Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de maio de 2017

1750 - Vai começar o Brasileirão 2017!

Amanhã será dado o toque inicial em mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. A partir do momento em que a bola rolar amanhã, às 4 horas da tarde, entrarão em ação centenas de jogadores oriundos das mais diferentes localidades do país e do exterior, das mais diversas capacidades físicas e técnicas e das mais variadas idades, sob o comando de treinadores na mesma condição. Ressalte-se a presença na competição deste ano de jovens profissionais no cargo de técnico, casos de Jair Ventura (38 anos) no Botafogo; Roger Machado (42 anos) no Atlético; Fábio Carille (43 anos) no Corinthians; Rogério Ceni (44 anos) no São Paulo e Zé Ricardo (45 anos) no Flamengo. Quanto tempo eles se manterão firmes no comando dos seus times é uma incógnita, só o tempo e os resultados das suas equipes é que dirão. Também interessante é o fato de que dos 20 treinadores dos clubes da Série A, apenas três já ganharam o Campeonato Brasileiro. São eles Paulo Autuori, campeão com o Botafogo, em 1995 (atualmente no Atlético-PR); Abel Braga, campeão com o Fluminense em 2012 (atualmente no mesmo Fluminense) e Cuca, campeão com o Palmeiras no ano passado (atualmente no mesmo Palmeiras).


Como costumo fazer a cada início da disputa do Brasileirão, é chegada a hora de fazer as tão imprecisas previsões. Dentre os 20 times participantes da disputa, Atlético, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Vitória foram campeões em seus estados, o que não quer dizer muita coisa. Outros foram vice-campeões, casos de Atlético-PR, Avaí, Bahia, Cruzeiro, Fluminense e Ponte Preta. O Sport está na final do Campeonato Pernambucano e a decisão só se dará em 18 de junho. Os outros sete clubes restantes são Atlético-GO, Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Pela minha humilde visão, vejo que estarão no topo da tabela, brigando pela conquista do título, as equipes do Palmeiras, Atlético, Flamengo, Cruzeiro e Santos. Pela classificação na Libertadores estarão além desses, o Corinthians, o São Paulo e o Grêmio. Outros times ficarão ali pelo meio da tabela, como o Fluminense, o Botafogo, o Sport e a Ponte Preta, enquanto imagino que Atlético-GO, Avaí, Bahia e Chapecoense irão cair para a segunda divisão. Alguns outros times também podem estar nesta briga para não cair, casos de Vasco, Atlético-PR, Coritiba e Vitória.
Sobre os clubes mineiros, a expectativa é muito positiva. O Cruzeiro, treinado pelo experiente Mano Menezes, com os bons resultados do início do ano, mantendo uma invencibilidade por um bom tempo, deixou a sua torcida bem animada. Agora a postura já não é a mesma, após a perda da invencibilidade e do título mineiro para o rival Atlético e a precoce eliminação na Copa Sul-Americana. Mas a qualidade do elenco cruzeirense deixa a impressão de que o time pode chegar longe na temporada, com boas possibilidades de brigar pelas primeiras posições na tabela.
Quanto ao Atlético, a situação atual não poderia ser melhor. Primeira equipe brasileira a se classificar na fase de grupos da Libertadores da América e Campeão Mineiro, o Atlético de Roger Machado parece estar conseguindo encontrar o equilíbrio necessário entre ataque e defesa, criando uma grande expectativa de bom desempenho no campeonato. Preocupa os torcedores a alta média de idade dos jogadores, as possíveis contusões advindas dos muitos compromissos pelas várias competições que o clube participa neste ano e a diferença de qualidade técnica entre os titulares e reservas.   


Óbvio que é prematuro prever alguma coisa sendo que tudo pode acontecer, com demissões de técnicos, saídas ou chegadas de jogadores, contusões, suspensões e tantas outras situações possíveis em um clube de futebol, mas não há como resistir à tentação de fazer esses prognósticos.
A certeza é que o campeonato vai começar amanhã às 16 horas, com o grande clássico do futebol brasileiro envolvendo Flamengo e Atlético, campeões de seus estados e protagonistas de inesquecíveis combates no passado, inclusive na decisão do Campeonato Brasileiro de 1980. A partida será disputada no famoso Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. No mesmo sábado, às 19 horas, na Arena Corinthians, o campeão paulista receberá a visita da brava Chapecoense, campeã catarinense e vice-campeã da Recopa Sul-Americana.
Confira os outros jogos da rodada a serem realizados no domingo, dia 14 de maio, Dia das Mães:
11 horas - Maracanã - Fluminense  x  Santos
16 horas - Arena Palmeiras - Palmeiras  x  Vasco
16 horas - Mineirão - Cruzeiro  x  São Paulo
16 horas - Fonte Nova - Bahia  x  Atlético-PR
16 horas - Moisés Lucarelli - Ponte Preta   x  Sport
16 horas - Ressacada - Avaí  x  Vitória
19 horas - Arena do Grêmio - Grêmio  x  Botafogo
Fechando a rodada, às 20 horas da segunda-feira, no Couto Pereira, o Coritiba recebe o Atlético-GO.

Alguns times tem boas novidades para suas torcidas. O Atlético-GO vai contar com o atacante Walter na disputa do campeonato. Já o Atlético-PR contará com Guilherme, ex-Galo e Curingão. O Coritiba fechou a contratação de Alecsandro, ex-Galo e Palmeiras. A Ponte Preta trouxe os veteranos Emerson Sheik e Rodrigo, ex-Vasco da Gama. Outros clubes mantiveram o elenco e apostam na continuidade para brigar por uma boa posição na tabela de classificação. Vamos aguardar os acontecimentos e torcer muito para que nosso clube de coração seja vitorioso na conquista do título. 
Um grande abraço espinosense.

Não deixe de acessar esse link e visualizar uma avaliação bem legal das equipes da Série A:
http://app.globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/guia/avaliacao-de-elencos-brasileirao-2017/