sobre os jogadores.
Alguma coisa parece misteriosamente equivocada na Cidade do Galo. Como explicar que um time tão poderoso tecnicamente esteja caindo pela tabela e frequentando a zona de rebaixamento? As seguidas contusões, a alta média de idade do elenco e o cansaço advindo do calendário estafante do futebol brasileiro podem explicar em parte essa queda brusca de rendimento da equipe, mas ainda assim fica a impressão de que há razões ocultas para tal fato. Só nos resta aguardar os acontecimentos para descobrirmos a verdade.

Próximos compromissos do Atlético no Brasileirão:
8ª rodada - Domingo -18-06-2017 - Morumbi -16:00 - São Paulo x Atlético
9ª rodada - Quarta-feira - 21-06-2017 - Independência - 21:45 - Atlético x Sport
10ª rodada - Domingo - 25-06-2017 - Arena Condá - 19:00 - Chapecoense x Atlético
11ª rodada - Domingo - 02-07-2017 - Independência - 16:00 - Atlético x Cruzeiro
12ª rodada - Domingo- 09-07-2017 - Engenhão -16:00 - Botafogo x Atlético


Na noite desta quarta-feira de intensa tristeza para o Atlético, a Conmebol, em sua sede em Luque, no Paraguai, realizou o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Taça Libertadores entre os 16 times remanescentes na disputa, 6 brasileiros entre eles.
O Atlético irá enfrentar o Jorge Wilstermann, time boliviano que já foi 6 vezes Campeão Boliviano.
As partidas de ida serão realizadas nos dias 4, 5 e 6 de julho e as de volta nos dias 8, 9 e 10 de agosto.
Após o sorteio, assim ficaram os confrontos das oitavas:

River Plate x Guaraní-PAR
Atlético-MG x Jorge Wilstermann

Lanús x The Strongest
San Lorenzo x Emelec

Santos x Atlético-PR    
Palmeiras x Barcelona de Guayaquil

Grêmio x Godoy Cruz
Botafogo x Nacional-URU

Agora é torcer para que a equipe atleticana se reorganize, se recupere e volte a apresentar um futebol coeso, rápido, competitivo e envolvente para devolver a alegria e a confiança aos torcedores, ponto fundamental para grandes conquistas.
Um grande abraço espinosense.