Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 10 de março de 2017

1702 - Homenagem a Espinosa pelos acadêmicos de Pedagogia da Unimontes

Por intermédio da professora Simone Cruz, a quem agradeço de coração, faço chegar a vocês a homenagem prestada pelos acadêmicos do 4º período do curso de Pedagogia da Unimontes, campus Espinosa.
Um grande abraço espinosense. 

Inspirados pelas obras de Romero Britto, a arte brotou, apontou, clareou e homenageou de forma alegre, colorida e prazerosa a nossa querida Espinosa pela passagem do seu 93º aniversário de emancipação política. Com brilhantismo, a premissa foi cumprida.
As atividades de valorização do patrimônio cultural através das diversificadas formas de expressão, buscou em Romero Britto estímulo para registrar fatos históricos, culturais e de tradição no município de Espinosa em tempo real. Os acadêmicos, em grupos de trabalho, realizaram a proposta de releitura com vistas no conteúdo no RCNEI e as seguintes obras, denominadas:
* Espinosa, Terra Amada;
* Reunião de Sedentos;
* Flora Mãe;
* Aos Olhos da Fé;
* Garça Nascente;
* Sala de Visitas.

Documento: RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Eixo: Natureza e sociedade.
Bloco: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. 
Conteúdo: Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. 
Atividade comemorativa: Aniversário de Espinosa.
Estratégia: Releitura.
Referência: Obras de Romero Britto.
Criação da obra-prima Aniversário de Espinosa.


Nome da obra: "Espinosa, Terra Amada".
Criadores: Simone, Keila, Giseli, Joelma e Clériston.
Justificativa da obra: A releitura da obra de Romero Britto intitulada " Espinosa, Terra Amada ", feita pelos acadêmicos representa o carinho que o povo espinosense tem pela cidade. Cidade de gente hospitaleira e acolhedora. Espinosa é boa terra, orgulho de sermos espinosenses.




Nome da obra: "Reunião de Sedentos".
Criadores: Éllen Fernanda, Edinaura Alves e Jhenyfer Fernandes.
Justificativa da obra: A obra representa o ato penitencial que ocorre na Sexta-Feira da Paixão, grande tradição de fé da população espinosense, quando os fiéis da Igreja Católica saem em procissão com início na Igreja Matriz. Logo após, participam da celebração da Santa Missa e em seguida saem rumo ao Morro do Cruzeiro, onde os cristãos encerram a cerimônia de devoção e agradecimento a Cristo.
A obra recebe o nome "Reunião de Sedentos" pois, pessoas que possuem sede de fé procuram aquele local para sentir a paz e a presença de Cristo. 
Acadêmicas: Éllen Fernanda, Edinaura Alves e Jhenyfer Fernandes.




Nome da obra: "Flora Mãe".
Criadores: Aline Cruz, Jacira de Fátima, Magda Silveira e Paula dos Santos.
Justificativa da obra: A releitura do grupo, baseada na obra de Romero Britto, foi realizada com enfoque voltado para a cidade de Espinosa-MG, levando em conta a natureza, amizade, respeito e suas diversidades.
Para tanto, devemos cuidar da natureza, preservando a nossa flora mãe, nome escolhido para obra.




Nome da obra: "Aos Olhos da Fé".
Criadores: Daniele Alves, Lívia Carla Alves, Romário Camargo e Verônica Maurício. 
Justificativa da obra: Através da releitura da obra de Romero Britto, prestamos homenagem à cidade de Espinosa-MG, pela passagem do seu aniversário de emancipação política. Para tal homenagem, lançamos mão de um ponto de referência da cidade, a Igreja Matriz de São Sebastião, fundada em 1846. Historiadores afirmam que a Igreja foi o primeiro monumento erguido na cidade que estava a se formar, e após esta construção os moradores foram construindo suas moradias ao seu derredor, até atingir grande escala, tornando então a cidade que hoje conhecemos pelo nome de Espinosa, localizada no norte do estado mineiro, fazendo fronteira com a Bahia. 
Ainda sobre esse patrimônio histórico espinosense, destacamos as festas tradicionais de São Sebastião e São Cristóvão, que acontecem todos os anos, organizadas pelo pároco e pela comunidade espinosense.




Nome da obra: "Garça Nascente".
Criadores: Alaíde Lisboa, Cristiane Aparecida, Edenilza Cardoso e Nádia Oliveira.
Justificativa da obra: O objeto de transformação trabalhado nesta mostra foi um grande desafio para estas acadêmicas: fazer a releitura de um quadro de Romero Britto onde o mesmo homenageou sua segunda pátria, com a águia americana.
E, como não poderia deixar de ser, o objeto de nosso trabalho teve por aclamação a ave símbolo de nosso município, a garça, que encontra-se centralizada no brasão da bandeira espinosense, destacando-se entre os demais símbolos com a sua alvura sacra e implacável elegância na sua silhueta esguia.
Ave de pequeno porte e de hábitos solitários, que pasteia ao longo do Rio Verde Pequeno, a garça também expõe a sua graça junto a orlas marítimas, charcos, manguezais, lagos e lagoas para se alimentar, tendo em sua dieta peixes, sapos, insetos e outros pequenos animais. Quando em bandos, com suas penas brancas cobrindo todo o corpo, dão um verdadeiro espetáculo na natureza e nos abençoa com a sua reprodução.




Nome da obra: "Sala de Visitas".
Criadores: Ednéia Rodrigues, Francielly Balieiro, Núbia Fernandes e Wilson Albuquerque.
Justificativa da obra: A obra representa a tradição do povo espinosense que, após um dia de trabalho, senta-se com os familiares e amigos em frente das suas casas para desfrutar de um momento prazeroso, em que compartilham ideias, comentam acontecimentos e trocam experiências vividas. 
Frente à evolução tecnológica, com o uso de aparelhos eletrônicos, as pessoas ainda continuam com a tradição, sentando na calçada com os familiares e amigos para conversarem.