Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 24 de abril de 2017

1740 - E Jerry Adriani se foi

Tenho quase absoluta certeza de que você não tinha jamais ouvido falar de um tal de Jair Alves de Sousa, cidadão brasileiro nascido no Brás, em São Paulo, aos 29 de janeiro de 1947. Mas a partir da sua morte ocorrida ontem, aos 70 anos de idade, muitos passarão a saber quem ele era. O Jair era ninguém menos que o famoso Jerry Adriani, cantor, ator e apresentador de TV. 
Jerry iniciou sua carreira como vocalista da banda "Os Rebeldes" na TV Tupi de São Paulo. Em 1964, com apenas 17 anos, lançou os seus dois primeiros discos, "Italianíssimo" e "Credi a Me", ambos cantados em italiano. Um ano depois, mais um LP lançado, desta vez cantando em português: "Um Grande Amor". Entre dezenas de discos gravados, cerca de 30, alguns se destacam. No de 1990, "Elvis Vive", ele interpretou, em versões, os maiores sucessos de Elvis Presley, seu grande ídolo. Outro disco, o que mais vendeu cópias desde a Jovem Guarda, quando ele havia feito enorme sucesso, foi o "Forza Sempre", de 1999, onde ele interpretou os maiores sucessos da Legião Urbana, em versões em italiano. Seu último trabalho foi o DVD "O Outro Jerry Adriani".


Em carreira paralela, tornou-se apresentador de televisão no programa "Excelsior a Go Go", na antiga TV Excelsior de São Paulo, passando posteriormente para a TV Tupi de São Paulo, onde apresentou o programa "A Grande Parada". Como ator, participou de três filmes e atuou também em novela e fez participações em programas de humor.

George Harrison e Jerry Adriani nos anos 60
Não que eu fosse grande admirador de Jerry Adriani, mas sempre respeitei o seu trabalho, sobretudo na música. Tive a oportunidade de assistir em praça pública um show seu em Espinosa, com predominância no repertório de músicas roqueiras e achei bem legal. Ele possuía uma ótima voz e cantava muito bem. Muitos brasileiros o tinham como ídolo, desde o seu incrível sucesso cantando músicas românticas na época da Jovem Guarda. Interessante é que uma de suas mais conhecidas gravações, a música "Doce Doce Amor", é de autoria do seu grande amigo e compadre Raul Seixas, que produziu alguns de seus discos. Pouca gente sabe que Raulzito não compôs apenas rocks, mas também boleros e músicas românticas nos anos 70, antes de se destacar como o roqueiro mais maluco e porreta do país.


Que descanse em paz, Jerry Adriani. Um artista íntegro, de uma carreira longeva, com bastante carisma, admirado por todos e de muita humildade, explicitada na sua bela frase: "O público é o grande juiz do artista, artista sem público não existe". Exato, na mosca!
Um grande abraço espinosense.

   

1739 - Lionel Messi, 500 gols pelo Barcelona!

Não poderia haver momento mais propício para se chegar a uma marca extraordinária na trajetória de um dos maiores craques e ídolos da história do futebol. Na partida de ontem, 23 de abril, no esperado clássico entre Real Madrid e Barcelona, pela La Liga Espanhola, no Santiago Bernabéu, o premiado melhor jogador de futebol do mundo por 5 vezes, marcou dois gols na vitória do seu time por 3 x 2 e conseguiu a façanha de alcançar 500 gols marcados vestindo a gloriosa camisa do gigante catalão.
500 gols! Não é para qualquer um marcar tantos gols por uma só instituição. Mas Lionel Messi é um ser de outro mundo, completamente iluminado e dotado de um talento extraordinário para cuidar carinhosamente e intimamente da bola, obediente como nunca aos seus habilidosos pés.



Dos 500 gols marcados, 343 foram pelo Campeonato Espanhol (La Liga), 94 pela Champions League, 43 pela Copa do Rei, 12 pela Supercopa da Espanha, 5 pelo Mundial da FIFA e 3 pela Supercopa Europeia. Os gols aconteceram durante 577 partidas realizadas pelo craque, com uma média excepcional de 0,86 por jogo. Nesta temporada o gênio argentino já marcou 47 gols em 46 partidas.




A história daquele menino franzino no Barcelona começou cedo, ainda nas categorias de base, na categoria infantil. Foi preparado fisicamente e psicologicamente para mostrar ao mundo logo adiante toda a sua genialidade com a bola. A estreia no time principal se deu em um amistoso contra o Porto de Portugal, na inauguração do Estádio do Dragão, em 16 de novembro de 2003, com apenas 16 anos. O primeiro gol na carreira profissional aconteceu no dia 1º de maio de 2005, na partida contra o Albacete, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, depois de receber uma assistência mágica do parceiro Ronaldinho, então o ídolo maior do time. Nesta sua nona partida como profissional, o Barcelona venceu o Albacete por 2 x 0. O primeiro gol deste jogo foi marcado pelo atacante Samuel Eto´o. Aos 42 minutos do segundo tempo, Eto´o foi substituído por Messi, que marcou seu primeiro gol pelo Barcelona de uma forma magistral que iria se repetir inúmeras vezes, com um leve toque por cima do goleiro adversário, após passe por elevação de Ronaldinho Gaúcho. Daí em diante, foram mais 499 tentos marcados, muitos deles merecedores de placas no estádio e pagamento em dobro do ingresso, tamanha a beleza e a importância das finalizações.





Eu tenho plena consciência da alegria que é estar vivo para ver, mesmo na TV, essas maravilhas criadas por Messi nos gramados do mundo. Certamente ele é um dos 5 melhores jogadores de toda a história do futebol. Ou pelo menos um dos 5 meus maiores ídolos do futebol. Um gênio! E se Deus quiser, ainda espero ter muito tempo para vê-lo brilhar cada vez mais no futuro próximo. Vida longa ao Messi!
Um grande abraço espinosense.

Acesse aqui para ver as imagens do 500º gol de Messi no You Tube:                                                       https://www.youtube.com/watch?v=-shCzYQ-dko