Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de abril de 2017

1736 - Vamos eleger a nossa Pathy como destaque do vôlei nacional

Ela foi descoberta assim meio por acaso no ano de 2013, disputando uma competição escolar de outro esporte, o handebol. Não fosse a visão privilegiada do delegado da Federação Estudantil de MG, Augusto Figueiredo, que acompanhava a competição, talvez ela continuasse completamente desconhecida e ainda atuando como atleta amadora em Espinosa, e de handebol. Mas o Augusto percebeu nela a altura, a garra, a força e o talento de alguém que poderia se destacar no mundo de outro esporte, o vôlei de praia. E não deu outra! 
Ana Patrícia Silva Ramos, a Pathy, filha de João Motos e Eugênia Dolores, se adaptou rapidamente ao esporte e a cada dia cresce e se desenvolve como atleta de prestígio, demonstrando toda a sua capacidade técnica, ganhando títulos e alcançando posição de destaque no cenário esportivo da categoria no Brasil e no mundo. Quem não se lembra da sua brilhante conquista, ao lado da parceira Duda Lisboa, ainda no início da carreira, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, na China?
Pois é, agora chegou a hora de retribuirmos a ela toda a repercussão positiva do seu trabalho levando ao mundo o nome da nossa Espinosa. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) está promovendo uma votação popular no seu site para eleger o "Craque da Galera", masculino e feminino, como forma de reconhecimento do trabalho realizado na temporada 2016/2017 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A votação pode ser realizada até o dia 26 de abril no site voleidepraia.cbv.com.br/craque-da-galera. A cerimônia de entrega da premiação vai acontecer durante a competição do "Superpraia", que acontece no final do mês de abril em Niterói, no Rio de Janeiro.  
Então vamos lá, galera espinosense! Votem na Pathy, peçam aos seus amigos e familiares para fazerem a mesma coisa e peçam a eles para pedirem a todo mundo que conhecem para que façam o mesmo. Vamos valorizar essa menina humilde, talentosa e brilhante que eleva sobremaneira o nome da nossa cidade para o mundo. Divulguem a todos ao seu redor. Vamos tentar eleger a Pathy, pois ela merece e muito. Conto com vocês!
Um grande abraço espinosense. 


Para relembrar:

Campanha da dupla brasileira em Nanquim, na China:

Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Caputo/Muno (EUA) – 21/18 e 21/11
Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Adamcikova/Valkova (CHE) – 21/19 e 21/08
Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Tu/Le (VIE) – 21/6 e 21/14
Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Rohrer/Gerson (SUI) – 21/16 e 21/18
Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Turay/Kadi (SLE) – W.O. (a dupla de Serra Leoa foi forçada a abandonar a competição pois o governo chinês temia a disseminação do vírus Ebola)

Oitavas de final:
Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Bernier/Cajigas (PUR) – 21/16 e 21/12

Quartas de final:
Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Verasio/Hiruela (ARG) – 26/24 e 21/14

Semifinal:
Paty/Duda (BRA) 2 x 0 Makroguzova/Rudykh (RUS) – 21/18 e 21/19

Final:
Paty/Duda (BRA) 2 x 1 McNamara/McNamara (CAN) – 17/21, 21/13 e 16/14

1735 - O resgate do Baltic Ace

O  nosso mundo, apesar de tantas ações e invenções terríveis perpetradas pelo bicho homem, é um palco absolutamente fascinante. A mente humana é capaz de realizar coisas difíceis de acreditar. Quando a gente vê aviões enormes voando pelos céus ou navios gigantescos navegando pelos mares é que a gente se dá conta realmente do poder de criação da mente humana. O mundo nunca deixa de me surpreender, seja positivamente, com a ampliação e esses avanços vertiginosos da tecnologia, como negativamente, com as barbáries cometidas pelo mundo, como atualmente ocorre na Síria.
Mas os grandes feitos humanos precisam ser comemorados. Vejam por exemplo essa história sensacional de um resgate de um navio afundado na costa holandesa, contendo cerca de 1400 automóveis em seus porões de carga. O MV Baltic Ace afundou em menos de 15 minutos na rota entre a Bélgica e a Finlândia, a apenas 50 milhas náuticas de Roterdã, o maior porto da Europa. O acidente ocorreu após uma violenta colisão com um navio de contêineres, o Corvus J, em 5 de dezembro de 2012. O Baltic Ace transportava 1.417 carros da marca Mitsubishi e 540 mil litros de óleo a bordo. Infelizmente, 21 dos 34 tripulantes do Baltic Ace perderam as vidas no acidente. No Corvus J, que teve algumas pequenas avarias, todos os 12 marinheiros sobreviveram.



Para realizar a difícil operação de resgate e limpar o leito do mar em uma das mais movimentadas rotas marítimas do mundo, a Noord Hinder, foram gastos nada menos que 73 milhões de dólares, pagos às empresas Boskalis e Mammoet Salvage. O gigantesco trabalho iniciou-se em maio e foi completado com êxito em outubro de 2015. Foram retiradas 13 mil toneladas de metal da embarcação, que foi cortada em oito pedaços para a facilitação da retirada do material pelas poderosas máquinas. Foram utilizados mais de 18 navios e cerca de 150 pessoas na operação. Um verdadeiro sucesso!
Um grande abraço espinosense.


1734 - A magia musical de Ana Vidović

Olhando essa menina tocar violão, a gente parece se sentir flutuando, navegando pelo espaço, sobre as nuvens, tamanha a sua delicadeza e destreza com os dedos sobre as cordas do instrumento. Às vezes suavemente, outras de forma vigorosa, seus dedos correm mágicos pelas cordas extraindo sons de extrema formosura, que afagam plenamente a alma.  
Esta é Ana Vidović, uma virtuose no violão, nascida aos 8 de novembro de 1980 em Karlovac, próximo de Zagreb, na Croácia. Inspirada pelo irmão Viktor, começou a estudar violão clássico aos 5 anos de idade e aos 7 já fazia a sua primeira apresentação pública. Com 11 anos passou a fazer apresentações internacionais e aos 13 tornou-se a mais jovem estudante na Academia Nacional de Música de Zagreb, sob os cuidados do mestre István Römer. Sua respeitada reputação na Europa rendeu-lhe um convite para estudar com Manuel Barrueco no Peabody Conservatory na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, onde ela se formou em 2005.

  
A artista já realizou recitais em várias cidades do mundo, entre elas Londres, Paris, Viena, Salzburgo, Roma, Budapeste, Varsóvia, Tel Aviv, Oslo, Copenhague, Toronto, Baltimore, San Francisco, Knoxville, Houston, Austin, Dallas, St. Louis e Jacarta. Por conta do seu incrível talento, foi premiada em várias competições pelo mundo, como o Concurso Internacional Albert Augustine em Bath, Inglaterra; a competição Fernando Sor em Roma, Itália; e o concurso Francisco Tárrega em Benicasim, Espanha. Outros prêmios importantes incluem o Concurso da Eurovisão para Jovens Artistas; o Concurso Mauro Giuliani, na Itália; o Printemps de la Guitare, na Bélgica e o Young Concert Artists International Auditions em Nova York. 
Para conferir a sua virtuosidade com o violão nas mãos, veja os vídeos abaixo.
Um grande abraço espinosense.